• PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO ALÉM DO ASPECTO ARQUITETÔNICO

    Em 1997, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - UNESCO deu à cidade de São Luís o título de Patrimônio Cultural da humanidade reconhecendo a beleza e a importância de dois grandes conjuntos de arquitetura civil de origem européia no mundo.
    Depois de treze anos surgem a indagação: Qual é a leitura que se tem sobre esse sítio urbano e quais são os víeis de educação patrimonial para conscientização de conservá-lo, além da ótica da preservação dos prédios históricos? O prof. E doutor Alex de Oliveira do Dep. de Arquitetura e urbanismo da Uema ao defender a sua tese de doutorado em Paris se preocupou com essa questão na cidade de São Luís. Analisando a proteção do patrimônio que vai além do aspecto arquitetônico.
    “A proteção dos centros históricos das cidades brasileiras tem um olhar muito voltado para a questão da arquitetura, para a questão dos monumentos históricos, mas só fazendo uma leitura da proteção do patrimônio histórico brasileiro com a criação do Iphan e o início do processo de tombamento não há uma leitura enquanto tecido urbano, a maioria dos debates que perpassam em torno do patrimônio é em relação à queda dos casarões, não existe a preocupação de saber quem conserva, como conserva, qual a relação entre os imóveis conservados e os imóveis com um bom uso, deve-se levar em conta a relação da geração de emprego e renda, a sua conservação, sua ocupação, e qual o nível de precariedade dessa população” destaca o doutor.
    Para o professor, para aplicar o método de monitoramento dos sítios urbanos em São Luís é preciso ter o entendimento com o Iphan - Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ou com o Núcleo de Gestor de Patrimônio, ou ainda com a Fundação de Patrimônio do Município em um processo que depende dos gestores para a sua aplicabilidade. Ele observa ainda, que o patrimônio de São Luís é belíssimo tanto o material, quanto o imaterial sendo preciso ser valorizado, incluindo nesse contexto uma política de preservação que possa integrar as pessoas com o sentido principal de conservação desse patrimônio. (Jerry Del Marh)

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior