• AVALIAÇÃO FUNCIONAL DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL NA APAE
    “A avaliação funcional de crianças com paralisia cerebral, na APAE de São Luís”. Esse é o objetivo do projeto em desenvolvimento, a partir da dissertação do professor Abidiel Pereira Dias, Fisioterapeuta e Mestrando em Saúde e Ambiente pela Ufma.

    Além de acompanhar o desenvolvimento neuro-psico-motor normal dessas crianças, o projeto, de cunho pioneiro no estado do Maranhão, visa detectar e avaliar suas potencialidades funcionais, levando em conta dados relativos às atividades da vida diária, como a habilidade de escovar os dentes com independência, levar alimentos à boca, vestir-se, entre outras ações.

    O referido projeto é baseado em um método que possibilita a detecção, o grau de comprometimento e a possibilidade de intervenção fisioterapeutica, em deformidades osteomoleculares de origem neurológica. De origem americana, o método intitulado PEDI foi revalidado aqui no Brasil pela Pediatra Marise Cotta Macini.

    Espera-se com o empreendimento do projeto, que ocorra uma mobilidade de medidas terapêuticas, objetivando uma qualidade de vida das pessoas portadoras de paralisia cerebral e de seus cuidadores. (Rafael Carvalhêdo)

    VOCÊ SABIA QUE O MARANHÃO TEM MAIS DE 11 MIL ALUNOS INDÍGENAS?

    Exatamente. De acordo com dados do censo escolar, existem 11 mil trezentos e trinta e oito alunos indígenas no estado, distribuídos em 225 escolas. deste total, 10 mil 943 cursam da primeira a quarta série do ensino fundamental, 156 cursam da quinta a oitava série e apenas 24 estão no ensino médio.

    Embora tenha uma população de 25 mil índios, o Maranhão só possui 120 professores indígenas com magistério de nível médio. nenhum possui graduação.
    No Maranhão existem dez nações indígenas: guajajara, gavião, canela, cricati, guajá, auá-guajá, tenetehara, també, caápor e guarani.
    Você sabia? Tome ciência!

    more
  • SOFTWARE INTELIGENTE NO AUXÍLIO PEDAGÓGICO AO DESENVOLVIMENTO LÓGICO E MATEMÁTICO DO ALUNO

    Unindo tecnologia a educação, o projeto de “Sistemas Inteligentes de Desafios Abertos”, desenvolvido a partir da tese do professor da UNIVIMA, Óthon Bastos Filho, doutor em Informática da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, visa a utilização da Inteligência Artificial no auxílio pedagógico ao desenvolvimento matemático e lógico do aluno.

    Desenvolvida através de um convênio entre o laboratório de sistemas inteligentes da UFMA com o laboratório de estudos de linguagem e cognição da UFRGS, o trabalho consiste na criação de softwares inteligentes, que ao interagir com o usuário, tem como finalidade possibilitar situações de construção cognitiva por meio da aplicação de desafios abertos. Com a criação de uma tecnologia chamada PCN, o software pôde ser capas de traçar um perfil dos usuários, que no caso são crianças de ensino fundamental, para uma melhor adaptação da formulação dos desafios para cada um dos usuários.

    A pesquisa teve início com a criação do software, que já passou por diversos testes em escolas de ensino fundamental, com forma de adaptar o agente humano ou aluno para o agente inteligente, que é o próprio software; tudo isso dentro de um contexto pedagógico que é o acompanhamento dos professores.

    Para o acesso ao programa e aos artigos científicos que validaram o projeto, estão disponíveis na página www.lelic.ufrgs.br/desafios.

    (Rafael Carvalhêdo)

    more
  • A ANÁLISE DO DISCURSO E A ESPADA DE CRISTO,
    Com o intuito de esclarecer a controvérsia entre fiéis católicos que se comunicam com o sobrenatural em presença de imagens e protestantes que acreditam que isto é manifestação idólatra, o acadêmico do 8º período de jornalismo da UFMA, Régio Andrade realizou pesquisa com o título: a análise de discurso e a espada de cristo, a questão das imagens.
    Acreditando que esta controvérsia pode ser esclarecida sobre o ponto de vista da comunicação, o acadêmico procurou teóricos que analisam o discurso para fundamentar sua pesquisa.
    Régio Andrade vê os sacerdotes católicos ainda muito distantes de seus fiéis, não explicam que imagens são apenas símbolos. Alguns fiéis até erram por ignorância, por não lerem a bíblia, ou por não serem esclarecidos.
    De acordo com o acadêmico, existem erros de parte a parte e para haver entendimento entre eles é necessário espaço ecumênico de discussões sobre a bíblia, pois a questão de imagem é vista na Bíblia como algo de mediação e não como a própria realidade em si. (Emerson Marinho)

    VOCÊ SABIA QUE LUZ SOLAR PODE REDUZIR CRISE DE ASMA?

    É o que sugere estudo do instituto de pesquisa para a saúde das crianças, da Austrália.

    Os pesquisadores descobriram que passar alguns momentos sob luzes ultravioleta - incluindo a luz do sol - pode reduzir significativamente as crises de asma. o tempo ideal de exposição para diminuir os sintomas seria de períodos entre 15 e 30 minutos diários.
    A asma é uma doença pulmonar de inflamação crônica das vias aéreas e costuma atingir pessoas que já têm uma predisposição a alergias.
    Você sabia? Tome ciência!

    more

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior