• NOTÍCIAS

    DESCOBERTA PODE EVITAR AMPUTAÇÕES DE MEMBROS DE VÍTIMAS DE JARARACAS 
    Um estudo inédito desenvolvido no Instituto Butantan, São Paulo, desvendou as causas de hemorragia após picada de jararaca o que provoca amputações de membros e outras sequelas graves. O estudo ajudará no desenvolvimento de novos medicamentos que evitarão com que se chegue a ações extremas, como a mutilação. O estudo demonstrou pela primeira vez de que forma a toxina hemorrágica jararagina presente no veneno da jararaca se liga aos vasos sanguíneos. Essa substância se fixa próximo dos vasos induzindo o sangramento local, principal sintoma do envenenamento da serpente. As picadas dessa cobra chegam a 90% dos casos de acidentes com ofídios no Brasil.
    De acordo com a pesquisadora Ana Maria Moura, uma das responsáveis pela pesquisa existem dois tipos de sintomas oriundos da picada da jararaca, os locais que ocorrem no lugar da mordida, e os generalizados que se espalham pelo organismo. O soro utilizado atualmente evita a morte do paciente neutralizando os efeitos sistêmicos, mas não consegue reverter os efeitos da hemorragia que resultam em sequelas graves ou mesmo a amputação.
    O atual estudo permitirá com que se utilize inibidores capazes de impedir a atuação do veneno na jararaca, mas outros estudos complementares ainda são necessários.
    A pesquisa contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e foi publicada na revista clínica americana de doenças negligenciadas PLoS Neglected Tropical Diseases. Também participaram do estudo pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA).

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior