• RÁDIO CIÊNCIA PARTICIPA DE ENCONTRO EM RECIFE
    A terceira edição do Encontro Nacional de Rádio e Ciência se realizou na Universidade Federal de Pernambuco, entre os dias 14 e 16 de setembro. O objetivo do evento foi discutir e trocar experiências relacionadas à divulgação científica realizadas por meio de Rádio e Tv. O Encontro, que é uma iniciativa apoiada pelo Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCT, teve a representação de estados como o Ceará, Minas Gerais, Amazonas e o Maranhão, que apresentou o programa Rádio Ciência veiculado na Rádio Universidade FM.
    Apesar de um público modesto, o encontro foi riquíssimo com várias palestras que levaram à reflexão sobre os caminhos que os comunicadores científicos devem tomar para promover uma divulgação da ciência com responsabilidade e criatividade, como a do Diretor do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência do MCT, Ildeu de Castro que teve como tema: A popularização da C&T no Brasil, o rádio e a ciência.
    A professora e jornalista Italiana Marzia Marzonetto, veio ao encontro para ministrar um curso de como produzir um programa de rádio para divulgação da ciência. Um dos grandes momentos do evento foi o painel de experiências aonde foi apresentada iniciativas de várias instituições que mostraram programas científicos voltados aos mais distintos públicos servindo para trocar saberes entre eles e também entre os estudantes que pensam em enveredar pelo caminho da divulgação científica por meio de rádio e tv.
    Programas como: o Projeto Laboratório Rádio Ciência do INPE/SP; Prosa Rural, da EMBRAPA; Programas para Criança, da Fiocruz-RJ; Canta Cantos da UFMG; Rádio com Ciência da FAPEAM/AM e o Radio Ciência da Rádio Universidade foram postos como modelos que deram certo e que podem influencia novas produções. Durante a apresentação do programa Rádio Ciência o radialista, Emerson Marinho, apresentou resumidamente a história do programa e o blog com suas mais distintas ferramentas. Segundo Erasmo Andrada, do INPE/SP essa apresentação serviu para mostrar o uso de novas ferramentas, como o podcast que será um dos instrumentos a ser empregado em seus próximos projetos.

    Os dois primeiros encontros de Rádio e Ciência foram realizados em Brasília (2006) e em Belo Horizonte (2008), privilegiando o Sudeste, o Centro Oeste, e o Nordeste (Recife 2010); para 2012 já se decidiu realizar o encontro no Amazonas, privilegiando mais uma região do Brasil.

    more

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior