• CÃES INFECTADOS COM LESHIMANIANCHAGASE E TRATADOS COM ALOPURINOL

    A lechimaniose visceral canina, popularmente chamada de Calazar é uma doença endêmica do Maranhão com casos muito prevalentes tanto em humanos como nos cães. Em São Luís os principais focos da doença estão junto aos bairros mais distantes do centro aonde não existem ainda o controle do mosquito como no caso do São Raimundo onde há alto índice de endemia tanto em animais como em humanos.

    Com base nestas informações a estudante do Curso de Farmácia Bioquímica da UFMA realizou a pesquisa: avaliação de parâmetros bioquímicos e clínicos de cães infectados com leshimanianchagase e tratados com Alopurinol.

    O risco de um humano ser infectada pela doença é muito grande bastando haver um cão infectado na região e o mosquito que se alimenta tanto de sangue humano como dos cães, neste processo o mosquito serve como vetor, transmitindo o protozoário ao homem.

    Para tratar os animais contaminados são utilizados vários medicamentos dentre eles o Alopurinol, por se tratar de um fármaco menos tóxico, e que agride muito menos os órgãos internos dos animais, como o rim, responsável pela EXCREÇÃO, gerando resultados mais satisfatórios.

    No entanto, o fármaco não obteve muito efeito na melhora clínica dos animais, nem dos parâmetros bioquímicos, isso pode ter ocorrido porque não se sabia ao certo qual o tempo de incubação no animal, pois a doença, por vezes, pode se apresentar no animal nos primeiros três primeiros meses ou até 5 anos após a infecção.

    Dentre os principais sintomas no animal estão: a perda de pêlos, feridas na pele, o crescimento exagerado das unhas e a excessiva magreza. No caso de perceber qualquer um desses sintomas no animal a pesquisadora recomenda procurar imediatamente o órgão responsável pelo controle de zoonose, que no caso de São Luís, é a UEMA, para evitar que o cão se transforme reservatório do parasita e seja um foco de transmissão da doença. (Emerson Marinho)

    VOCÊ SABIA QUE MENOR ÍNDICE DE DESNUTRIÇÃO INFANTIL FOI ENCONTRADO EM FAMÍLIAS CHEFIADAS POR MULHERES?

    É verdade! Este foi o resultado de uma pesquisa maranhense realizada nos seis municípios mais populosos do estado: São Luís, Timon, São José de Ribamar, Codó e Imperatriz. A intenção era avaliar as prevalências e fatores associados à desnutrição e obesidade em crianças menores de cinco anos.

    A desnutrição e a obesidade são distúrbios alimentares que acometem frequentemente as crianças provocados por fatores que descrevem as características de uma população, os fatores demográficos, e os socioeconômicos. A desnutrição ocorre devido ao baixo consumo de nutrientes, o que pode provocar queda no rendimento escolar e mesmo mortalidade. Já a obesidade infantil é causada por alimentação inadequada, o que gera histórico de doenças na idade adulta.

    Com a dissertação “prevalência e fatores associados à desnutrição e obesidade infantil em municípios do Maranhão”, a nutricionista e mestranda em saúde coletiva da Ufma Deysianne Costa das chagas realizou análises estatísticas avaliando o estado nutricional de crianças menores de 5 anos, subdivididas em peso/idade, peso/estatura e estatura/idade e dados da pesquisa “Atenção à saúde no Maranhão”.

    A comparação entre as informações revelou que a desnutrição caiu bastante na década passada e que a obesidade nos municípios mais populosos do estado está superando a desnutrição. Dentre os principais fatores demográficos que incentivaram essa mudança está o sexo do chefe de família. Para a pesquisadora, famílias chefiadas por mulheres tem crianças com menor chance de serem desnutridas, pois elas tem maior cuidado com a alimentação dos filhos.

    Você sabia? Tome ciência!

    more
  • ÍNDICE DE INFESTAÇÃO E DISTIBUIÇÃO ESPACIAL DO AEDES AEGYPTI

    O Aedes Aegypti é o principal vetor de uma patogenia no nosso país que é a dengue ele é um vetor de grande importância sanitária.

    Com a pesquisa “Índice de infestação e distribuição espacial do Aedes Aegypti em Chapadinha Maranhão de 2005 à 2007” a acadêmica, Maiara da Silva, do curso de ciências biológicas do Centro de Ciências Agrária e Ambiental da UFMA Campus Chapadinha, buscou fazer o levantamento de infestação do mosquito, nos vários bairros do município, para desenvolver trabalhos e campanhas que diminuam o índice de infestação pelo mosquito.

    Os dados foram obtidos junto à Fundação Nacional de Saúde – FUNASA do município por meio da Secretaria Regional da Saúde.

    Esses dados foram divididos em semanas epidemiológicas, por todos os bairros do município. Foi tirado a média do índice de infestação predial e através deles foi conseguido os dados que variaram entre 0,1 à 8,6% muito superiores aos níveis aceitáveis, que deveria ser entre 1 e 2%, ou o menor possível.

    Com base nos resultados obtidos foi constatado que durantes os anos de 2005 e 2007 o mosquito Aedes Aegypti apresentou ampla distribuição geográfica e o índice de infestação predial teve picos relativamente altos em Chapadinha Maranhão.

    O principal objetivo do estudo, segundo a pesquisadora é fornecer dados para que os organismos públicos responsáveis possam criar estratégias de conscientização da população local por meio de campanha orientando-os a eliminar os criadouros do mosquito. (Emerson Marinho para o Rádio Ciência)

    VOCÊ SABIA QUE MULHERES QUE BEBEM LEITE DURANTE A GRAVIDEZ REDUZEM OS RISCOS DE ESCLEROSE NO FILHO?

    É verdade! Que o leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o bebê necessita para ser saudável, isso não é novidade. Mas uma pesquisa realizada nos Estados Unidos acaba de revelar que o leite também pode proteger contra o desenvolvimento futuro de esclerose múltipla. Esta doença se caracteriza por atingir o sistema nervoso provocando déficit neurológico, dormência perda de visão e em alguns casos paralisia.

    O estudo realizado pela Escola de Saúde Pública de Harvard investigou 35 mil mães com suas respectivas enfermeiras. Ficou evidenciado que o consumo de vitamina D, presente nos leites comercializados nos Estados Unidos, reduzia o risco da doença nos filhos das mães que consumiam quatro copos de leite por dia. Os riscos de contrair a doença eram 56% menor do que as mães que consumiam menos de três copos de leite por mês.

    A vitamina D promove a absorção de cálcio, após a exposição à luz solar, sendo essencial para o desenvolvimento dos ossos e dentes, atuando também no sistema imune no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas.

    A vitamina apresenta importância ainda para crianças, gestantes e mães que amamentam, por favorecer o crescimento e permitir a fixação de cálcio nos ossos e dentes. Entretanto, o estudo não soube explicar o papel do nutriente na proteção contra a esclerose múltipla.

    Você sabia? Tome ciência!

    more
  • O PAPEL DOS COMUNICADORES E A GRADE DE PROGRAMAÇÃO DAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS

    As rádios comunitárias são diferentes das demais por ter um alcance menor, de apenas um 1km, servindo somente à determinadas comunidades como determina a Lei 9.612 que regulamenta os profissionais da área e as emissoras. Estas rádios foram criadas como espaço em que grupos diversos pudesse se expressar e participar mais ativamente das decisões de suas ruas e bairros.

    Interessado no assunto o professor, Ed Wilson, do Departamento de Comunicação da UFMA defendeu em seu mestrado a dissertação com o título: Rádios Comunitárias como espaço de democratização dos meios. O intuito era pesquisar o papel dos comunicadores populares e a grade de programação das rádios.

    Tendo participado do processo de organização das rádios comunitárias do Estado, ele coletou dados desde 1996, vindo pautar sua pesquisa nas rádios Bacanga, Conquista, Descobrindo o Saber, Rádio Cidadania, Ilha do Amor que estão situadas na área metropolitana de São Luís, além da Tropical, em Ribamar e União, na Raposa.

    “Uma rádio Comunitária não é entendida apenas como um meio de comunicação, mas como um movimento social que organiza diversos segmentos da sociedade e a partir desse processo organizativo pela via da comunicação consegue preencher essa lacuna que antes era segmentada. Pelo princípio organizativo das rádios comunitárias, o que lhe dá esse caráter é o seu papel organizativo, democrático de diálogo com a comunidade. Ela é um ponto de convergência de igrejas católicas e evangélicas, de mulheres, de jovens, de grupos musicais, de grupos artísticos, de diferentes expressões de uma comunidade que antes estavam isolados e no momento em que elas surgem esses movimentos convergem midiaticamente para sistematizar as suas demandas que até então estavam isoladas”, justifica o pesquisador.

    Foram analisados o conteúdo pedagógico, didático das rádios além da grade de programação que se aproximam da AM com programas culturais, educativas, revistas radiofônicas, oportunidade para a produção cultural local que não tem espaço na grande mídia. (Camila Pinto Boullosa)

    VOCÊ SABIA QUE EXPLOSÃO DE ESTRELA AMEAÇA VIDA NA TERRA?

    É verdade! Astrônomos da Universidade Villanova, na Filadélfia, Estados Unidos, descobriram por meio do Telescópio Hubble, que a estrela T Pyxidis, distante 3260 anos luz da Terra, pode vir a explodir com força para se transformar em uma Supernova.

    Supernova são corpos celestes que surgem após a explosão de estrelas com mais de 10 massas solares. os pesquisadores estimam que a potência da explosão equivaleria a 20 bilhões de bilhões de bilhões de bilhões de Megatons do explosivo Tnt.

    Apresentada durante a reunião da sociedade americana astronômica, a pesquisa revela que a estrela já apresentou algumas explosões consideradas pequenas em intervalos de aproximadamente de 20 anos, em 1890, 1902, 1920, 1944 e 1967, mas desde então não ocorre qualquer explosão na estrela e os astrônomos não sabem explicar a causa.

    No entanto, os astrônomos afirmam que apesar de a explosão ser inevitável não há motivo para pânico, pois a estrela só deve explodir em 10 milhões de anos.

    Você sabia? Tome ciência!

    more
  • CATALISADORES QUE ACELERAM O PROCESSO DE OXIDAÇÃO E GERAM ENERGIA LIMPA

    Descobrir formas alternativas de energia tornou-se um dos grandes desafios do século XXI. Como o conceito de sustentabilidade tem sido parte do vocabulário contemporâneo, professores e estudantes da UFMA formaram um grupo de estudos na área. Um dos estudos de maior alcance que envolve esta tecnologia é ainda desconhecida da maioria, as células à combustível. Através delas a energia seria gerada por combustíveis renováveis e limpos como o hidrogênio, o metanol e o etanol. Os pesquisadores estudam catalisadores capazes de acelerar ‘a oxidação e tornar o processo mais barato e rápido, o responsável pelo projeto é o professor do Departamento de Química da UFMA Alro Tanaka.

    A célula combustível é um sistema que converte energia química de um combustível em energia elétrica, existem vários tipos destas células, algumas operam em altas temperaturas e outras que operam em baixa temperatura. “Especificamente o nosso grupo trabalha com células de baixa temperatura que operam na temperatura em torno de 80ºC à 120ºC. Os primeiros projetos aplicados a célula combustível começaram com a Nasa, por exemplo no projeto da Apollo, o sistema de fornecimento de energia dessas naves são todos movidos a células combustíveis, são elas que dão propulsão às naves”.

    A pesquisa é parte de um programa do Ministério de Ciência e Tecnologia que envolve várias universidades do país. Os editais e estudos começaram a ser aprovados em 2000. Cada uma das instituições tem uma responsabilidade até chegar às aplicações de fato.

    No Brasil o primeiro ônibus movido à hidrogênio deve ser posto nas ruas em breve, ele foi apresentado em julho de 2009 e será parte do transporte público da cidade de São Paulo. Esse combustível também poderá ser usado para prover energia de hospitais, casas, escolas, Shopping Centers, e ainda objetos portáteis como: notebooks e celulares. (Camila Boullosa)

    VOCÊ SABIA QUE EXPLOSÃO DE ESTRELA AMEAÇA VIDA NA TERRA?

    É verdade! Astrônomos da Universidade Villanova, na Filadélfia, Estados Unidos, descobriram por meio do telescópio Hubble, que a estrela T Pyxidis, distante 3.260 anos luz da terra, pode vir a explodir com força para se transformar em umasupernova.

    Supernova são corpos celestes que surgem após a explosão de estrelas com mais de 10 massas solares. Os pesquisadores estimam que a potência da explosão equivaleria a 20 bilhões de bilhões de bilhões de bilhões de megatons do explosivo TNT.

    Apresentada durante a reunião da sociedade americana astronômica, a pesquisa revela que a estrela já apresentou algumas explosões consideradas pequenas em intervalos de aproximadamente de 20 anos, em 1890, 1902, 1920, 1944 e 1967, mas desde então não ocorre qualquer explosão na estrela e os astrônomos não sabem explicar a causa.

    No entanto, os astrônomos afirmam que apesar de a explosão ser inevitável não há motivo para pânico, pois a estrela só deve explodir em 10 milhões de anos.

    Você sabia? Tome ciência!

    more
  • MAPEAMENTO DE IMAGENS DA CULTURA DE GRUPOS DO ESTADO DO MARANHÃO

    Para fazer com que as imagens ultrapassem o tempo e permaneçam vivas para as gerações futuras, um grupo vinculado ao departamento de desenho e tecnologia da UFMA, criou o projeto: Iconografias do Maranhão, em que pretendem mapear as imagens da cultura material e imaterial de 16 grupos do Estado. O trabalho conta com 50 alunos da graduação que se aproximam das comunidades conhecem as manifestações seus locais de origem, sua finalidade, seus ritos e até elementos da vida cotidiana dos participantes, para então tentar materializar as imagens.

    A professora Raquel Noronha, responsável pelo projeto comenta que se utilizam a etnometodologia como parte do projeto de designe, “a grande característica de um projeto de extensão é levar o conhecimento acadêmico até as comunidades e o conhecimento empírico, a cultura, os saberes tradicionais para dentro da Universidade”, conclui.

    A idéia surgiu como continuidade da tese de mestrado da professora que já estudava a iconografia como símbolo do patrimônio e começou a pensar em outras imagens da identidade local fornecidas pela cultura. A pesquisa torna-se importante para que pessoas que trabalham com a tradição possam perceber a importância dessas imagens, muitas vezes deixadas de lado no cotidiano. Essa iconografia, mapeada e organizada deve ser transformada em produtos que tenham a identidade cultural maranhense e que possam ser produzidos pela comunidade dos grupos tradicionais, para tanto serão oferecidas oficinas de serigrafia e qualificação artesanal para otimizar a produção.

    A expectativa é difundir essas imagens, colocar à disposição de todos para que possam construir produtos, camisetas, botons, capas de cadernos é um processo de auto-reconhecimento de afirmação dessas identidades.

    VOCÊ SABIA QUE FOI DESCOBERTO MECANISMO E FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A ORIGEM DO CÂNCER DE ESTÔMAGO?

    Pesquisa da Universidade de Urbana Em Ilinois - Estados Unidos, descobriu que uma enzima ativada por uma bactéria que sobrevive aos ácidos estomacais causa o câncer de estômago.

    A bactéria de nome Helicobacter Pylori dá origem à gastroenterite, infecção no aparelho digestivo que tem como sintomas a diarréia, vômito, dores intestinais e febre acima de 38º.

    De acordo com os pesquisadores até já se sabia que diversos tipos de câncer estomacal eram induzidos por infecções crônicas causadas pela bactéria, o que se desconhecia eram os mecanismos e os fatores bacterianos que levavam ao desenvolvimento da doença.

    Com a descoberta será possível compreender porque em alguns tipos de câncer as células impulsionam a sobrevivência dos tumores e freia a quimioterapia que combate às células cancerígenas.

    Você sabia? Tome ciência!

    more
  • TARTARUGA NO MARANHÃO E SUA RELAÇÃO COM O HABITAT

    A carne de tartaruga é uma das iguarias mais disputadas desde a época colonial quando era servida nos grandes banquetes.

    Como o Maranhão possui uma grande quantidade dessas espécies e percebendo a necessidade de conhecer as espécies marinhas e de água doce, também chamadas de quelônios, a professora de Biologia da UFMA, Larissa Barreto, criou em 2005 o Projeto Quemar – Quelônios Aquáticos do Estado do Maranhão. Através do projeto, que conta hoje com cinco alunos dos cursos de biologia e oceanografia da UFMA, além da orientadora, já foram coletados dados das populações no Estado a fim de identificar a quantidade existente e a relação deles com o habitat.

    Randolfo Azevedo, um dos estudantes envolvidos com o projeto evidencia que “o projeto trabalha com tartaruga de água doce, fazendo estudo de população, dieta, estudos genéticos e das tartarugas marinhas é feito apenas monitoramento: encalhe e desova”.

    Mesmo com a caça regulamentada pelo IBAMA, em várias áreas do Estado ainda não há consciência ambiental de procurar um consumo sustentável e respeitar o espaço e equilíbrio do meio ambiente.

    Para amenizar a situação, alunos do projeto dão aulas em escolas da capital e do interior do Estado e palestras para os moradores das regiões atingidas.

    Para os pesquisadores as espécies aceitam um alto grau de poluição que traz efeitos para elas principalmente quando a poluição é constituída por metais pesados podendo trazer mutações genéticas, como já detectadas. Eles alentam ainda que se não houver um sistema de manejo e consumo sustentável nessas áreas as tartarugas correm risco de extinção. (Camila Pinto Bullosa)

    VOCÊ SABIA QUE FORAM DESCOBERTOS TÚMULOS EGÍPCIOS COM DOIS MIL ANOS NO EGITO?

    É verdade! Um grupo de arqueólogos egípcios acaba de descobrir dois túmulos com cerca de 2500 anos no sítio arqueológico de Saqara, próximo do Cairo, sendo os mais antigos já encontrados na região. Os dois mausoléus tem gravuras em vários de seus muros. Uma das duas construções é a maior já encontrada na região, contento vários corredores, quartos e salas. Na parte frontal do túmulo há duas fachadas, uma em deterioração e outra de tijolos.

    Também foram localizados dois quartos com material de construção e uma sala com ossadas e potes de cerâmica, além de ossadas de falcões em bom estado de conservação.

    O segundo mausoléu descoberto é bem menor que o primeiro, também é formada por várias salas onde estão depositadas vasilhas cerâmicas. Para os pesquisadores os túmulos foram utilizados em mais de uma ocasião e possivelmente foi depredado no século cinco depois de Cristo.

    Eles revelam ainda que esta descoberta é uma prova de que a região de Saqara, onde fica a pirâmide escalonada de Zoser, ainda guarda muitas surpresas.

    Você sabia? Tome ciência!

    more
  • MAPEAMENTO DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO MARANHÃO

    O Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, com o intuito de conhecer melhor as questões de territorialidade das comunidades tradicionais do Maranhão, vem fazendo um mapeamento desses grupos, sua cultura, identidade, seus locais de origem, conflitos e a relação com a natureza.

    A atenção dos pesquisadores está voltada para os grupos quilombolas, especialmente os de Alcântara: os grupos afro-religiosos e as quebradeiras de coco.

    O projeto acontece também no Pará,Tocantins e Piauí sob a coordenação geral de Alfredo Wagner com a participação de professores e alunos de várias instituições de ensino a exemplo da UEMA e UFMA.

    Cintia Carvalho Martins, professora da UEMA é uma das organizadoras dos dados de São Luís, ela descreve que um dos objetivos do projeto “é a produção de conhecimentos científicos e produzir uma reflexão a cerca das situações vivenciada pelos povos e comunidades tradicionais com ênfase na questão dos conflitos que essas comunidades estão vivenciando e quais são as formas de mobilização das representantes de movimentos sociais”.

    Os estudos iniciaram em 2005 com uma pesquisa realizada nas áreas de ocorrência dos babaçuais enfatizando a guerra ecológica, o plantio homogêneo e a organização do movimento social das quebradeiras de coco. Os pesquisadores se inserem na comunidade, fazem o levantamento das condições sociais do local e dão oficinas para os líderes, em seguida constroem os mapas que representam os sujeitos da ação e escrevem livros.

    Os responsáveis pelo trabalho acreditam que estão conquistando espaço para os movimentos sociais. Além disso os dados servem de base para políticas étnicas e fortalecem a construção da territorialidade de identidade desses povos. (Camila Pinto Boullosa)

    VOCÊ SABIA QUE NASA DESCOBRIU NOVO CORPO CELESTE SEM CLASSIFICAÇÃO?

    É isso mesmo. A Nasa – Agência Espacial Norte Americana, através do telescópio espacial Kepler, detectou dois corpos celestes que não podem ser classificados nem como estrela, nem tampouco como planeta.

    De acordo com as observações os corpos são quentes demais para serem planetas e são muito pequenos para serem consideradas outras estrelas, a temperatura deles ultrapassa os 14.000ºC.

    Apresentada durante Reunião da Sociedade Americana de Astronomia, a pesquisa sugere duas teorias para a natureza dos objetos. A primeira é de que elas são planetas recém-nascidos o que resulta em temperatura bastante alta. A segunda sugere que os corpos descobertos são estrelas do tipo das anãs brancas que estão morrendo, perdendo camadas exteriores e encolhendo.

    Segundo os astrônomos é apenas uma questão de tempo para que o através do telescópio Kepler se descubra planetas com condições análogas à Terra.

    Você sabia? Tome ciência!

    more
  • PROJETO AVALIA A PRODUÇÃO DO LEITE NA ILHA DE SÃO LUÍS

    São Luís poderia produzir leite cru (aquele que não passa por fervura, nem por pasteurização) suficiente para abastecer os supermercados da cidade, mas a má qualidade do produto prejudica a sua comercialização.

    Em 2008 o Ministério da Agricultura criou a Instrução Normativa Nº 2, no intuito de fazer um regulamento que trata a qualidade do leite. Na maioria dos estados brasileiros o produto já é pago em função da qualidade que apresenta, quanto melhor o leite, mais caro é vendido.

    Para avaliar as produções do município e orientar os produtores a professora do Curso de Veterinária da UEMA, Francisca Neide, criou o projeto com o título: Contagem de células somáticas, resíduos de microbianos e qualidade microbiológica do leite cru produzido nas fazendas leiteiras de São Luís do Maranhão.

    “Foi pesquisado isso porque se houver qualquer infecção no úbere da vaca (glândula mamária) é encontrado um número de células somáticas elevadíssimo, acima do que é permitido nesse leite. Foi contado o número destas células para verificar se esse leite tinha qualidade ou não, e para saber a saúde da glândula mamária”, ressalta a pesquisadora.

    A pesquisa foi feita em 15 propriedades pequenas, cada uma contendo entre 7 e 10 vacas, estando localizadas em São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. Na maioria o leite cru ou in natura era usado para consumo da família, vizinhos, padaria do bairro e em alguns casos para supermercados.

    De acordo com as observações o leite dessas propriedades apresentam uma qualidade microbiológica insatisfatória, possuindo contaminação por células somáticas acima do valor permitido, regulamentada pela Legislação Brasileira. Apresenta ainda, resíduos de antibióticos sendo fator para a saúde pública, porque o leite com resíduos de antibióticos ao ser consumido pelo ser humano pode provocar processos alérgicos, intolerância ao leite. Também foi verificada uma quantidade grande de bactérias que indica a qualidade do leite muito ruim além da presença de coliformes fecais, devendo passar por um processo de pasteurização ou fervura para ser consumido.

    A partir de então os pesquisadores envolvidos com o estudo pretendem ministrar palestras de qual a melhor forma do manejo do animal para aumentar a produção do leite. (Camila Pinto Boullosa)

    VOCÊ SABIA QUE CONSUMO DE REFRIGERANTE PODE INDUZIR DESENVOLVIMENTO DE TUMOR NO PÂNCREAS?

    Pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos desenvolveram estudo que apontou o consumo de dois ou mais litros de refrigerante por semana a maior risco de desenvolver câncer pancreático em comparação a quem não consumia a bebida. O câncer de pâncreas é enfermidade pouco comum, mas extremamente mortal.

    O risco de desenvolvimento deste tipo de câncer aumenta após os 50 anos de idade, principalmente na faixa etária entre 65 e 80 anos, com maior incidência no sexo masculino.

    O estudo foi realizado com 60 mil pessoas de Cingapura acompanhadas por 14 anos. Quem ingeria maior quantidade de refrigerantes por semana teve até 87 por cento mais chances de estar entre as 140 pessoas que desenvolveram o câncer no período.

    Segundo os cientistas uma das explicações deve-se ao fato da grande quantidade de açúcar presente nas bebidas, o que gera um aumento nos níveis de insulina no organismo, devendo contribuir para o crescimento de células doentes no pâncreas. Mas eles destacam que o consumo de refrigerante não pode ser considerado o único responsável pelo desenvolvimento da doença estando associado a outros comportamentos de risco, como a ingestão de carne vermelha e o tabagismo. //

    Você sabia? Tome ciência!

    more
  • SOFTWARE QUE OBJETIVA ORGANIZAR DADOS PORTUÁRIOS

    A quantidade de navios que chegam na praia de São Marcos em São Luís é enorme, mas quando algum deles fica duas horas a mais que o previsto no porto ou esperando para atracar. As empresas que pretendem receber ou exportar material pagam milhões em multas pelo atraso, elas, normalmente, já incluem esse tipo de gasto aos custos de exportação, no entanto, indústrias como a Alumar e a Vale gastam mais do que gostariam com esse tipo de problema.

    Para tornar os sistemas portuários mais eficientes, o professor da UFMA, Alexandre César Muniz, do Departamento de Informática, está trabalhando com ferramentas computacionais capazes de organizar melhor os dados portuários, facilitando a tomada de decisões dos profissionais.

    “O processo de decisão sempre existiu na empresa, havia uma equipe que decidia a ordem, a prioridade do porto em relação à atracação de navios, a equipe se reunião sempre que havia uma demanda de navios, e tomavam a decisão com base em planilha eletrônica. Atualmente há um sistema que mostra todo o cronograma da chegada de navios, como está o estoque de matérias-primas na fábrica e tomam decisões baseados em gráficos e em um sistema que dá sugestões de atracação que tenta minimizar o custo do porto”, relata o professor.

    A área da informática que trabalha com esse tipo de problema é a Pesquisa Operacional, ela procura uma série de ferramentas que auxiliam a descoberta e a solução deles. Este projeto uniu estudos da engenharia de software com a pesquisa operacional que dão origem a um programa capaz de minimizar problemas nos portos, resultando em um software.

    O projeto que já vem sendo utilizado pela Alumar, busca agora melhorar a integração entre a malha ferroviária e a portuária da Vale. Estuda-se especificamente o problema que ocorre na Vale por possuir um porto mais complexo, aonde aportam navios maiores, com quatro locais de atracação e um pátio extenso com vários equipamentos que fazem a distribuição de minério de ferro. A missão é fazer com essa produção de minério de ferro da jazida de Carajás seja exportada de forma eficiente, devendo haver uma integração eficiente da malha ferroviária da Vale com a chegada de vagões que são descarregados evitando uma fila na baia de São Marcos. (Camila Pinto Boullosa)

    VOCÊ SABIA QUE PRIMEIRO CLONE HUMANO JÁ PODE TER NASCIDO?

    É isso mesmo! A química francesa Brigite Boisselier confirmou recentemente o que já havia anunciado em novembro do ano passado (2009), que o primeiro bebê clonado nasceria nos Estados Unidos com cópia genética da mãe. Segundo ela, o bebê teria nascido no Laboratório Clonaid no dia 26 de janeiro de 2010 às 2h55min, horário de Brasília, com 3,100Kg e se chamaria Eve.

    A química faz parte da ceita raeliana que acredita que o homem foi introduzido na terra por seres extraterrestres há 25 mil anos. Segundo eles, por meio da clonagem os seres humanos alcançariam a vida eterna.

    Vários especialistas da área médica e científica mostraram-se indignados com este anúncio, pois essa é uma questão que envolve os direitos humanos por trazer riscos inadmissíveis aos bebês.

    Dentre os principais perigos já observados na clonagem de animais e que podem acometer também os bebês clonados estão: anomalias no coração, nos pulmões, no sistema imunológico e no fígado, obesidade, alto índice de mortalidade antes ou logo depois do nascimento, câncer e envelhecimento precoce.

    Os testes para confirmar se a história é verdadeira estão sendo realizados e os resultados serão divulgados dentro de 10 dias.

    Você sabia? Tome ciência!

    more
  • GENES ENVOLVIDOS NA MANIFESTAÇÃO DO ALZHEIMER

    Os principais sintomas do Alzheimer são: perda de memória, confusão e desorientação, ansiedade, agitação, alucinação, desconfiança, alteração da personalidade e do senso crítico, dificuldade com atividades da vida diária (como comer e tomar banho), dificuldade em reconhecer familiares e amigos. No entanto, tais sintomas não são suficientes para dar um diagnóstico totalmente seguro da doença, pois vários genes combinados podem resultar em Alzheimer.

    O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa que atinge metade da população acima de 85 anos, mas que também ocorre em pessoas de várias idades. A medicina ainda não tem certeza de quais sejam os genes responsáveis pelo desenvolvimento da doença e quais as mutações que sofrem e nem mesmo qual a sua relação com o ambiente.

    Já existem no Brasil pesquisas na área com células tronco e seqüenciamento do DNA dos pacientes. Na UFMA há um projeto em que os pesquisadores tentam aliar as mutações no gene presenilina 1 ao Alzheimer, procurando entender se ele é causador da doença ou se tem influência direta.

    A aluna de biologia da UFMA Carolina Mocher, responsável pelo projeto explica que “o Alzheimer é uma doença complexa, multifatorial, até hoje não se sabe direito as causas, mas se tem genes relacionados a ele”. Ela trabalha com um desses genes o presenilina 1 que está relacionado ao Alzheimer de início precoce, que acomete pacientes com menos de 65 anos. Determinadas mutações desse gene já foram identificadas e são relacionadas a esse quadro clínico mais agressivo de início precoce.

    Para a pesquisadora, “o resultado da pesquisa precisa ser combinado com outros estudos em mutações genéticas para, em um futuro próximo, o diagnóstico e tratamento sejam mais fáceis, ou que a doença seja evitada”. (Camila Pinto Boullosa)

    VOCÊ SABIA QUE VACINA DA GRIPE SUÍNA PODE SER PRODUZIDA ATÉ TRÊS VEZES MAIS RÁPIDA?

    O vírus H1N1, causador da Gripe Suína ou Gripe A, aterrorizou o mundo no ano passado. Com a iminência de uma epidemia mundial os cientistas se debruçaram em desenvolver vacinas no tempo mais breve possível. No entanto, a técnica utilizada atualmente, que faz uso de ovos de galinha, é lenta levando cerca de 6 meses para aprontar as vacinas. Um tempo precioso quando muitas vidas estão em perigo expostas a um vírus bastante agressivo.

    Uma nova técnica, desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida Aplicadas de Viena, promete reduzir o tempo de produção de vacinas para apenas dois meses, quatro a menos que a técnica vigente. O novo processo consiste na substituição de embriões de galinha por células de mariposa.

    A nova técnica já foi utilizada em camundongos de laboratório e obteve bons resultados, mas ainda precisa de mais testes para ser utilizada em humanos.

    Um exemplo de que os resultados são promissores é que uma vacina contra o vírus causador do câncer de colo do útero, o HPV, utiliza a mesma técnica já estando disponível no mercado europeu.

    Você sabia? Tome ciência!

    more
  • PROCESSOS DE FUNDIÇÃO DE METAIS PARA A PRODUÇÃO DE LIGAS METÁLICAS MAIS RESISTENTES

    Estruturas dendríticas são partículas menores existentes nos metais que podem se modificar dependendo da forma de solidificação usada. A Solidificação Unidirecional se mostrou a melhor alternativa.

    Novos processos de fundição que criem materiais mais resistentes estão sendo desenvolvidos pelo núcleo de estudos da UEMA por meio da pesquisa: A influencia da composição das ligas de alumínio magnésio nos parâmetros térmicos e estruturais pelo processo de solidificação unidirecional, sob a coordenação do professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Maranhão, Jean Robert.

    “O objetivo do estudo é verificar a questão das propriedades nas quais se pode alterar a micro estrutura do material a ponto de ele ter uma certa resistência, uma certa dureza, e ter uma melhor permeabilidade”, destaca o pesquisador.

    Na solidificação unidirecional várias etapas são eliminadas e o alumínio é empregado em grãos colunares se tornando mais resistente e leve. Este tipo de pesquisa é muito requisitada pelas empresas que constroem aviões já que interessam que as turbinas sejam feitas de material maleáveis, resistentes a mudanças bruscas de temperaturas e leves.

    Os pesquisadores trabalham em parceria com a UNICAMP, a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal do Pará que já tem resultados avançados sobre o tema. (Camila Pinto Boullosa)

    VOCÊ SABIA QUE A NASA DESCOBRIU NOVOS PLANETAS FORA DO SISTEMA SOLAR?

    É isso mesmo! A Agencia Espacial Americana (Nasa) detectou através do telescópio Kepler, cinco planetas gigantes fora do nosso sistema solar. O tamanho deles varia entre quatro vezes maior que a Terra até maior do que Júpiter (que tem diâmetro 11 vezes maior que o da Terra). Os planetas receberam os nomes de Kepler 4-b, 5-b, 6-b, 7-b e 8-b em homenagem ao telescópio.

    Diferente do que se pode imaginar, todos os planetas circulam muito próximos às suas estrelas. Essa proximidade faz com que todos os cinco planetas sejam mais quentes do que lava derretida, chegando a brilhar de tão quente. A temperatura estimada deles está entre 1.200ºC E 1.650ºC.

    A descoberta é a primeira desde que o telescópio Kepler entrou em operação, dia 06 de março do ano passado quando foi lançado da estação espacial de Cabo Canaveral. A principal missão do telescópio é observar mais de 100 mil estrelas de forma contínua e simultânea.

    A Nasa espera que através do telescópio Kepler se possa descobrir planetas não só de dimensões semelhantes à Terra, mas com potencial existência de água em sua superfície e com condições favoráveis à existência de vida.

    Você sabia? Tome ciência!

    more
  • DESTINAÇÃO ECOLOGICAMENTE CORRETA PARA RESÍDUOS AGRÍCOLAS

    O Maranhão produz uma grande quantidade de resíduos provenientes de atividades agrícolas e madeireiras. Uma parte deste material é utilizada pelos próprios agricultores, no entanto, ainda resta uma quantidade expressiva do material sendo desperdiçada.

    Os professores, Cícero Bezerra, Sirlane Santana e Ildo da Silva, do Laboratório de Pesquisa de Física Inorgânica e Analítica da UFMA resolveram estudar uma destinação útil para esse material. A solução encontrada foi utilizar os resíduos como material absorvente, uma espécie de filtro para metais industriais e corantes têxteis, avaliando a potencialidade de vários lígneos celulósicos regionais como: casca de arroz, mesocarpo e epicarpo de babaçu, mesocarpo de coco verde como absorventes.

    O projeto Procad que recebe investimento da Capes e tem parceria da Unicamp, e da Universidade Federal de Sergipe, no primeiro momento trabalhou com a indústria de toalhas São Carlos em São Paulo que mandou alguns corantes utilizados no processo e também a água residual, sendo feito o estudo em laboratório da aplicação dos resíduos.

    Uma aplicação prática que foi encontrada para a absorção de metais não foi ainda em afluentes industriais, mas na remoção de cobre em aguardentes, no caso a tiquira. Como o cobre é indesejável nas aguardentes é segundo a legislação vigênte não pode ultrapassar 5ppms, então o material foi utilizado tanto na remoção do cobre de aguardentes como também na colação das tiquiras. (Camila Pinto Boullosa)

    VOCÊ SABIA QUE VIDEOGAME ESTIMULA HABILIDADES MENTAIS?

    É verdade! Para pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, o uso de videogames de forma regular ajuda a processar informações de forma mais rápida e precisa não só no jogo, mas também em situações reais.

    Após realizarem testes de tempo de reação em laboratório descobriram que alguns jogos eletrônicos podem trazer benefícios aos jogadores, principalmente nas habilidades visuais.

    De acordo com outros estudos sobre o assunto, o uso do videogame pode melhorar a cognição visual com a repetição, melhora o desempenho das habilidades de rotação mental e da memorial visual e espacial além da capacidade de realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo.

    Dentre os jogos citados na pesquisa destacam-se os jogos de ação que exigem processamento rápido de informação e ação imediata, levando os jogadores a tomar decisões em tempo mais curto do que na vida real.

    Você sabia? Tome ciência!

    more
  • CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS MARISQUEIROS DO LITORAL MARANHENSE

    A ergonomia tem a função de adaptar o trabalhador à sua profissão de forma a respeitar os limites do seu corpo, os responsáveis pelo estudo na área tem a preocupação de melhorar significativamente a eficiência, a produtividade, a segurança e a saúde dos funcionários.

    Na UFMA, o Núcleo de Ergonomia e Processos de Produtos vem desenvolvendo pesquisas variadas, uma das mais importantes trata dos marisqueiros da Ilha de São Luís trazendo como título: A produção de mariscos no litoral maranhense: uma avaliação das condições de trabalho e do impacto ambiental no processo de comercialização, o foco da pesquisa são os catadores de ostras, sarnambis e sururu.

    Segundo o coordenador do estudo, Raimundo Lopes Diniz, do Departamento de Desenho e Tecnologia afirma que “a intenção da pesquisa é fazer uma avaliação sobre a produção de mariscos do litoral maranhense, essencialmente no processo de comercialização e entender dentro desse processo como é que está a atual condição de trabalho dos marisqueiros e também procurar entender como está a relação deste processo com possíveis danos ou algo que venha trazer alguma conseqüência ambiental.

    O estudo se propõe a estudar todo o processo, desde a coleta pelo processo artesanal, descartes dos restos de mariscos, processo de limpeza e armazenamento e ainda a venda nos comércios, bares, nas praias e restaurantes. Uma das principais preocupações dos pesquisadores é com destino dos restos de mariscos.

    Até agora já foi feito o levantamento dos problemas ergonômicos e o mapeamento do processo de comercialização artesanal dos catadores de ostras das comunidades: Raposa, São José de Ribamar e Araçagi sendo apontado vários problemas de saúde e descontentamento pelos marisqueiros. (Camila Pinto Boullosa)

    VOCÊ SABIA QUE OS DINOSSAUROS SURGIRAM NA AMÉRICA DO SUL?

    É verdade! Estudo publicado recentemente na revista científica Science revela que os dinossauros surgiram na região que hoje é a América do Sul para em seguida se espalhar pelo mundo.

    Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois da descoberta de uma nova espécie de dinossauro, o Tawa Hallae, que preenche uma lacuna entre os grandes carnívoros do período jurássico, como o Tiranossauro Rex e o Velociraptor e seus ancestrais como o Herrerassauro descoberto na Argentina nos anos 60.

    Os fósseis do Tawa Hallae e de outras duas espécies foram encontrados bem conservados em um sítio no Novo México, nos Estados Unidos.

    Segundo os pesquisadores as espécies de dinossauros Tawa Hallae e seu ancestral Herrerassauro compartilhavam traços bastante parecidos, mas o primeiro possui características dos grandes carnívoros do período jurássico que estão ausentes no Herrerassauro.

    Isso sustenta a hipótese de que os dinossauros tenham surgido na América do Sul quando esta ainda era parte da massa continental chamada Pangéa.

    Você sabia? Tome ciência!

    more
  • PESQUISA ANALISA MUDANÇAS NO MARANHÃO EM DECORRÊNCIA DO PROGRAMA GRANDE CARAJÁS

    O programa Grande Carajás é um projeto de exploração mineral implantado entre 1979 e 1986 que se estende por 900.000 Km2 passando pelo Oeste do Maranhão, Sudoeste do Pará e Norte do Tocantins. O Maranhão se inseriu no processo por possuir um porto de fácil acesso e de muita profundidade, o Itaqui, localizado na Ilha de São Luís. Isso faz com que 14 municípios do estado sejam cortados pelo trem que transporta o minério e, portanto, sofram transformações significativas ao longo dos anos.

    Com o intuito de discutir tais mudanças ocorridas no Estado do Maranhão em decorrência do programa Grande Carajás, a professora Zulene Muniz, do departamento de Ciências Sociais da UEMA criou o projeto: Estruturação e Reestruturação do Capitalismo Industrial no Maranhão Impactos Sócio Espacial e as Respostas do Desenvolvimento Social. O objetivo era captar os impactos sociais desses projetos de desenvolvimento tendo uma visão mais geral, inclusive do estado, como corredor de importação. A pesquisadora pretendia ver também até que ponto eles contribuíram para uma mudança do perfil econômico e social e se o Maranhão chegou perto dos índices dos demais estados, ainda que em nível de nordeste.

    Foi percebido que muitas dos moradores das localidades atingidas pelo projeto migraram para São Luís (provocando o inchaço da cidade aumentando o número de favelas) e também para outras cidades próximas em outros estados, muitas vezes se tornando vítimas do trabalho escravo.

    Entre as conclusões percebeu-se que o Maranhão não saiu de sua posição de estado periférico. Os níveis de desigualdade, de desenvolvimento humano, mortalidade infantil, educação apresentaram taxas de avanço muito pequenas. Desde 2002 os níveis não são muito diferentes, os níveis que se tinha em 1991 e o que se tem hoje não apresentam mudanças significativas em termo de desenvolvimento e de índice de desenvolvimento humano, eles continuam baixos. Por outro lado houve uma mudança de perfil econômico, o Maranhão se modernizou com empresas de grande porte instaladas no Estado o que não significa desenvolvimento social, tem muito mais crescimento econômico do que desenvolvimento.

    As expectativas levantadas há 20 anos com o Programa Grande Carajás são as mesmas levantadas hoje com a implantação da refinaria em Bacabeira o que nos leva a refletir sobre os seguintes desafios: Será que o ideal não é pensar em pequenos projetos que considera as potencialidades locais? Que outro padrão de desenvolvimento se pode pensar no Maranhão que não seja exatamente centrada na política dos grandes projetos?

    A intenção da pesquisadora é ampliar o tema da sua pesquisa à implantação da refinaria de Bacabeira, para discutir as transformações políticas, sociais e ambientais servindo de base para a implantação de um projeto de mestrado em desenvolvimento social e regional. (Camila Pinto Boullosa)

    VOCÊ SABIA QUE JÁ É POSSÍVEL TRANSMITIR A IMAGEM DE UM HEMISFÉRIO INTEIRO EM APENAS UMA FOTO?

    É verdade! O feito foi conseguido por um grupo de cientistas da Universidade de Duke nos Estados Unidos que criaram uma lente capaz de projetar a luz de todo um hemisfério sobre uma superfície plana. Diferente das lentes convencionais que só conseguem projetar a luz vinda de uma só direção, a equipe conseguiu por meio de um sofisticado processo, manipular de maneira artificial a propagação da luz.

    Para isso foi utilizada uma substância que apresenta propriedades eletromagnéticas incomuns, devido à sua estrutura. Essa substância batizada de metamaterial permite o controle total da propagação da luz expandindo a capacidade de visualização dos instrumentos ópticos atuais.

    Publicado em Edição da Revista “Nature” O estudo sugere um passo adiante na construção de CÂMERAS e detectores de imagens capazes de captura a luz em ângulos de até 180º e projetá-la sobre uma superfície plana.

    De acordo com os pesquisadores, esta nova lente combinada com um chip de uma câmera instalada em uma superfície plana, pode projetar e transmitir a imagem de um hemisfério inteiro em apenas uma foto.

    Você sabia? Tome ciência!

    more
  • MEDICAMENTO À BASE DA XANANA É USADO PARA REDUZIR EFEITOS DA AIDS

    A AIDS é uma das doenças mais pesquisadas até o momento, até agora a cura ainda não foi encontrada e os portadores do HIV devem recorrer a um coquetel, o AZT, a primeira substância aprovada para tratamento.

    O Departamento de Farmácia da UFMA, através do núcleo de pesquisas em Fitoterapia (ciência que estuda compostos alternativos para tratar doenças usando substâncias subtraídas de plantas), descobriu uma erva capaz de amenizar as doenças secundárias que os aidéticos tem em decorrência da baixa imunidade, como a pneumonia, a diarréia, tosse, rinite e demais infecções, a Chanana. O novo remédio teve ser tomado junto com o AZT como complemento.

    A coordenadora do projeto Teresinha Rego fala que “o trabalho surgiu de uma permuta com plantas nossas para a pesquisadora a pesquisadora Alba, da Venezuela em Campinas. Ela começou a pedir em grande quantidade uma planta nossa, a Xanana que em todos os passeios das ruas se encontra. Isso nos incomodou e pedimos que participássemos dessa pesquisa para trazer os benefícios para o Maranhão. Passamos três meses junto a esta pesquisadora venezuelana para verificar o que ela estava fazendo com a erva. Ela utilizava o chá da planta inteira como energético para melhorar o sistema imunológico dessas pessoas portadoras” destaca a fitoterapeuta.

    O encontro aconteceu em 1982, desde então as pesquisas na área não param. Ao verificar que no processo de preparação, durante a fervura, o chá perde de 30% à 40% de seu princípio ativo, a professora resolveu utilizar a erva em forma de tintura.

    Em 1998, com os testes já feitos, a nova fórmula pôde ser aplicada em portadores do vírus HIV. Hoje há cerca de 30 pacientes fixos que utilizam o medicamento e outros 17 que moram em outros Estados. São preparados cerca de 80 frascos de 100ml por semana para atender a pedidos.

    Além de atender portadores de AIDS, o xarope de Xanana vem sendo usado, também, para afastar os efeitos colaterais das sessões de quimioterapia e radioterapia no tratamento do câncer.

    Os interessados no medicamento podem se dirigir ao herbário da UFMA e procurar a professora Teresinha Rego. (Camila Pinto Boullosa)

    VOCÊ SABIA QUE IDOSOS COM SOBREPESO TEM MAIOR LONGEVIDADE?

    Contrariando o que a literatura médica vem orientando até hoje, uma pesquisa realizada na Universidade do Oeste da Austrália, afirma que idosos com mais de 70 anos que estão um pouco acima do peso, tem maiores chances de ter maior longevidade do que aqueles que são mais magros.

    O estudo foi realizado durante 10 anos e investigou mais de 11 mil voluntários. Os resultados revelaram que havia uma boa vantagem dos idosos com sobrepeso, com IMC, relação entre peso e altura, entre 25 e 29,9, sobre os que tinham peso normal, IMC de 18,5 a 24,9, os de baixo peso, com IMC abaixo de 18,5 e os obesos com Índice de Massa Corporal acima de 30. Como exemplo, aqueles com sobrepeso tinham até 13% menos riscos de morte do que aqueles que tinham peso normal.

    Para os pesquisadores, tanto esta como outras pesquisas correlatas, devem ser levadas em consideração pela organização mundial da saúde para rever as orientações de peso para pessoas mais idosas.

    Descartando quem tem diabetes, ou artrite, pois o aumento de peso pode piorar o estado de saúde delas, o sobrepeso para as outras, apresenta reserva extra para a recuperação de estresses como cirurgia e pneumonia.

    Você sabia? Tome ciência!

    more

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

ARQUIVO BLOG

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior