• NOTÍCIAS INSCRIÇÕES ABERTAS PARA X MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA


    O UNISAL, Centro Universitário Salesiano de São Paulo, abre inscrições para a X Mostra de Produção Científica, que podem ser feitas até o dia 16 de agosto pela internet. O evento é voltado para alunos, professores e pesquisadores de Instituições de Ensino Superior e Institutos de Pesquisas das mais variadas áreas.
    O objetivo da amostra é divulgar trabalhos científicos e inovações metodológicas desenvolvidos pela comunidade acadêmica.
    A X Mostra de Produção Científica ocorrerá no Campus Maria Auxiliadora de Americana do UNISAL. A abertura acontece no dia 29 de outubro com a palestra do prof. Dr. Marco Antonio Silveira, coordenador e pesquisador do Grupo de Apoio à Inovação e Aprendizagem (GAIA) e do Centro de Tecnologia da Informação "Renato Archer" (CTI/MCT), Campinas, interior de São Paulo que irá proferir a palestra: "Capital Intelectual e Sustentabilidade nas Instituições e Empresas".
    A divulgação dos trabalhos selecionados será feita no dia 6 de setembro.

    more
  • NOTÍCIAS
    Dinamarca corta subsídios estatais aos tratamentos de reprodução humana assistida
    * Prof. Dr. Joji Ueno

    Hoje, o governo dinamarquês destina aproximadamente 6,7 milhões de euros para grupos com necessidades especiais que necessitam de acesso a tratamentos que envolvem as técnicas de reprodução humana assistida

    O governo dinamarquês, que até agora, custeava três tentativas de ciclos de tratamentos de reprodução assistida para casais, solteiros e homossexuais, anunciou que vai cortar este benefício.  O motivo? Priorizar os investimentos públicos -  alegam os membros do legislativo do País, que estão promovendo mudanças no sentido de que os tratamentos de reprodução assistida deixem de ser parte do rol de serviços gratuitos de saúde pública da Dinamarca.
    Hoje, o governo dinamarquês destina aproximadamente 6,7 milhões de euros para grupos com necessidades especiais que necessitam de acesso a tratamentos que envolvem as técnicas de reprodução humana assistida.  Os cortes nesta área irão diminuir os gastos do governo em 26,9 milhões por ano em 2011, 2012, 2013 e assim por diante.
    Em 2007, 4,9% de todas as crianças nascidas na Dinamarca foram bebês concebidos com a ajuda de técnicas de reprodução humana assistida, de acordo com o Observatório Europeu daSociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia, ESHRE. Membros do corpo diretivo da ESHRE lamentam o fato, pois a Dinamarca sempre foi considerada uma referência européia em termos de acesso e disponibilidade de tratamento para pacientes que procuram as técnicas de reprodução humana assistida, no continente europeu.
    Segundo as previsões da entidade, com 2.558 ciclos por milhão de habitantes, cada turma escolar da Dinamarca tem pelo menos dois filhos nascidos de FIV. As mudanças, segundo aSociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia terão grandes implicações e efeitos prejudiciais para os casais sem filhos, para as clínicas de fertilidade e para o ambiente de pesquisa na Dinamarca.

    Por aqui...

    No Brasil, onde se preconiza a universalidade e a eqüidade como princípios norteadores das ações e serviços de saúde no país, a discussão sobre a regulamentação ao acesso às tecnologias reprodutivas versa sobre concordâncias ou discordâncias dos projetos de lei aos princípios constitucionais e aos direitos humanos adotados pelo Estado brasileiro.

    É importante conhecermos alguns destes princípios, a começar pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sustentado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelas Leis N.º 8080/90 (Lei Orgânica da Saúde) e Nº 8.142/90, que tem como finalidade expandir a cobertura de saúde à população, visando maior eqüidade e melhoria na eficiência, na qualidade e na satisfação dos usuários. Sabemos que persistem, na prática, exclusões e desigualdades no acesso a estes níveis de atenção no sistema de saúde do país, apesar dos princípios apresentados acima.
    No caso da reprodução humana assistida, esta desigualdade é agravada pela inexistência, até o momento, de uma regulamentação específica sobre RA no Brasil, que estivesse baseada nos preceitos do SUS e nos acordos internacionais de direitos fundamentais do indivíduo.
    Existe também o consenso, entre estudiosos do tema, de que as tecnologias reprodutivas não foram consideradas um problema a ser regulamentado pelo Direito brasileiro.

    No Brasil, estas tecnologias têm a Resolução CFM N° 1.358⁄1992, elaborada 10 anos após o início de sua prática no país, como regulação que permanece insuficiente até os dias atuais. A norma não prevê o controle de licença para funcionamento das clínicas de RA, concentradas no setor privado, e muito menos, o monitoramento sistemático de seus resultados.

    A presença de pessoas capacitadas a discutir o assunto, como médicos especialistas em bioética e reprodução assistida, por exemplo, são elementos essenciais para que as proposições legislativas sejam redigidas de maneira menos superficiais e gerais, evitando que o acesso à RA seja limitado apenas a determinadas técnicas.

    A legislação brasileira traz sempre como beneficiários das técnicas de RA, as mulheres e⁄ou os casais inférteis. Vale ressaltar que a “permissão” ao acesso a mulheres solteiras, desde que “comprovadamente” inférteis, pode ser encarada como um pequeno esforço no reconhecimento da monoparentalidade, uma entidade familiar bastante comum em nossa sociedade contemporânea.

    Mas o fato de este mesmo acesso não estar disponível a homens solteiros ou a casais homossexuais revela, entre outros aspectos, que princípios constitucionais e de direitos humanos, como o respeito à igualdade, à diversidade e ao pluralismo, não estão sendo seguidos, assim como direitos sexuais e reprodutivos estabelecidos na Lei de Planejamento Familiar.

    Negar o acesso às tecnologias reprodutivas a pessoas que não estão dentro de uma relação heterossexual, de casamento e⁄ou de união estável, seria o mesmo que comprometer o direito fundamental de formação familiar como uma livre escolha do indivíduo. A liberdade de procriação, com a decisão individual de ter ou não filhos, quantos, quando e como tê-los, é cerceada pelas restrições ao acesso às tecnologias reprodutivas no Brasil, hoje.

    Sem um marco legal específico sobre o assunto, fica ainda mais difícil esclarecer alguns pontos de tensão na área, como a utilização de um conceito médico de infertilidade, muitas vezes, arbitrário e impreciso, para se restringir o acesso a um direito individual.

    Apesar das tentativas de avanço, sob o ponto dos direitos sexuais e reprodutivos, permanecem sem encaminhamento discussões complexas na área. Como resolver o acesso a homens solteiros ou homossexuais que dependem de um útero para o uso das tecnologias reprodutivas, sendo no Brasil proibida a “barriga de aluguel”?  Como garantir a universalidade do SUS com os altos custos de cada ciclo de tratamento e uma demanda cada vez maior?  Quais os impactos de políticas governamentais de saúde que estimulam a esterilização e o adiamento da gravidez na oferta de reprodução assistida pelo SUS?

    Em se tratando de um direito individual, é justo definirmos quem pode ou não desejar a maternidade ou a paternidade? O que não é dito, o que permanece sem discussão aberta e legítima, aumenta a tensão existente nas discussões sobre reprodução assistida no país.

    Ginecologista, Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP, diretor da Clínica Gera e do Instituto de Ensino e Pesquisa em Medicina Reprodutiva de São Paulo 

    more
  • NOTÍCIAS
    INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O I SIMPÓSIO DE CUIDADOS PALIATIVOS DO NORDESTE

    Acontece entre os dias 14 e 15 de agosto, no Centro de Convenções do Hotel Pestana, em Salvador - Bahia o I Simpósio de Cuidados Paliativos do Nordeste. O evento é voltado aos profissionais da área da saúde e objetiva a melhoria na qualidade de vida do paciente e sua família que enfrentam uma doença que ameaça a vida, através da prevenção e alívio de sofrimento, através da identificação precoce e avaliação impecável e tratamento da dor e outros problemas físicos, psicológicos, sociais e espirituais.    
    O Simpósio abordará, ainda, de uma maneira interdisciplinar temas centrais dentro dos Cuidados Paliativos, como as necessidades presentes na vida de pacientes, cuidadores e profissionais que lidam com as questões da vida, da morte e do morrer.
    Para a realização das inscrições, e para mais informações acesse: www.saudeeducacao.com.br  

    more
  • NOTÍCIAS




    PREMIAÇÃO DO CONCURSO DE MONOGRAFIA COM TEMA DROGAS ACONTECEU EM BRASÍLIA
    A Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) entregaram na última segunda-feira (21/06) os prêmios aos autores dos melhores trabalhos do IX Concurso Para Universitários Sobre o Tema Drogas, que teve como temática O que passa pela sua cabeça quando o assunto é crack?. A premiação aconteceu em Brasília /DF, no Palácio do Planalto.
     As vencedoras foram: Ana Luísa Silva Iunes e Daniel Rohe Salomon da Rosa Rodrigues, estudantes de psicologia da Universidade de Brasília, com o trabalho O crack e a mídia jornalística do DF: quem atira a primeira pedra. Na segunda colocação ficaram Karina Fasson e Bruno Puccinelli, graduandos de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP), autores do trabalho Pensando o crack na cidade de São Paulo: Cracolândia, intervenções públicas, saúde e marginalização.


    VIII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DO SISTEMA DE PRODUÇÃO ACONTECE EM SÃO LUÍS


    Começa hoje, 23, a partir das 19 horas, no Praia Mar Hotel-Ponta D’Areia, o VIII Congresso da Sociedade Brasileira do Sistema de Produção que tem como tema “Agricultura familiar: crise alimentar e mudanças climáticas globais”, o encerramento do evento acontece na sexta-feira, 25.  
    O Congresso é promovido pelo Mestrado em Agroecologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com sede no Maranhão, Piauí, Ceará e Distrito Federal.
    Por meio de palestras e mesas-redondas serão discutidos assuntos como experiências com metodologias inovadoras, sistema de produção sustentável, manejo de recursos naturais, ecossistemas, extrativismo e desenvolvimento territorial. O evento objetiva promover um encontro entre pessoas que trabalham com desenvolvimento da agricultura familiar, com abordagem teórico-metodológico de todas as pesquisas relacionadas ao tema, como também propor soluções para subsidiar políticas públicas e contribuir para as mudanças sociais do setor agrário.
    O VIII Congresso da Sociedade Brasileira do Sistema de Produção é voltado a alunos, pesquisadores e profissionais ligados à área agrária.
    A primeira palestra será ministrada por Sérgio Roberto Martins, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na manhã desta quinta-feira.


    MUSEU DO AMANHÃ SERÁ CRIADO NO RIO DE JANEIRO

    Projeto apresentado neste último dia 21, no Rio de Janeiro, pretende criar museu com a temática ciência e tecnologia. Voltado ao futuro, o museu se difere dos museus tradicionais que resgatam, que mantém vivo um fragmento do passado vivido por um povo, uma cidade, ou mesmo uma família.
    Projetado pelo arquiteto espanhol, Santiago Calatrava, também responsável pela obra, o Museu do Amanhã ficará localizado no píer Mauá, na zona portuária da cidade. Para ele é importante incorporar a beleza natural dos morros à região que deu origem àquela cidade.
    A obra orçada em R$ 130 milhões será financiada pela parceria entre a prefeitura do Rio e uma fundação particular. O museu terá uma área de 12,5 mil metros quadrados e deve ficar pronto no primeiro semestre de 2012.
    A estrutura física do museu contará com um espaço de dois andares onde estarão dispostos: café, lojas e área de conveniências, além de auditório e salão de exposições. Contará ainda com janelas imensas que se alteram de acordo com a luminosidade do dia obtendo maior proveito da energia solar. Na área externa serão encontradas várias árvores além de um lago artificial com água filtrada da Baía da Guanabara.
    Além do Museu do Amanhã, estão previstas as construções de outras duas grandes obras na área: o Museu de Arte do Rio (MAR), já iniciada, e a outra é a de um oceanário.

    SÃO LUÍS SEDIA SIMPÓSIO INTERNACIONAL VOLTADO AO ESTUDO DO CARIBE NO BRASIL


    Entre os dias 3 e 6 de novembro São Luís sedia o VI Simpósio Internacional do Centro de Estudos do Caribe no Brasil. Com o tema “Territorialidade e influências afro-caribenhas nas Américas”, o evento objetiva ampliar e aprofundar a compreensão da região conhecida como Jamaica Brasileira e rever as ligações históricas e culturais que une o país ao Caribe.
    Serão realizadas apresentações coordenadas, mesas temáticas e conferências ministradas por professores convidados. Haverá também apresentações culturais e debates entre integrantes da sociedade civil.
    Os trabalhos apresentados poderão ser publicados na Revista Brasileira do Caribe. As normas para envio de artigos estão disponíveis no site: www.revistabrasileiradocaribe.org.


    PESQUISAS DA UFMA SÃO PREMIADAS NO INTERCOM NORDESTE

    Estudantes da UFMA do curso de Comunicação Social foram premiados durante o XII Congresso Regional de Comunicação – Intercom Nordeste que foi realizado em Campina Grande – PB entre os dias 10 e 12 de junho.
    Dentre os programas premiados estão o Programa Laboratorial de Rádio “Disparate” na categoria Cinema e audiovisual; na modalidade radionovela, o trabalho premiado foi “La Mérida: a sátira, o cômico e a radionovela; a habilitação de Relações Públicas também mereceu destaque ganhando o prêmio na categoria RP com o trabalho: “Mercado RP” apresentado na modalidade Veículo de Comunicação Interno ou Externo.
    No total foram 11 trabalhos apresentados pelos estudantes da UFMA no Intercom Nordeste deste ano distribuídos nas categorias Jornalismo, Relações Públicas, Cinema e Audiovisual.
    O Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste realizado na Universidade Estadual da Paraíba reuniu estudantes, profissionais e pesquisadores em comunicação que discutiram durante três dias por meio de painéis, mesas-redondas e comunicações orais, o tema: “Comunicação, Cultura e Juventude”.


    EVENTO MARCA 20 ANOS DO DIAGNÓSTICO PRÉ-IMPLANTACIONAL

    A Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia, ESHRE, promove no dia 1º de julho, em Roma, na Itália, evento que marca os 20 anos do PGD, Diagnóstico Pré-implantacional, teste que se propõe a evitar a transmissão de doenças hereditárias, identificadas previamente na família, como: Distrofia muscular progressiva e a fibrose cística.
    Com o intuito de reunir médicos, enfermeiros, embriologistas, geneticistas, biólogos, grupos de defesas dos pacientes, além dos pacientes que se submetem ao exame para discutir e aprofundar todos os aspectos da técnica, abrangendo as perspectivas das novas técnicas de laboratório, do aconselhamento genético e das técnicas de reprodução assistida, bem como as perspectivas dos pacientes.
    Para especialistas a discussão é importante, por que várias clínicas de fertilidade não informam aos pacientes os riscos do teste genético de embriões. Pesquisa publicada na revista Fertility and Sterility reforça essa afirmação após avaliar as informações disponíveis em 83 sites de instituições americanas.
    Entretanto, outro teste genético foi anunciado durante o congresso anual de fertilidade nos Estados Unidos. A técnica, chamada de hibridização genômica comparativa (ou CGH na sigla em inglês), ao contrario do outro teste que avalia apenas os cromossomos 13, 15, 16, 17, 18, 21 e 22, além do X e Y, permite a análise dos 23 cromossomos, isso traz mais segurança para a gestação, possibilitando a concepção de um bebê saudável, além das chances de gravidez de mulheres mais velhas.
    Ainda assim o teste divide opiniões, pois não está comprovado ainda que ele seja uma solução para doenças genéticas dos embriões, além de ser uma técnica mais cara que a primeira.

    more
  • CULTURA DO DOWNLOAD, COMPORTAMENTO DO USUÁRIO E JOGO DE SIGNIFICADOS
    Entre os dias 26 e 28 de maio aconteceu no Campus do Bacanga o II Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música Popular, o Musicom. Apresentamos uma análise do comportamento do usuário a partir da cultura do download.  
    Na atualidade fazer download, descarregar ou baixar arquivos tornou-se uma prática corriqueira na vida de milhares de usuários da internet. Por meio de downloads é possível baixar programas, filmes, músicas, jogos, vídeos, e muitos mais. Com o intuito de analisar como se dá a construção do discurso a favor do download, bem como levantar a discussão a cerca desse assunto, o jornalista e também professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão, Paulo Pellegrini desenvolveu o artigo: ‘Cultura do download, comportamento do usuário e jogo de significados’.
    “A proposta deste artigo era analisar do ponto de vista da análise do discurso, ou seja, de uma área que afeita a nós da comunicação mais que de outras áreas como a música por exemplo. Como se dá essa construção esse discurso a favor do download. O que se observa é que as novas tecnologias impuseram uma nova forma de a gente lhe dar com a produção, com a distribuição e com o consumo de música de arquivos digitais como um todo, mas especialmente de música. Eu interpreto essa nova realidade, além de outra forma, da construção de um discurso a favor disso” enfatiza o pesquisador.
    O pesquisador conclui que nesse jogo de significados, o presente trabalho retrata um momento específico de uma dada realidade, ao mesmo tempo em que tenta vislumbrar um futuro na relação estabelecida entre o apreciador de música e a música propriamente dita. (Nilra Barros)


    VOCÊ SABIA QUE O FUTEBOL TRAZ RISCOS PARA OS TORCEDORES?

    O futebol é o esporte mais excitante que existe, pois de acordo com a ciência, é o primeiro esporte em termos de surpresa. De acordo com o laboratório mexicano de Los Álamos isso ocorre por que ele se enquadra na categoria onde se registram mais vitórias dos azarões. Para se ter uma ideia, o futebol americano registra 25 por cento de chances de um time mais franco ganhar o mais forte quando comparado ao nosso futebol. Da mesma forma raramente um time de basquete ou de vôlei ganham uma partida jogando mal.
    Por conta de toda essa emoção o futebol leva os torcedores a um grande estado de excitação, principalmente quando se trata da cobrança de pênaltis.
    Uma outra pesquisa revela que o número de internações por ataque cardíaco aumentou 25% na Inglaterra em junho de 1998 quando a seleção local perdeu nos pênaltis para a Argentina nas oitavas de final da Copa da França.
    Os pesquisadores destacam que esses riscos estão relacionados somente aos homens, pois assistir as cobranças de pênalti não oferecem qualquer risco às mulheres. Na copa de 2010, os pesquisadores vão mapear os problemas cardíacos dos torcedores brasileiros durante a competição.
    Você sabia? Tome ciência!

    more
  • ANÁLISE DA MULHER NEGRA NA MÚSICA DE ANTÔNIO VIEIRA
    Entre os dias 26 e 28 de maio aconteceu no Campus do Bacanga o II encontro de pesquisadores em comunicação e música popular, o Musicom. Na primeira reportagem do Especial Musicom: pesquisa analisa a lógica da indústria cultural a partir da música Rebolation.
    Na cabecinha de Dora, uma analise da mulher negra em algumas canções de Antônio Vieira foi tema do estudo  da professora de música, do Instituto Federal do Maranhão, Tânia Maria Silva Rêgo apresentada durante o II Musicom.
    “A pesquisa é uma busca de ver como está retratado nessas canções de Antonio Vieira a mulher negra, buscando entender as retratações e saber as inserções no período das composições analisando à luz de teorias da sexualidade e teorias da música também. Por exemplo, autores que trabalham com essa questão da relação de gêneros e poder como Foucault”, explica a pesquisadora.
    A pesquisadora analisa as músicas e apresenta também quem era a Dora de Antônio Vieira. Para a pesquisadora esse trabalho ajuda a que outras gerações podem ter acesso a ela e uma pesquisa mais intensa ainda é necessária. (Jerry Del Marh)


    VOCÊ SABIA QUE A CIÊNCIA EXPLICA QUANDO UM JOGADOR SIMULA UMA FALTA?
    Um pesquisador britânico após analisar situações de algumas partidas de futebol e baseando-se nas leis biomecânicas diz ter desvendado quando um jogador se atira para simular uma falta ou um pênalti.
    Para ele, quando um jogador cai com os braços para cima, as mãos abertas, o peito para a frente e o joelho dobrado é sem dúvida uma simulação de falta, pois, segundo as leis biomecânicas essas ações não podem ocorrer de forma natural.
    De acordo com as leis físicas que regem a nutrição e o comportamento dos jogadores, quando a falta de fato acontece o jogador que sofre a infração tende a levar os braços para a frente para amortecer a queda, ou para o lado para manter o equilíbrio.
    Você sabia? Tome ciência!

    more
  • ESPECIAL II MUSICOM: AXÉ MUSIC E INDÚSTRIA CULTURAL: O FENÔMENO DO REBOLATION
    Entre os dias 26 e 28 de maio aconteceu no Campus do Bacanga o II encontro de pesquisadores em comunicação e música popular, o Musicom. Na primeira reportagem do Especial Musicom: pesquisa analisa a lógica da indústria cultural a partir da música Rebolation.
    A música na sociedade atual torna-se um elemento cada vez mais forte na vida das pessoas, pois além de ocupar um espaço de lazer, distração e relaxamento também pode levar a reflexão bem como a alienação de muitos indivíduos através de suas letras. A lógica da indústria cultural é transformar bens culturais em mercadorias de consumo sendo assim muitas músicas veiculadas pela mídia de massa e produzidas pela indústria cultural padronizam a forma de pensar e agir dos ouvintes. Com intuito de desmistificar os modelos de músicas impostas pela Indústria Cultural a acadêmica de Comunicação Social com habilitação de Rádio e TV da Universidade Federal do Maranhão, Marina Fernanda Farias desenvolveu o artigo com o seguinte tema: “Axé Music e Indústria Cultural: o fenômeno do Rebolation a partir da música eletrônica no Brasil”.
    Para a acadêmica o “Axé Music e a Indústria Cultural estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas haja vista que vivemos em uma sociedade industrializada movida pelo consumo pelo qual as pessoas sempre procuram adequar seus gostos musicais pelo que é ditado pelos meios de comunicação, influência principal da consolidação da Indústria fonográfica. (Nilra Barros)




    VOCÊ SABIA QUE JOGADOR TEM MAIS CHANCES DE MARCAR UM PÊNALTI SE IGNORAR O GOLEIRO?

    De acordo de pesquisa realizada pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, um jogador tem grande chance de marcar um gol se ignorar o goleiro, pois isso reduz os níveis de estresse e permite ao cérebro encontrar a melhor maneira de cobrar a falta com perfeição.
    Os psicólogos responsáveis pelo estudo revelam que já se tinha conhecimento que todo ser humano tende a desviar o movimento para o local onde se olha, assim, um jogador que olha para um canto do gol, pretendendo chutar no outro, com a intenção de confundir o goleiro, acaba por perder a direção do chute, chutando em uma posição central e desperdiçando a cobrança.
    O estudo, publicado no jornal ciência do desporto, revela que o goleiro, do outro lado, pode ter a sua vida facilitada se balancar os braços para chamar a atenção do cobrador, pois as pessoas são condicionadas naturalmente a focar a atenção em qualquer coisa que se mostre ameaçadora no ambiente.

    Você sabia? Tome ciência!

    more
  • APRENDENDO INGLÊS SEM ESTRESSE
    A língua inglesa é uma das línguas mais usadas em todo o mundo.   Sua importância na sociedade atual é cada vez maior haja vista que facilita o acesso aos inúmeros progressos da ciência e da tecnologia por meio das experiências entre pesquisadores além de melhorar as perspectivas no mercado de trabalho. Para demonstrar o uso da língua inglesa no dia-a-dia de alunos de escolas públicas, além de propor aulas mais dinâmicas e significativas em sala de aula, a graduada em Letras com habilitação em português e língua inglesa pela Universidade Estadual do Maranhão e atualmente acadêmica de Administração Pública pela UEMA, Mary Jane Dias Ribeiro desenvolveu a pesquisa: “Ensino de língua inglesa pela abordagem comunicativa e leitura do mundo: aprendendo inglês sem stress”.
    “A metodologia empregada se deu por pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo através de questionários os alunos de 5ª à 8ª série do ensino fundamental de duas escolas públicas daqui do Maranhão. A metodologia aplicada na prática se deu por meio de trabalho em equipe na comparação da língua inglesa com a língua materna a partir dos diversos meios de comunicação, que iam desde a internet, a folders, a revistas, a mídias, em diversas áreas comunicativas” afirma a pesquisadora.
    A pesquisadora ressalta ainda a importância de estimular cada vez mais cedo aprendizagem do inglês na vida de alunos de escolas públicas. Ela conclui que tal projeto de pesquisa tornou o ensino de língua inglesa mais analítico, crítico e consciente diante de um mundo cada vez mais globalizado. (Nilra Barros)


    VOCÊ SABIA QUE CINZA DA CANA PODE SE TRANSFORMAR EM CONCRETO E BLINDAGEM DE AVIÃO?

    Em época de sustentabilidade, a cana-de-açúcar se mostra como principal matéria-prima para a produção do combustível brasileiro. Os grandes investimentos na área fez com a produção aumentasse consideravelmente, entretanto, surge um enorme problema, o que fazer com as cinzas do bagaço de cana produzido às toneladas nos canaviais?
    Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, desenvolvem no laboratório do departamento de engenharia civil, uma destinação às cinzas acumuladas após a queima do bagaço usado para geração de energia. Eles usaram esta matéria prima como areia para produzir concreto.
    De acordo com a pesquisa, a cinza pode substituir de 30% a 60% da areia contida no concreto comum. Para os cientistas este concreto feito a partir das cinzas do canavial é tão ou mais resistente que o produzido com areia.
    Um outro estudo do mesmo departamento, já protegido por patente, conseguiu transformar a cinza em carbonato de silício. O material tem aplicações em produtos abrasivos, microeletrônica e até na indústria aeronáutica, onde poder ser aplicado para a blindagem das aeronaves.



    Você sabia? Tome ciência!

    more
  • Abertas as inscrições para a quarta edição do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo
    Estão abertas as inscrições da 4ª edição do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo, que tem o objetivo de reconhecer os melhores trabalhos jornalísticos sobre o Tema Seguros e o Tema Especial de Sustentabilidade – Mudanças Ambientais. Os interessados já podem ler o regulamento e fazer o download da ficha de inscrição pelo site www.allianz.com.br.

    No Tema Seguros, os jornalistas podem inscrever trabalhos de linguagem escrita publicados em impressos, sites e blogs, desde que não se restrinjam a uma única seguradora.
    Assim como na edição anterior, o Tema Especial de Sustentabilidade contempla matérias sobre as Mudanças Ambientais veiculadas em impressos, sites, blogs, rádios e TVs. Alguns exemplos de pautas que se incluem neste Tema são: mudanças climáticas, desmatamento, emissão de CO2, queimadas, fontes de energia, enchentes, lixo tóxico, reciclagem de materiais, otimização dos recursos naturais, entre outros.
    Inscrições - Para participar, o jornalista pode enviar suas matérias via e-mail ao imprensa@allianz.com.br ou por correio para o endereço descrito no regulamento do Prêmio. As datas de veiculação das matérias que se enquadram no Prêmio são entre os dias 1º de outubro de 2009 e 10 de setembro de 2010.
    Prazos – As inscrições vão até 10 de setembro de 2010, portanto quem quiser competir para ser reconhecido nacionalmente por seu trabalho tem até as 23h59 desta data para enviar seus trabalhos.
    MAIS INFORMAÇÕES: imprensa@allianz.com.br

    more
  • NOTÍCIAS
    UEMA DESENVOLVE PROJETOS DE PROTEÇÃO NA ÁREA DO MEIO AMBIENTE
    A Universidade Estadual do Maranhão – UEMA atualizada com as discussões mundiais sobre o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental procura desenvolver pesquisas que promovam a conservação dos ecossistemas, já em degradação, do nosso estado.
    A professora, Andrea Cristina Gomes de Azevedo Cutrim, do Departamento de Ciência Biológicas coordena duas pesquisas, “A Influência das Mudanças Climáticas para o Plâncton na Região Portuária da Baía de São Marcos” e “Diagnóstico Sócioeconômico e Ambiental no Estuário do Rio Munim-Icatu”.
    O primeiro, objetiva o estudo da ecologia do plâncton marinho e estuarino, bem como observar possíveis influências das alterações climáticas para o plâncton, na região portuária da Baía de São Marcos. O segundo é desenvolvido em parceria com a prefeitura de Icatu e tem como objetivo diagnosticar o estuário do Rio Munim.

    Confira mais informações aqui

    more
  • NOTÍCIAS


    MINICURSO “MISE EN PLACE: A ARTE DO BEM SERVIR” ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

    O Núcleo de Projetos e Pesquisas em Hotelaria da UFMA (NuPPHo) abre inscrições para o minicurso “Mise en Place: a arte do bem servir”, que acontece nos dias 9, 10 e 11 de junho, das 14h às 18h, no Auditório do CCSo.
    O evento será proferido pelo professor da UFMA, Jonilson Costa do Departamento de Turismo e Hotelaria e tem como público-alvo estudantes de Hotelaria, Turismo e Nutrição.

    As inscrições devem ser feitas no NuPPHo (térreo do Bloco A do CCSo ao lado da Qualy Copy).

    Mais informações através do e-mail: 
    nuppho@ufma.br  

    VOCÊ SABIA QUE CIENTISTAS CRIARAM EM LABORATÓRIO MATERIAL MAIS PRETO QUE O PRETO

    A cor preta quando analisada a partir dos espectros de lua é classificada como a ausência de luz, quando se considera os pigmentos é classifica como mistura de todas as cores. Diferente da cor branca que é a junção de todas as cores do espectro de cores e a ausência de cor quando analisada a partir dos pigmentos.
    Entretanto, o preto, como conhecemos até hoje, acaba por refletir um pouco de luz. Mas cientistas americanos acabam de criar um material que absorve quase que toda a luz incidente nele. O feito foi obtido a partir da utilização do material utilizado como metamaterial, substância que exibe propriedades ópticas não encontradas na natureza.
    Os metamateriais são resultado de arranjo de dois ou mais componentes menores que o comprimento de onda da luz com a qual interagem. Esse arranjo vai permitir com que esses materiais absorvam quase toda a luz, isto é, a radiação eletromagnética que incide dentro de uma certa faixa.
    Uma das principais aplicações para o metamaterial é no uso militar, na construção de aviões invisíveis a radares, já que permitiria o desenvolvimento de aeronaves invisíveis a faixas de ondas eletromagnéticas mais amplas que as percebidas hoje pelos radares.
    Você sabia? Tome Ciência!

    JOVENS SÃO AS PRINCIPAIS VÍTIMAS DE ACIDENTE DE TRABALHO?

    A principal força de trabalho na sociedade moderna vem das pessoas mais jovens, mas é essa faixa etária que tem o dobro de chances de sofrer acidentes de trabalho, quando comparado aos mais velhos. A conclusão foi obtida após levantamento realizado pelos centros de prevenção e controle de doenças dos Estados Unidos.
    Dados coletados entre os anos de 1998 e 2007 apontaram que os trabalhadores que mais sofrem com os acidentes no trabalho são jovens com idade entre 15 e 24 anos, quase todos dando entrada nos serviços de emergência.
    Dentre as principais razões apontadas para explicar esses números, esta a inexperiência dos jovens e a falta de treinamento ou supervisão adequada. Também foi apontada a necessidade de locais e condições de trabalho mais seguros. As principais áreas de ocorrência de acidentes graves entre os jovens estão a construção civil, a indústria e a agricultura.
    Para os pesquisadores os jovens tem maiores dificuldades de reconhecer os riscos, falam menos de segurança e menos conscientes de seus direitos legais como trabalhadores, situação agravada entre aqueles em seu primeiro emprego.

    A VINDA DE CIENTISTAS ESTRANGEIROS AO BRASIL PODE SER FACILITADA

    O Ministério da Ciência e Tecnologia estuda forma de facilitar a vinda ao Brasil de cientistas que pretendam se estabelecer no país na condição de cientistas, professores, pesquisadores ou profissionais vinculados à área de ciência, tecnologia e inovação.
    O MCT ao encaminhar o projeto à casa civil, abrange qualquer atividade ligada à cooperação científico-tecnológica, incluindo a coleta de dados materiais científicos, que não estejam ligados à exploração da diversidade biológica para fins comerciais.
    A iniciativa é compartilhada pelos Ministérios da Justiça, Relações Exteriores e do Trabalho e Emprego, que veem a contribuição desses especialistas como mola propulsora para o desenvolvimento nacional.


    UFMA REALIZA CONFERÊNCIA FENOMENOLOGIA, PSICOPATOLOGIA E RELIGIOSIDADE

    A Universidade Federal do Maranhão por meio do Departamento de Psicologia e do Núcleo Maranhense de Abordagem Gestáltica - Awareness, realizam no dia 10 de junho às 17 horas no Auditório do Centro de Ciências Sociais Bloco E no Campus do Bacanga a conferência Fenomenologia, Psicopatologia e Religiosidade proferida pelo Dr. Adriano Holanda, professor do Curso de Psicologia da UFPR.
    Os interessados devem confirmar presença até o dia 09 de junho às 18h pelo e-mail: profjeanmarlos@ufma.br ou profjeanmarlos@yahoo.com.br. 


    FEIRA INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS ACONTECE EM SÃO LUÍS 



    Entre os dias 09 e 14 de agosto São Luís Sedia A V Feira Internacional de Ciências, a Expo-Sciences Latin América, no centro de convenções Pedro Neiva de Santana. O evento é promovido pelo movimento internacional para o lazer na ciência e na tecnologia e pelo núcleo de divulgação científica da Região Tocantina tendo como objetivo principal a divulgação científica. Serão apresentados projetos de estudantes das instituições de ensino de toda América Latina nas categorias: ciências exatas e da terra, ciências biológicas, ciências da saúde, agrárias, sociais e humanas, engenharias e suas aplicações, dentre outras.
    Dentre as instituições convidadas estão: o Instituto Federal do Maranhão, a Uema, e a Universidade Federal do Maranhão que dará apoio com a estrutura, divulgação e assessoria durante o evento.

    VOCÊ SABIA QUE NAVES ESPACIAIS PODEM LEVAR MICRÓBIOS PARA MARTE?

    Estudo divulgado na revista Microbiologia Ambiental e aplicada (tradução livre para o português) revela que bactérias terrestres comuns em naves espaciais podem sobreviver em Marte por tempo suficiente para contaminá-lo com vida terrestre. Para evitar a contaminação de cargas biológicas dos aparelhos as naves até são esterilizadas antes de serem enviadas ao espaço, mas descobriu-se que diversas comunidades de micróbios sobrevivem e participam do lançamento, o que pode prejudicar as pesquisas da Nasa que buscam por vida marciana.
    As conclusões foram obtidas a partir de testes realizados por pesquisadores da Universidade da Flórida Central após recriarem em laboratório as condições do planeta marciano. Foi detectada a bactéria escherichia coli, que sobreviveu à radiação ultravioleta devido a uma camada de poeira em cavidades das sondas enviadas ao planeta.  Essa bactéria é geralmente encontrada no intestino de seres humanos e de outros animais de sangue quente.

    more
  • COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO BÁSICO NA ENFERMAGEM
    O propósito básico dos profissionais da área da saúde no cuidado com o paciente é de restaurar a autonomia à pessoa doente. Para isso o doente deve ser escutado e adequadamente informado do seu estado de saúde. É importante aprender e saber falar com o enfermo sobre o que está acontecendo durante o seu tratamento. A informação converte-se assim no mecanismo através do qual o doente adquire status de pessoa com a capacidade de decisão no plano da relação enfermeiro doente. Dentro desses princípios a estudante do 1º período do curso de enfermagem Liliane Costa Alves da UFMA, desenvolveu a pesquisa “a comunicação como instrumento básico em enfermagem”.
    “Como a pessoa desenvolve a capacidade comunicativa ela desenvolve também a habilidade com os demais instrumentos básicos em enfermagem que é: a observação, o planejamento, o trabalho em equipe. A comunicação é muito importante, ela não pode ser analisada de forma isolada, é necessário que ela seja desenvolvida e a partir desse momento há uma relação entre os demais instrumentos básicos que também são aperfeiçoados. A enfermagem lida com a pessoa (...) é necessário que o paciente saiba que o enfermeiro saiba como lidar com essas pacientes. Ali aparece a importância da comunicação que vai denotar um cuidado personalizado, que vai melhorar a qualidade da assistência”, revela a pesquisadora. (Jerry Del Marh)


    VOCÊ SABIA QUE FILMES EM 3D PODEM REVELAR PROBLEMAS OCULARES?

    Com o desenvolvimento tecnológico, as produções para tv e cinema, tendem a se adaptar a essa nova tendência por meio da produção e transmissão de filmes, programas esportivos, shows, dentre outros, mais próximos da nossa realidade por meio da tecnologia 3D. No entanto, especialistas da Universidade da Califórnia, afirmam que das muitas pessoas que reclamam de dor de cabeça após assistir uma seção de imagens em três dimensões algumas podem apresentar problema oculares ainda não diagnosticados.
    “A dor ocorre por consequência do esforço visual que fazem os olhos, pois cada um deles tem que ver uma imagem diferente e mesclá-las ao mesmo tempo. No caso, é o cérebro que faz o esforço que causa a dor, mas são os olhos que criam o trabalho extra para o cérebro”, afirmam os pesquisadores.
    Pacientes com visão normal também podem apresentar dificuldades em assistir as produções em 3D porque a visualização da profundidade dos filmes é diferente do mundo real, mas a sensação é temporária.
    Eles recomendam que se alguém reclama de dor de cabeça forte de longa duração ou de incapacidade de perceber as imagens em 3D do filme deve procurar um especialista, pois estes sintomas podem indicar um problema ocular.

    Você sabia? Tome ciência!

    more

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior