• FÓRUM DE DISCUSSÃO DO RÁDIO CIÊNCIA

    O FÓRUM DO BLOG DO RÁDIO CIÊNCIA surge como um espaço para discutir temas referentes ao mundo da ciência. Segundo muitos especialistas, os blogs são ferramentas que incentivam a discussão dos temas referentes à C&T&I o que leva a sociedade a debater o tema  e trazer as discussões de onde (em que áreas prioritárias) as instituições públicas devem investir os recursos provenientes à pesquisa científica.

    Esse é um espaço simples, mas democrático, sem muitas pretensões. No entanto, tem com objetivo colocar o Maranhão no eixo das discussões nacionais sobre o tema.



    DESENVOLVIMENTO DO JORNALISMO CIENTÍFICO NO BRASIL

    Para nortear esse primeiro tema trazemos um vídeo com uma entrevista apresentada no site da revista Fapesp aonde a diretora de redação de Pequisa FAPESP, Mariluce Moura, fala sobre a situação do jornalismo científico no Brasil.  A entrevista foi feita em Madri, pela equipe de reportagem do Canal Internacional da Television Española, no mês de Abril quando a entrevistada participou do seminário internacional sobre  jornalismo científico e cultural.

    Nos últimos anos temos visto o Brasil apresentar um crescimento percentual na produção de pesquisas em Ciência, Tecnologia e Inovação (C&T&I) em nível mundial. Entretanto, esse crescimento não deriva do investimento e valorização por parte do poder público e privado. O primeiro por priorizar outras áreas, o segundo por não ter retorno financeiro imediato, ou mesmo a longo prazo.
    Você acredita que este pouco interesse decorre do baixo nível de qualificação profissional que ainda perdura no Brasil (isso em relação aos grandes centros internacionais); por falta de uma política que direcione as áreas em que as pesquisas devem ser priorizadas; ou da inexpressíva divulgação científica realizada pelos meios de comunicação?

    Deixe sua opinião no link abaixo: Postar um comentário.

    more

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior