• NOTÍCIAS

    CASOS DE ARTRITE REUMATÓIDE EM MULHERES AUMENTARAM EM 50% EM APENAS 10 ANOS
    Durante o Congresso Anual da Liga Européia contra o Reumatismo, o Eular, European League against Rheumatism, ocorrido entre os dias 16 e 19 de junho em Roma, na Itália, reunindo especialistas do mundo inteiro, muitas pesquisas foram apresentadas revelando números preocupantes. Uma delas aponta que o número de mulheres que sofrem de artrite reumatóide tem crescido nos últimos anos. Em 1995 a quantidade de mulheres que procurou tratamento foi de 36,4 por 100.000, dez anos depois esses números passaram para 54 por 100.000.
    A artrite reumatóide é uma doença inflamatória que afeta todo o corpo provocando dor, rigidez, inchaço e perda de movimento nas articulações. É uma doença auto-imune em que os tecidos que revestem as articulações sofrem com inflamações.
    Para um estudo dinamarquês os pacientes com artrite reumatóide apresentam um risco seis vezes maior de sofrer um enfarte do miocárdio, entre eles, as mulheres com menos de 50 anos correm maior risco.
    A Universidade Americana de Georgetown também apresentou uma pesquisa no Eular que gerou certa polêmica, segundo o estudo mulheres na pós-menopausa que bebem chá aumentam o risco do aparecimento da doença. Para chegar a essas conclusões foram analisadas mais de 76.000 mulheres, com idade entre 50 e 79 anos. O resultado revelou que o chá, em qualquer quantidade, aumenta em 40 %  as chances do desenvolvimento da artrite reumatóide. Entre as mulheres que bebiam mais de quatro xícaras por dia o risco era aumentado em mais de 78%. Já o consumo do café, de acordo com os pesquisadores, parece não apresentar nenhum efeito sobre o desenvolvimento da doença no grupo de estudo.
    Os primeiros relatórios oriundos de Eular 2010 sobre este estudo apontam que esses resultados ainda não são  suficientes para serem transformados em diretrizes médicas, ainda são necessárias mais pesquisas.

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior