• MARANHÃO, BRASIL LUTA DE CLASSES REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E UMA NOVA RODADA DE TRANSNACIONALIZAÇÃO DO CAPITALISMO
    No final da década de 70 o maranhão passa a se inserir numa conjuntura de crise do capitalismo, graças aos grandes projetos de desenvolvimento que chegam ao estado nesta época.
    A professora da Uema, Zulene Munins Barbosa, com a finalidade de analisar os impactos desses projetos junto às classes trabalhadoras no Maranhão e como Estado se insere nessa fase de transnacionalização ou globalização, realizou a pesquisa que resultou no livro: Maranhão, Brasil: Luta de Classes, Reestruturação Produtiva e uma Nova Área de Transnacionalização do Capitalismo.
    Segundo a pesquisa, durante o governo da Oligarquia Sarney foi dada ênfase à modernização. Do outro lado as classes trabalhadoras, e os movimentos sociais implementaram um projeto popular que ficou subsumido não tendo uma hegemonia. Ainda hoje esse projeto popular é resgatado através de uma resistência histórica, diferente daquele do tempo da ditadura, por ter outros instrumentos democráticos, que permitem que a população possa ter acesso a instrumentos para barrar aquilo que é destrutivo.
    Para a professora, havia de um lado, a estruturação de um capitalismo industrial no Maranhão ainda nos moldes fordistas e teyloristas na década de oitenta e do outro lado um crescimento muito grande dos movimentos populares na década de oitenta.
    De acordo com a pesquisadora, há um contraste entre a modernização e o atraso no estado. Depois de quarenta anos de um discurso fortíssimo de que tudo que é moderno no maranhão foi trazido pela oligarquia, ao mesmo tempo se tem no estado um dos mais baixos índices de desenvolvimento humano do país.
    O contraste entre a modernização e o atraso é dialético, já que vai servir para reestruturar a oligarquia e fazê-la reciclar o seu discurso.
    O livro autora Zulene Munins Barbosa está disponível em stand permanente no departamento de ciências sociais na Uema. (Emerson Marinho)





    É isso mesmo ! Depois de analisar vasos de cerâmica de mais de 3000 anos, encontrados em Honduras, cientistas americanos descobriram que bebida fermentada feita com a poupa fermentada da fruta do cacau, era armazenada nos vasos. Entretanto, afirmam os pesquisadores, os nativos não utilizavam a semente como matéria prima principal para o preparo da bebida, mas sim, como uma espécie de fermentado alcoólico parecido com a cerveja produzida com a polpa fermentada da fruta do cacau. A descoberta só foi possível devido a vestígios de uma molécula encontrada nos vasos existentes apenas em compostos derivados do fruto.
    Publicado na revista Pnas, o estudo revela que ao preparar a bebida fermentada os nativos da América Latina descobriram a matéria prima do chocolate que vem da semente torrada e moída do cacau. O fruto da Amazônia, na época, foi muito utilizado pelos nativos como moeda. Em outros locais a bebida feita de chocolate tinha papel social e religioso. Para os Astecas ela era conhecida como água amarga. O chocolate foi descoberto pelos espanhóis no século XVI e levada à Europa. Ali foi misturada ao leite e logo depois se espalhou por todo o continente.
    Você sabia? Tome ciência!

    more
  • SYNCHROTALK: UMA FERRAMENTA SÍNCRONA PARA ENSINO A DISTÂNCIA
    A educação em nossa sociedade é, cada vez mais, uma exigência. O ensino à distância ou educação à distância surge com o objetivo de suprir as necessidades das comunidades mais afastadas dos centros e que precisam deslocar professores provenientes das grandes cidades.

    Com o advento dos computadores e das redes de comunicação, uma das ferramentas de baixo custo utilizada para suprir esta necessidade é o chat ou bate-papo, que permite reuniões virtuais entre estudantes e professores.

    Objetivando apresentar uma ferramenta para auxílio no ensino a distância, o acadêmico do CEFET-MA, Berto de Tácio Gomes desenvolveu a pesquisa: Synchrotalk: uma ferramenta síncrona para ensino a distância. O Synchrotalk é um sistema de bate-papo para educação à distância. O caráter inovador do software é a disponibilidade de mecanismos que permitem aos tutores coordenarem as aulas que ministram.

    A ferramenta além de permitir recursos normais de comunicação à distância, possui mecanismo de sincronização que permite uma melhor organização dos encontros virtuais. Seus recursos de controle não permitem que várias pessoas falem ao mesmo tempo.

    A ferramenta Synchrotalk ainda precisa ser testada por meio de aulas à distância em diversas disciplinas para verificar a sua eficiência e encontrar soluções aos possíveis problemas. Analisando o ponto de vista tecnológico, a ferramenta oferece a possibilidade de funcionamento em qualquer sistema operacional, possibilitando aos envolvidos experiências nas novas tecnologias disponíveis. (EMERSON MARINHO)


    VOCÊ SABIA QUE DUAS COLHERES DIÁRIAS DE AZEITE IMPEDEM O SURGIMENTO DA “BARRIGUINHA”?

    Estudo realizado por especialistas de Universidades da Espanha e Inglaterra revela que a ingestão diárias de duas colheres das de sopa de azeite evitam o acúmulo de gorduras na região abdominal, a indesejável barriguinha. O consumo do azeite extra virgem, fornece 77% de gordura monoinsaturada, 14% de saturada e 9% de polinsaturada, o que torna o óleo mais saudável em relação aos outros, além de fortalecer o sistema imunológico.

    Isto acontece porque, enquanto os outros óleos são produzidos a partir das sementes, o azeite é o único óleo extraído da fruta, no caso da azeitona.

    A pesquisa publicada na revista Diabetes Care, da Associação Americana de Diabetes, acompanhou pacientes com gordura abdominal acumulada que receberam, por um período de um mês, três tipos de dietas: uma baseada em gordura saturada, a segunda com monoinsaturada e a última com carboidratos. A conclusão da pesquisa foi que uma dieta rica em gorduras monoinsaturadas retrai a distribuição da gordura na região da barriga. O azeite de oliva sendo rico em gorduras monoinsaturadas, também ajuda a elevar o colesterol "bom" e a reduzir o colesterol "ruim".

    Estudos anteriores já revelavam que a ingestão diária do azeite extra-virgem diminui riscos de doenças cardiovasculares, diabetes, gastrites, hipertensão, dores, osteoporose e até mesmo o câncer.

    Você Sabia? Tome Ciência!

    more
  • OCUPAÇÃO URBANA COMO FORMA DE LUTA PELA MORADIA
    A falta de moradia é um dos problemas que tem assolado muitos habitantes da população maranhense. Consequentemente surgem diversas invasões e instalações que não apresentam as devidas condições de residências.


    A pesquisa da estudantes Taisse Cipriano do curso de Geografia d Ufma, estuda a ocupação urbana como forma de luta pela moradia e utiliza como objeto de estudo o residencial João Alberto.
    A principais dificuldades ao acesso à moradia e o crescimento urbano desordenado são ocasionadas pela desigualdade social e a má distribuição de renda gera a pobreza generalizada em São Luís.
    A pesquisa se mostra como um documento para auxiliar políticas públicas do governo à trabalho mais eficientes e os moradores para irem atrás de seus direitos.
    Dados colhidos pela pesquisadora revelam que dificuldades como cobranças muito alta, por parte da Companhia Energética do Maranhão - CEMAR do serviço prestado àquela população e também pela Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão – CAEMA que não abastece o bairro diariamente e não fornece uma rede de esgotos para a área, contribui para a não qualidade de vida da população.
    A pesquisa conclui que a luta pela moradia é a principal bandeira dessa população que se sente esquecida pelas autoridades. (Joliane Bimbato)








    VOCÊ SABIA QUE A BORRA DO CAFÉ PODE COMBATER O MOSQUITO DA DENGUE?


    É isso mesmo! Pesquisa realizada no Instituto de Biociências da Unesp em São José do Rio Preto, São Paulo, constata que a borra de café produz um efeito que bloqueia a postura e o desenvolvimento dos ovos do mosquito Aedes Aegypti.
    Isto acontece porque a cafeína da borra de café altera a produção de enzimas no organismo das larvas. essas enzimas estão envolvidas em funções vitais do mosquito como reprodução, transporte de impulsos nervosos, desenvolvimento e a própria resistência a inseticidas químicos.
    A pesquisa realizada pela cientista paulista, a bióloga Alessandra Laranja, durante sua dissertação de mestrado, revelou que a utilização da borra do café para combater o mosquito da dengue é bastante simples: deve-se colocar a borra nos pratinhos de coleta de água dos vasos, ou mesmo no solo, pois além de se misturar à água, ela pode ser utilizada como adubo ecologicamente correto.
    Para especialistas em saúde pública, a descoberta é bem vinda, uma vez que, além de combater a ameaça da dengue 3, que surge com as fortes enxurradas de final de ano, pode combater outra ameaça, que vem do exterior: a dengue do tipo 4.


    Você sabia? Tome ciência!

    more
  • GÍRIAS NO UNIVERSO JUVENIL
    As gírias são recursos lingüísticos amplamente utilizados, mas que tem mais forças entre jovens e adolescentes. Para responder a indagação se essa forma de expressão é marginalizada, além de utilizar a pesquisa como forma de quebrar preconceitos lingüísticos, o estudante de letras da UFMA Hernane Araújo faz investigação e análise das gírias no universo juvenil.
    Após fundamentação teórica e trabalho de campo investigando trinta e seis alunos de três escolas da periferia de São Luis foram aplicados questionários divididos em duas partes, uma diz respeito à fatores sociais e outra à linguagem. Esses fatores sociais foram relacionados com a linguagem para saber como esses jovens interagem na construção da expressão deles.



    Segundo o autor é fundamental observar a interação da questão social com a do gênero, pois desta forma é mais fácil perceber a construção das expressões lingüísticas. A pesquisa revelou que há uma tendência à uniformização da linguagem do homem e da mulher que fazem parte do mesmo grupo, esse léxico tem certas divergências já que tratam de pessoas de sexo diferente, que tem expressividade diferente.
    A classe social não interfere na utilização das gírias entre jovens e adolescentes. A pesquisa conclui que a gíria é uma linguagem que faz parte da língua, que não deve ser ignorada e que não deve ser tratada como uma anomalia lingüística. (Josely Sodré)



    VOCÊ SABIA QUE CIENTISTAS AMERICANOS DESENVOLVERAM TESTES PARA DETECTAR ALZHEIMER?
    Cientistas americanos da universidade de Stanford, Estados Unidos, desenvolveram testes com precisão por volta de 90 por cento, capazes de distinguir, através do sangue, se uma pessoa é portadora ou não da doença. Com precisão em torno de 80 por cento, o teste previu, em pacientes com perda leve de memória, quais desenvolveriam a doença passados de dois a seis anos após o teste.

    O estudo publicado online no jornal Nature Medicine, ainda é considerado preliminar por especialistas da área. Eles acreditam que estudos maiores devam ser realizados e que ele deva ser validado por outros pesquisadores. Para eles isto evitaria mais decepções como já aconteceu no passado.



    Mas os especialistas não descartam a necessidade de um teste para detectar a doença de Alzheimer. A verdadeira utilidade de um teste seria a de desenvolver produtos capazes de desacelerar ou interromper a progressão da doença.


    VOCÊ SABIA? TOME CIÊNCIA!

    more

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior