• ESTUDANTE REALIZA PESQUISA SOBRE A MACROFAUNA DOS RECIFES DO PARCEL DE MANUEL LUÍS
    Fabíola Piga, aluna do curso de Ciências Aquáticas da Universidade Federal do Maranhão, desenvolve o projeto de pesquisa intitulado: Identificação e Análise da Composição da Macrofauna Bêntica dos Recifes de Coral do Parque Estadual Marinho Parcel de Manuel Luís, Maranhão, Brasil. O parque Parcel de Manuel Luís fica localizado na costa norte de São Luís, Maranhão, constitui o maior abrigo de espécies marinhas e apresenta uma rica formação de bancos de corais da América do Sul.
    A estudante, em seu projeto de pesquisa, envolve a identificação e análise das espécies da Macrofauna bêntica dos corais através de expedições no parque Parcel de Manuel Luís e de estudos do material armazenado no Departamento de Oceanografia e Limnologia da UFMA. Os estudos mostraram que a diversidade da família e a composição taxonômica da Fauna bêntica do Parcel de Manuel Luís, apresenta semelhanças com a fauna dos corais brasileiros e do Caribe.
    Fabíola Piga está concluindo o seu projeto de pesquisa para a apresentação no SEMIC (Seminário de Iniciação Científica) de 2008. (GUILHERMINA ROCHA)
    .
    VOCÊ SABIA QUE DEPRESSÃO PODE SER FATOR DESENCADEANTE DO DIABETES?

    Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Juhns Hopkins descobriram que a depressão pode ser um dos fatores desencadeantes do diabetes tipo 2. Este tipo de diabetes é o mais comum e na maioria dos casos aparece com a obesidade e a vida sedentária. Esta doença se caracteriza por altos níveis de açúcar no sangue. No caso do diabetes tipo 2, o corpo desenvolve resistência à insulina ou não produz esse hormônio em um nível suficiente.
    O estudo divulgado pela revista diário da Associação Médica Americana investigou cerca de cinco mil pessoas entre 45 e 84 anos e descobriu que as que tinham sintomas de depressão enfrentavam um risco 42% superior em relação às que não tinham esse problema. Outro resultado da pesquisa é que quanto mais profunda a depressão, maiores os riscos da pessoa desenvolver o diabetes tipo 2. O estudo também levou em conta outros fatores como a falta de atividade física e o consumo de tabaco, entretanto os cientistas revelaram que o perigo de desenvolver diabetes era 34% superior em pacientes com depressão.

    VOCÊ SABIA? TOME CIÊNCIA!

    more

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior