• EDUCAÇÃO POPULAR: UMA ALTERNATIVA PARA A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
    A violação dos Direitos Humanos é pauta corriqueira da mídia brasileira. Os setores excluídos socialmente são os que mais sofrem com os altos índices de transgressão de seus direitos.

    Relacionar direitos humanos e educação popular, buscando esclarecer o que são Direitos Humanos fazendo uso da “Educação Popular” de Paulo Freire, foi o objetivo da pesquisa: Educação Popular: uma Alternativa para a Efetivação dos Direitos Humanos, realizada pelo estudante de Direito da UFMA, José de Ribamar Ferreira Júnior.

    Foram realizadas pesquisas biográficas e de experiências das assessorias jurídicas com a prática da educação em direitos humanos que buscam uma efetivação desses direitos: No Maranhão o NAJUP Negro Cosme, através do projeto “Dialogando a Cidadania”, vem utilizando a educação popular.

    A pesquisa conclui que a educação popular é uma das formas mais adequadas para se realizar o trabalho de conscientização dos direitos humanos, porque permite a construção de um conhecimento heterogêneo formado pelo saber teórico, que parte dos cientistas e o prático que emana do povo. (EMERSON MARINHO)
    VOCÊ SABIA QUE A BORRA DO CAFÉ PODE COMBATER O MOSQUITO DA DENGUE?

    É isso mesmo! Pesquisa realizada no instituto de biociências da Unesp em São José do Rio Preto, São Paulo, constata que a borra de café produz um efeito que bloqueia a postura e o desenvolvimento dos ovos do mosquito Aedes aegypti.

    Isto acontece porque a cafeína da borra de café altera a produção de enzimas no organismo das larvas. Essas enzimas estão envolvidas em funções vitais do mosquito como reprodução, transporte de impulsos nervosos, desenvolvimento e a própria resistência a inseticidas químicos.

    A pesquisa realizada pela cientista paulista, a bióloga Alessandra Laranja, durante sua dissertação de mestrado, revelou que a utilização da borra do café para combater o mosquito da dengue é bastante simples: deve-se colocar a borra nos pratinhos de coleta de água dos vasos, ou mesmo no solo, pois além de se misturar à água, ela pode ser utilizada como adubo ecologicamente correto.

    Para especialistas em saúde pública, a descoberta é bem vinda, uma vez que, além de combater a ameaça da dengue 3, que surge com as fortes enxurradas de final de ano, pode combater outra ameaça, que vem do exterior: a dengue do tipo 4.
    Você sabia? Tome ciência!

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  • A HISTÓRIA DAS MULHERES: ANÁLISE E ELEMENTOS TEÓRICOS
    Cleópatra, Joana D’Arc, Madre Teresa de Calcutá e Olga Benário são exemplos de mulheres que marcaram época. Durante muito tempo a mulher tem desempenhado um papel de grande relevância na história da sociedade.

    Estudar a participação social e cultural feminina na história, é o foco da pesquisa, a história das mulheres: análise e elementos teóricos desenvolvida por Joseane Ferreira Lima, estudante do curso de História da UFMA.

    O trabalho foi baseado na história social e nos estudos de gêneros. E dá importância em se considerar a pluralidade feminina nas interpretações históricas.


    Enquanto elementos de analises históricas que têm trajetórias individuais, portanto que tem suas peculiaridades e os estudos de gêneros a partir da problematização das diferenças, então a história das mulheres ganhou com isso. Hoje se tem uma história das mulheres que objetiva perceber as identidades coletivas além de perceber também, que as identidades podem ser plurais.

    Desde a Revolução Francesa, as mulheres começaram a participar ativamente da vida política. No Maranhão, um exemplo ilustre é Maria Aragão que lutou durante a ditadura militar, por uma sociedade mais igualitária.


    (JOLIANE BIMBATO)

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