• MÉTODO DE DESINFECTAÇÃO SOLAR DA ÁGUA- SODIS
    O SODIS é um método de desinfectação solar da água, desenvolvido na Suíça. Este método vem sendo utilizado no Brasil principalmente em locais que consomem água de rios e chuvas.
    Um dos principais divulgadores do SODIS é o Núcleo Ambiental da Faculdade Ideal de Belém do Pará, o NUMAFACI. A iniciativa de estudar o SODIS aqui no Brasil partiu do professor Geraldo Guimarães, coordenador do NUMAFACI, ele entrou em contato com o Instituto de Ciência e Tecnologia da Suíça e adquiriu bibliografia necessária para desenvolver o estudo. Além do núcleo do Pará há outros também em Sergipe, na Bahia, no Ceará e em São Luís.
    O método é muito simples e barato, para executá-lo é necessário apenas uma garrafa de pet de 350 ml limpa, água e a luz solar. Para colocá-lo em prática: a água é coada e posta na garrafa pela metade para ser oxigenada. Em seguida a garrafa á completada, lacrada e posta em um ângulo de 15º por seis horas, após este período a água estará pronta para o consumo.
    O SODIS não muda nem a cor, nem o sabor, nem o odor da água, mas segundo o professor Geraldo Guimarães este método é cientificamente comprovado e tem grande relevância social, pois é um mecanismo de baixo custo e uma opção de vida saudável para populações carentes que não tenham acesso a água de qualidade.

    (JOSELY SODRÉ)

    more
  • OS LÍQUENS E A POLUÍÇÃO NA ILHA DE SÃO LUÍS
    O objetivo do trabalho desenvolvido por Karla Veras, estudante de Biologia pela Universidade Federal do Maranhão, foi o de identificar o nível de poluíção de três áreas na Ilha de São Luís, através do fluxos de automóveis em passagem. Em seguida, foi identificada a incidência de líquens na vegetação nos mesmos locais para enfim, ser feito um comparativo entre os dados, com o intuito de verificar a influência da poluíção na incidência de líquens.
    Os líquens são seres vivos muito simples que constituem uma simbiose de um organismo formado por um fungo e uma alga. As áreas escolhidas para ser feita a pesquisa desses seres, tinham que possuir uma vegetação relativamente grande e cada uma representar os vários locais de São Luís com diferentes níveis de poluíção.

    As áreas escolhidas foram: a Avenida dos Africanos, por ter vasta vegetação e um grande fluxo de carros e poluetes; o Parque Bom Menino, que possue um certo fluxo de carros, mas que não atinge a área interna do parque, portanto ficou como uma área intermediárea no nível de poluíção; e a Ilha de Tamamirin, que possue um fluxo muito pequeno de carro e grande vegetação.

    Após a comparação dos dados referentes a incidência de líquens e ao nível de poluentes emitido por veículo automotivos, a pesquisadora concluiu que na ilha de Tamamirin as árvores possuem um número muito maior de líquens enquanto que na avenida dos Africanos o nível é bem inferior, comprovando a influência dos poluentes na baixa quantidade desses organismos.

    (RAFAEL CARVALHÊDO)

    more
  • ILHA DO MEDO - ESTUDOS PRELIMINARES
    A Ilha do Medo é resultado de uma erosão ocorrida a milhares de anos, provocada pela amplitude da maré. É uma ilha continental de erosão que se separou da ilha de São Luís.
    Estudar os processos geomorfológicos ocorridos na área é o objetivo da pesquisa “Ilha Do Medo - Estudos Preliminares” desenvolvida por Jeana Déias Costa, acadêmica do curso de Geografia da UFMA.
    Durante a pesquisa foi observado que algumas famílias vivem naquela região. A falta de saneamento básico nas moradias provoca o acúmulo de lixo, que se agrava com as visitas de turistas na região que deixam o meio ambiente ainda mais poluído.
    A Ilha do Medo apresenta relevante potencial para o eco-turismo, além de um vasto campo para a paleontologia, pois apresenta vestígios de fosseis e pegadas de dinossauros.
    (Joliane Bimbato)
    VOCÊ SABIA QUE PROTEÍNA DE 450 MILHÕES DE ANOS PODE EXPLICAR EVOLUÇÃO?

    Cientistas americanos da universidade de Oregon recriaram uma proteína com dois mil átomos que data de 450 milhões da anos. Esta descoberta vai permitir compreender algumas etapas da evolução de organismos humanos até a versão moderna.

    A partir de agora será possível ver de forma exata a evolução da estrutura antiga desta proteína e perceber como ela evoluiu até os organismos atuais. A partir da criação de uma imagem em três dimensões, da proteína, foi possível localizar o lugar de cada um de seus dois mil átomos.

    Publicada na revista Science, a pesquisa revelou que foram necessárias somente sete mutações durante todos estes 450 milhões de anos para que fossem desenvolvidas as funções biológicas essenciais.

    Foram deduzidas enfim, como as mudanças ocorreram e porquê algumas mutações teriam provocado a perda de todas as funções da proteína.

    Investigando basicamente a proteína chamada receptor glucocorticóide, os cientistas concentraram na proteína que desempenha um papel chave na resposta do organismo ao estresse humano.

    Você sabia? Tome ciência!

    more
  • PROJETO DE ABELHAS NATIVAS
    Pesquisar para mudar a sociedade, combinando ciência, tecnologia e inclusão social. Essa é uma das temáticas do projeto de abelhas nativas coordenado pelo professor Murilo Drummond do curso de Biologia da UFMA, que visa capacitar as comunidades rurais do interior do Maranhão na produção e comercialização do mel de abelhas nativas.
    O projeto é reconhecido nacionalmente pela Fundação Banco do Brasil e Petrobrás como uma tecnologia social, ele aponta impactos sociais gerados com o processo de capacitação e produção de mel e os benefícios para as comunidades envolvidas. O Projeto de Abelhas Nativas foi criado em 2001, pela Amavida, Associação Maranhense para a Conservação da Natureza.
    De acordo com a pesquisa, as abelhas nativas, além de provocarem mudanças socioeconômicas, são também uma nova opção para evitar a desertificação, como agentes polinizadoras naturais.
    (JOLIANE BIMBATO)


    VOCÊ SABIA QUE A DESCOBERTA DE FLORESTA MILENAR PODE EXPLICAR MUDANÇAS CLIMÁTICAS?

    É o que afirmam cientistas após a descoberta de uma floresta primitiva na Hungria que data de oito milhões de anos. As árvores foram encontradas por acaso por um grupo de operários que trabalhavam em uma mina de carvão. Após retirarem areia para alcançar depósitos de carvão, as árvores que estavam soterradas foram reveladas.
    Cientistas revelam que o mais importante é que as árvores foram encontradas com suas madeiras preservadas podendo ser estudadas como se estivessem vivas, o que não seria possível se elas estivessem petrificadas.
    As árvores são datadas do período Miocênico, época em que essa região era um grande lago cercado por pântanos. Elas chegam a medir de quatro a seis metros de altura e diâmetro de um metro e meio a três metros.
    Para os cientistas esta descoberta é bem mais que uma simples curiosidade, ela poderá revelar pistas do clima da pré-história e ajudará a compreender as atuais mudanças climáticas relacionadas ao aquecimento global.


    Você sabia? Tome ciência!

    more
  • A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO PARTIDO DOS TRABALHADORES PELO PROGRAMA JORNAL DA CÂMARA
    A pesquisa tem como objetivo a verificação do discurso utilizado pelo programa jornal da câmara, voz do Brasil, na influência do ouvinte, no período que compreende as duas semanas antecedentes ao segundo turno das eleições de 2004, aonde concorriam prefeitos e vereadores.
    Nessa análise dos discursos construídos pelo Jornal da Câmara, pode-se constatar também que as notícias referentes aos parlamentares do PT não havia algum contra-argumento ou a presença de uma outra visão partidária, enquanto que as notícias dos parlamentares da oposição vinham acompanhadas de falas de um representante do PT. Apesar de serem colocadas como um contra-argumento, essas falas serviam para desconstruir o discurso dos parlamentares do PSDB e do PFL.
    (Rafael Carvalhêdo)

    more
  • EMPREENDIMENTOS E REDES DE SOLIDARIEDADE NA ÁREA DO ITAQUI-BACANGA: MULHERES NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS RELAÇÕES DE TRABALHO, EMPREGO E RENDA
    Economia Solidária se expressa pela prática de princípios do cooperativismo.
    Com o objetivo de compreender a estratégia da economia solidária na área do Itaqui-Bacanga e como ela tem sido executada pelas mulheres, envolvidas nas organizações daquela área possibilitando a geração de trabalho e renda, a acadêmica Sara Diniz, do curso de Serviço Social, realizou a pesquisa: Empreendimentos e redes de solidariedade na área do Itaqui-Bacanga: mulheres na construção de novas relações de trabalho, emprego e renda.
    Duas experiências que servem como referencia é o Arza Biojóias que funciona no núcleo de extensão da Universidade Federal do Maranhão na Vila Embratel e a Associação de Artesãs da Área Itaqui-Bacanga que envolve vários bairros da área. Ali as mulheres produzem o seu artesanato que é revendido em feiras, exposições e eventos. É dali que mulheres que não conseguiram se inserir no mercado formal de trabalho estão ajudando na renda familiar e conseqüentemente elevando a sua alto estima enquanto mulheres.
    (EMERSON MARINHO)

    VOCÊ SABIA QUE LENDA DE BOTO AGORA É LENDA?

    O golfinho chinês conhecido como golfinho de nadadeira branca ou baiji é tido agora como espécie em extinção. As causas apontadas para o extermínio deste animal que vivia no rio mais longo da china, são: a poluição desenfreada do rio, a pesca descontrolada e o aumento da navegação fluvial.
    O golfinho chinês que é parente do boto-cor-de-rosa da amazônia tem sua história envolvida em uma lenda chinesa. A narrativa versa sobre a história de uma princesa que se recusou a casar com um homem que não amava e foi afogada pelo pai por envergonhar a família. Após sua morte seu espírito surgiu no rio na forma de um golfinho.

    Você sabia? Tome ciência!

    more

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior