• FAÇO PARTE DESSA HISTÓRIA


    BREVE HISTÓRICO DOS COLABORADORES QUE PASSARAM PELA RÁDIO


    O Rádio Ciência surge no ano de 1995 durante a quadragésima quinta reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC. Sua proposta era fazer a cobertura das atividades da reunião da SBPC que naquele ano aconteceu em São Luís na Universidade Federal do Maranhão. 


    O programa foi proposto à Rádio Universidade pelo jornalista Adalberto Melo que convidou uma equipe de estudantes dentre eles, Francília Cutrim e Laurene Leite. O programa, que tinha Adalberto como apresentador e as estudantes como repórteres, entrou no ar uma semana antes da SBPC que aconteceu entre os dias 9 e 14 de julho como Tema: “Ciência e desenvolvimento auto-sustentável”.

    Quando o Rádio Ciência foi retomado, em 1999, se constituía de uma equipe de um professor, que era o seu produtor/apresentador, Franklin Douglas, e uma equipe de cinco estudantes que faziam as reportagens: Andréa Collins, Déborah Maria Ferreira, Francisco Colombo, Gerailton Sages, Lee Shang Shuen Cristina e Jean Marcelo. Na época, o programa era apresentado por uma voz masculina e uma feminina, uma das repórteres era deslocada para a apresentação. Esses cinco estudantes demarcaram o início da nova fase do Rádio Ciência.

    Dos integrantes que fizeram parte da equipe do Rádio Ciência ao longo da sua existência e que puderam ser resgatados através da consulta de documentos e depoimentos cita-se: Adalberto Melo, idealizador do programa; Francília Cutrim e Laurene Leite, as primeiras repórteres do programa, Franklin Douglas, retomou o programa e se mantém até  hoje como produtor e apresentador; Andréa Cristine Colins Martins, Li Cristina, Déborah Maria, Francisco Colombo, Gerailton Sarges, Karla Freire, Mayanna Estevanim, Marcelo Batalha, Fernando Formiga, dentre outros.

    Na mesma época entraram para a equipe, Kássia Brito, Rafaela Vidigal, Camila Chaves (RP) e algumas semanas depois, Emerson Marinho (que dois anos mais tarde passaria a co-produtor do programa). Antes desses, Wesley Grijó atuava como único repórter do programa.
    Posteriormente passariam pelo programa, Rafael Carvalhêdo, Izabela Silveira, Letícia Fagundes, Josely Sodré, Joliane Bimbato, Guilhermina Rocha, Marina Farias, Jerry Del Marh e Nilra Barros (estes dois últimos ainda estão no programa) e por fim Camila Pinto Boullosa, que no último semestre de 2009 realizou o seu estágio curricular no programa.

    (Nos ajude a contar essa história, se você fez parte ou conhece alguém que foi repórter do programa entre em contato conosco).


    more
  • HISTÓRICO RÁDIO CIÊNCIA
    O MAIS ANTIGO PROGRAMA DE RÁDIO JORNALISMO DO BRASIL AINDA EM ATIVIDADE

    O Rádio Ciência é um programa de divulgação científica que difunde as pesquisas científicas realizadas nos centros de ensino superior e instituições de ensino que produzem pesquisas no Maranhão. Ele surge para “preencher uma lacuna no radialismo praticado, que negligenciava completamente os temas científicos. Imagine: uma rádio, dentro da universidade, que não aborda a produção científica. Um paradoxo!” (COLOMBO, 2009)*
    O Rádio Ciência é o programa de divulgação científica mais antigo do rádio maranhense e o também do Brasil, se considerarmos estar ainda em atividade. As ressalvas se faz nos seguintes casos: José Reis**  já produzia vários programas de rádio de divulgação científica em meados do século passado, mais precisamente em 1951, na Rádio Excelsior; os programas “Tome Ciência” e o “Encontro com a Ciência” veiculados pela Rádio USP foram produzidos entre os anos de 1984 e 1989 pelo convênio SBPC, Rádio USP, Rádio Cultura e CNPq; o programa “E por falar em ciência” veiculado pela Rádio MEC em parceria com a UFF, ficou no ar entre os anos de 1992 e 1997; o programa Ciência em Debate foi veiculado pela Rádio Unesp-FM de Bauru surgindo em junho de 1996 sendo veiculado até fevereiro de 1999.
    Sendo assim, o programa Rádio Ciência é o mais antigo programa de divulgação científica no rádio brasileiro ainda em atividade, fato reconhecido pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia.
    Segundo Franklin Douglas, jornalista, professor universitário e produtor do programa, revela que teve contato com um programa na Amazônia (não foi possível identificar esse programa) durante o Seminário Ouvir Ciência***  ocorrido entre os dias 20 e 26 de outubro de 2008, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Minas Gerais, que seria mais antigo que o Rádio Ciência, “mas ele não é exatamente de divulgação científica, ele é um programa focado na produção popular”****.

    SURGE O RÁDIO CIÊNCIA

    O Rádio Ciência surge no ano de 1995 durante a quadragésima quinta reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC. Sua proposta era fazer a cobertura das atividades da reunião da SBPC que naquele ano aconteceu em São Luís na Universidade Federal do Maranhão.
    O programa foi proposto à Rádio Universidade pelo jornalista Adalberto Melo que convidou uma equipe de estudantes dentre eles, Francília Cutrim e Laurene Leite. O programa, que tinha Adalberto como apresentador e as estudantes como repórteres, entrou no ar uma semana antes da SBPC que aconteceu entre os dias 9 e 14 de julho como Tema: “Ciência e desenvolvimento auto-sustentável”, e ficaria no ar por quase duas semanas depois da reunião. 
    No ano seguinte o programa é retomado, mas logo voltaria a ser interrompido. Em1997, a professora Andréa Viana assume a coordenação do programa por conta do vínculo que ela tinha com a universidade como professora substituta ficando na produção do Rádio Ciência até 1998 quando o seu contrato chega ao final. Durante este período o programa assume um caráter de programa científico como projeto de extensão trazendo matérias e entrevistas gravadas veiculadas no horário do meio-dia.
    No dia 18 de outubro de 1999 o programa Rádio Ciência vai enfim ser retomado, desta vez ininterruptamente, pelo jornalista Franklin Douglas. “O programa foi proposto também por mim enquanto professor substituto do curso de comunicação como um projeto que envolvia tanto docentes, quanto alguns alunos da área de jornalismo e de radialismo e o próprio curso o aproveitou diante de uma avaliação do MEC para oficializá-lo como projeto de extensão.” (DOUGLAS, 2009. Em depoimento oral)

    A FASE ININTERRUPTA

    Segundo Franklin Douglas, o programa foi retomado em 1999 entre os dias 18 e 22 de outubro, na semana em que o Departamento de Serviço Social realizava uma jornada sobre o pensamento político de Gramsci: “Então a gente botou a pergunta, você sabe quem foi Gramsci? E pedia para o ouvinte participar respondendo e concorrendo a um livro. E a gente viu que ninguém nos retornou. O programa acontecia às duas horas da tarde e o nosso
    público alvo estava no ônibus indo para a Universidade não tendo a possibilidade de interação, foi aí que nós mudamos, tiramos essa interatividade” (DOUGLAS, 2009, em entrevista oral).
    Nesta nova fase, sob a coordenação do jornalista e produtor Franklin Douglas, o programa Rádio Ciência, passa a ter o formato que praticamente se mantém até hoje, boletim jornalístico de divulgação da ciência, congregando o: agenda, reportagem e o Você Sabia?*****.
    O primeiro quadro, Agenda, objetiva apresentar, como o próprio nome sugere, eventos (seminários, congressos, encontros, palestras, cursos, e outros) realizados pelas instituições de ensino do Estado de interesse do público alvo do programa e da Rádio Universidade FM, que em sua maioria são acadêmicos, ou ex-acadêmicos. No quadro Reportagem é focado, sobretudo, as produções e os resultados das pesquisas, seja divulgando os projetos de extensão, seja as comunicações de painéis e comunicações orais nos seminários de iniciação científica da UFMA, seja de produções acadêmicas realizadas no âmbito da Universidade e instituições de pesquisa. “(O Rádio Ciência) É identificado especificamente por isso, e é esse o atrativo que ele acaba tendo como programa de divulgação da ciência maranhense”. (DOUGLAS, 2009. Entrevista oral)
    E por fim, o Você Sabia? que é o quadro que objetiva interagir com um público menos segmentado, como o púbico do ensino médio, ou o mais geral que não faz parte da Universidade, mas que está em torno do que é a produção de conhecimento, e quer saber algo mais, ou ainda assuntos curiosos ou de grande interesse sobre a ciência.

    FORMATO DO RÁDIO CIÊNCIA

    O Rádio Ciência, a partir de 2005, tem o seu tempo reduzido, se antes ele tinha cerca de 30 minutos, passa a um formato de cinco minutos veiculado duas vezes ao dia de segunda à sexta-feira. O programa vai ao ar as 7h55, às 14h ele é reprisado. O Rádio Ciência se propõe agora a cobrir os seminários e atividades que a universidade produz.
    Esse formato permanece nos últimos dez anos com poucas mudanças, nos últimos quatro anos, foi adotado um modelo para às segundas e sextas-feiras que se constitui de agenda, informes sobre as diversas atividades realizadas no âmbito da comunidade científica do Estado, e do país, e conclui com o você sabia?; desde o mês de março de 2010 foi criado o quadro Entrevistas, apresentado às quintas-feiras, quando um pesquisador é chamado a apresentar a sua pesquisa de forma mais direta ao público, sem muita interferência do entrevistador que serve apenas para direcionar à entrevista. Um dos principais objetivos do quadro é levar o ouvinte interessado em determinado tema a se aprofundar no tema acompanhando a entrevista na íntegra no blog.
    Esses ajustes de conteúdo vão acontecer em função das condições de produção do programa: nos meses que havia mais estudantes disponíveis para fazerem as reportagens, o programa trazia durante a semana mais matérias (incluindo segunda e sexta-feira), quando tinha menos disponibilidade de estudantes, acaba ficando um “programa mais frio”, com agenda, informe e você sabia? nas segundas e sextas-feiras.

    O PÚBLICO ALVO

    O público alvo do Rádio Ciência é a comunidade científica, o público universitário, desde o estudante envolvido diretamente ou indiretamente nas pesquisas, ao professor/pesquisador/orientador da pesquisa ou não. Entretanto, não deixa de privilegiar aquele que é o ouvinte da Rádio Universidade, um público mais universal, por esse motivo o programa foi dividido em dois: “Um é voltado mais para a parte científica, divulgação do projeto da pesquisa (reportagem, agenda, informes), e outra mais para o “Você Sabia?” curiosidade, procurando interagir com este público médio, digamos assim, que ouvia o rádio”. (DOUGLAS, 2009. Entrevista oral)

    A EQUIPE

    Quando o Rádio Ciência foi retomado, em 1999, se constituía de uma equipe de um professor, que era o seu produtor/apresentador, Franklin Douglas, e uma equipe de cinco estudantes que faziam as reportagens: Andréa Collins, Déborah Maria Ferreira, Francisco Colombo, Gerailton Sages, Lee Shang Shuen Cristina e Jean Marcelo. Na época, o programa era apresentado por uma voz masculina e uma feminina, uma das repórteres era deslocada para a apresentação. Esses cinco estudantes demarcaram o início da nova fase do Rádio Ciência.
    A partir de então, muitos repórteres passam pelo programa sobre o critério de estar no segundo ou terceiro período, e ter uma certa proximidade com a produção científica. Eles ficam no programa por um, ou dois anos onde são trabalhados através de produção de reportagens de divulgação científica e, sobretudo voltando-se para entender o que é o texto de divulgação científica, do jornalismo científico e de divulgação da ciência. Para a coleta de material participam de eventos “como a SBPC regional, as SBPC’s nacionais, como o Fórum Social Mundial, como eventos de produção da ciência local como SEMIC da UFMA e da UEMA. (DOUGLAS, 2009. Entrevista oral).
    Muitos outros repórteres passariam pelo Rádio Ciência ao longo de sua existência, como destaca o ex-radio cientista e professor universitário Francisco Colombo: Muitas pessoas estiveram na equipe, porque era um espaço pra dar oportunidade, principalmente, imagino eu, àqueles que estavam foram dos "padrões" da Rádio, mas que tinham competência e dedicação para oferecer. Afinal de contas, por mais que o jornalismo possa ser compreendido como uma técnica, na realidade nos deparamos com um problema seríssimo, que é a falta de afinidade com o assunto por parte de muita gente, que acaba "não entendendo" e consequentemente não conseguindo fazer a mediação. (COLOMBO, 2009, em resposta por e-mail)
    Dos integrantes que fizeram parte da equipe do Rádio Ciência ao longo da sua existência e que puderam ser resgatados através da consulta de documentos e depoimentos cita-se: Adalberto Melo, idealizador do programa; Francília Cutrim e Laurene Leite, as primeiras repórteres do programa, Franklin Douglas, retomou o programa e se mantém até hoje como produtor e apresentador; Andréa Cristine Colins Martins, Li Cristina, Déborah Maria, Francisco Colombo, Gerailton Sarges, Karla Freire, Mayanna Estevanim, Marcelo Batalha, Fernando Formiga, dentre outros.

    A ÚLTIMA DÉCADA

    Em 2005, numa tentativa de organizar os materiais produzidos pelo programa, além dos contatos dos entrevistados, foi convidada uma estudante da habilitação de Relações Púbicas, Camila Chaves, que pela incompatibilidade de horário entre ela e o produtor, Franklin Douglas, não seguiu adiante.
    Na mesma época entraram para a equipe, Kássia Brito, Rafaela Vidigal e algumas semanas depois, Emerson Marinho (que dois anos mais tarde passaria a co-produtor do programa). Antes desses, Wesley Grijó atuava como único repórter do programa.
    Posteriormente passariam pelo programa, Rafael Carvalhêdo, Josely Sodré, Joliane Bimbato, Marina Farias, Jerry Del Marh e Nilra Barros (estes dois últimos ainda estão no programa) e por fim Camila Pinto Boullosa, que no último semestre de 2009 realizou o seu estágio curricular no programa.

    UMA GERAÇÃO DE JORNALISTAS

    O Rádio Ciência formou uma geração de jornalistas dentre as quais cita-se: Clarissa Gomes, Karla Freire, Mayanna Estevanin e Tatiana Gonçalves, que atuam ou atuaram na Tv Mirante; Andréa Collins, 2º Tesoureiro da Associação Maranhense Imprensa – AMI; Fernando Formiga (falecido) era coordenador de Comunicação da Procuradoria Geral de Justiça do Estado. Francisco Colombo, servidor público, concursado – exerce atividade profissional no ministério público estadual como analista ministerial – é radialista e professor do curso de publicidade da Faculdade São Luís, lecionando no curso de jornalismo.
    Dos mais recentes cita-se: Rafaela Vidigal, que atualmente exerce atividade profissional na TV Brasil – Maranhão; e Cássia Brito, no jornal O Imparcial de São Luís - MA.

    AS PREMIAÇÕES

    Das premiações recebidas pelo Rádio Ciência destaca-se o Prêmio Fapema******* , que das quatro primeiras edições foi premiado nas três primeiras. A primeira aconteceu na data do seu lançamento, em 2005, com a série “Saúde Verde”, produzida por Franklin DOUGLAS, que
    trazia uma série de reportagens com a Terezinha Rêgo********  que descrevia várias experiências relacionadas à tratamentos fitoterápicos. No ano seguinte, a repórter, Rafaela Vidigal, recebeu o prêmio com a matéria “Estudo sobre o Efeito do Mesocarpo do Babaçu” na categoria Radiojornalismo. E em 2008, o Rádio Ciência recebe sua terceira premiação na quarta edição do Prêmio com o repórter Israel De Napoli e a matéria: “Pesquisa desenvolve software de auxílio a deficientes visuais”, também na modalidade Radiojornalismo.

    * Afirmação do ex rádio-cientista, Francisco Colombo obtida por e-mail em 15 de junho de 2009, para a produção da monografia: Tipologias de Difusão Científica e a Construção do Conhecimento nos Textos Rádio-Jornalísticos: Estudo de caso do programa rádio ciência.
    ** José Reis (Rio de Janeiro, 12 de junho de 1907 — São Paulo, 16 de maio de 2002) foi um cientista brasileiro, jornalista especializado em divulgação da ciência, editor e escritor. Um dos fundadores da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Fonte: Wikipédia.
    *** O Projeto Ouvir Ciência é realizado por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia/SECIS/MCT, com a colaboração do Museu da Vida/Fiocruz. Tem a intenção de ajudar a mudar o quadro da Ciência no rádio. A idéia surgiu no evento Rádio e Ciência, um encontro realizado em junho do ano passado, em Brasília, organizado em conjunto pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Radiobrás e Rádio MEC. Fonte: http://semanact.mct.gov.br/index.php/content/view/2076.html. Acesso: 13 de junho de 2009.
    **** (DOUGLAS, 2009. Em depoimento oral).
    ***** No mês de março é criado o quadro Entrevista, que passa a ser apresentado todas as quintas-feiras.
    ****** Fernando Cardoso Ferreira, o Fernando Formiga, faleceu no dia 12 de janeiro de 2009 após cair acidentalmente da cobertura do edifico onde morava em São Luís.
    ******* A FAPEMA é o órgão de fomento do Governo do Estado do Maranhão, responsável direta pelo apoio concedido à boa parte das pesquisas realizadas pelo Estado. A FAPEMA, dentre todas as FAP’s do Brasil, foi a primeira a lançar, em 2005, o Prêmio FAPEMA, iniciativa para divulgar os resultados das pesquisas, premiar e reconhecer publicamente os pesquisadores. Fonte: http://www.fapema.br/ premio2008/site/index.php. Acesso em: 14 de junho de 2009
    ******** Reconhecida internacionalmente a doutora em Botânica e Fitoterapia, Terezinha Rêgo, é professora da Universidade Federal do Maranhão. coordena o Programa de Fitoterapia, na UFMA. Atualmente coordena o Programa de Fitoterapia, na UFMA, visando à melhoria da qualidade de vida de diversas comunidades e presta atendimento no seu consultório no Campus da UFMA. Em São Luís, trabalha para as comunidades da Vila Padre Xavier, São Bernardo, Colégio Liceu Maranhense, Colégio Pequeno Príncipe, Colégio Gonçalves Dias, Casa da Família Rural da Maioba e Pirâmide. O seu trabalho estende-se também aos municípios de Alcântara, Cururupu, Cajapió, Governador Nunes Freire, Itapecuru, Lago da Pedra, Presidente Dutra e Timbiras. Fonte: www.jornalcazumba.com.br/index.php?Itemid=33& id=438&option=com_ content&task=view. Acesso em: 14 de junho de 2009

    more

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior