• PROGRAMA RADIOFÔNICO DISPARATE É PREMIADO NO INTERCOM - NORDESTE

    ESPECIAL INTERCOM NORDESTE

    O XII Congresso de Ciências da Comunicação Intercom - Região Nordeste, aconteceu em Campina Grande. Nesta edição o Maranhão foi agraciado com 14 trabalhos obtendo cinco premiações. No programa de hoje apresentamos o programa disparate que analisa os programas de FM de São Luís. Acompanhe na reportagem de Jerry Del Mahr.

    PROGRAMA RADIOFÔNICO DISPARATE É PREMIADO NO INTERCOM - NORDESTE
    Com o momento progressivo da indústria fonográfica a música na década de 70 ganha o seu espaço. A consolidação da freqüência modula mais conhecida no Brasil como FM, teve por motivação o governo militar que distribuiu concessões para motivar a indústria eletrônica a progredir.
    Dentro dessa perspectiva estudantes de comunicação da Ufma iniciaram estudos para descrever  as produções diárias das principais emissoras FM de são Luís, nas faixas das 9 às 11 da manhã.
    Com a criação do programa radiofônico Disparte, a pesquisa foi vencedora na competição Expocom exposição da pesquisa experimental em comunicação no Intercom nordeste.
    “Nós batizamos de revista radiofônica, porque no programa existem várias editoria e nós discutimos assunto do assunto acadêmico utilizando uma linguagem do universitário de forma humorística. Quando o programa foi pensado queríamos atender as necessidades e exigências dos universitários com isso nos baseamos na pesquisa Escutec que mede a audiência e o público FM das rádios FM de são Luís e percebemos que as rádios não atendem as necessidades de seu público algo. Reunimos um grupo focal com diferentes cursos e conversamos e a partir das suas respostas criamos um  programa com suas necessidades”, revela Emilly Castelo Branco.
    O programa passa agora a fazer parte da grade de programação da Rádio Universidade FM (Jerry Del Marh)







    VOCÊ SABIA QUE MELHOR JOGADOR PODE SER ESCOLHIDO POR REDES SOCIAIS?
    Diante da baixa média de gols marcados nas primeiras rodadas da copa do mundo de futebol acontecida na África do Sul, um modelo criado por um grupo de pesquisadores americanos bem que poderia servir para qualificar os jogadores de futebol e identificar os melhores.
    O modelo serve para quantificar os rendimentos em campo dos atletas, pois ao contrário do basquete e do beisebol, no futebol há relativamente poucos dados mensuráveis.
    Pesquisadores de química e engenheiros biológicos da Universidade de NorthWestern, em Illinois, nos EUA, desenvolveram um programa de computador que reúne as estatísticas referentes aos jogos da Eurocopa de 2008. Logo depois, um pesquisador de matemática aplicada e informática da Universidade Rovira I Virgili, na Catalunha, Espanha, aplicou sobre esses dados um método de análise que partiu de pesquisas em redes sociais. Nessas redes os membros eram jogadores de futebol com alguma relação entre eles e com grande objetivo de marcar um gol.
    Os resultados revelaram que os jogadores consideraram que o melhor atleta é aquele que mais toca na bola com objetivo de chegar ao gol.

    Você sabia? Tome Ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior