• ANÁLISE DA MULHER NEGRA NA MÚSICA DE ANTÔNIO VIEIRA

    Entre os dias 26 e 28 de maio aconteceu no Campus do Bacanga o II encontro de pesquisadores em comunicação e música popular, o Musicom. Na primeira reportagem do Especial Musicom: pesquisa analisa a lógica da indústria cultural a partir da música Rebolation.
    Na cabecinha de Dora, uma analise da mulher negra em algumas canções de Antônio Vieira foi tema do estudo  da professora de música, do Instituto Federal do Maranhão, Tânia Maria Silva Rêgo apresentada durante o II Musicom.
    “A pesquisa é uma busca de ver como está retratado nessas canções de Antonio Vieira a mulher negra, buscando entender as retratações e saber as inserções no período das composições analisando à luz de teorias da sexualidade e teorias da música também. Por exemplo, autores que trabalham com essa questão da relação de gêneros e poder como Foucault”, explica a pesquisadora.
    A pesquisadora analisa as músicas e apresenta também quem era a Dora de Antônio Vieira. Para a pesquisadora esse trabalho ajuda a que outras gerações podem ter acesso a ela e uma pesquisa mais intensa ainda é necessária. (Jerry Del Marh)


    VOCÊ SABIA QUE A CIÊNCIA EXPLICA QUANDO UM JOGADOR SIMULA UMA FALTA?
    Um pesquisador britânico após analisar situações de algumas partidas de futebol e baseando-se nas leis biomecânicas diz ter desvendado quando um jogador se atira para simular uma falta ou um pênalti.
    Para ele, quando um jogador cai com os braços para cima, as mãos abertas, o peito para a frente e o joelho dobrado é sem dúvida uma simulação de falta, pois, segundo as leis biomecânicas essas ações não podem ocorrer de forma natural.
    De acordo com as leis físicas que regem a nutrição e o comportamento dos jogadores, quando a falta de fato acontece o jogador que sofre a infração tende a levar os braços para a frente para amortecer a queda, ou para o lado para manter o equilíbrio.
    Você sabia? Tome ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior