• CULTURA DO DOWNLOAD, COMPORTAMENTO DO USUÁRIO E JOGO DE SIGNIFICADOS

    Entre os dias 26 e 28 de maio aconteceu no Campus do Bacanga o II Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música Popular, o Musicom. Apresentamos uma análise do comportamento do usuário a partir da cultura do download.  
    Na atualidade fazer download, descarregar ou baixar arquivos tornou-se uma prática corriqueira na vida de milhares de usuários da internet. Por meio de downloads é possível baixar programas, filmes, músicas, jogos, vídeos, e muitos mais. Com o intuito de analisar como se dá a construção do discurso a favor do download, bem como levantar a discussão a cerca desse assunto, o jornalista e também professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão, Paulo Pellegrini desenvolveu o artigo: ‘Cultura do download, comportamento do usuário e jogo de significados’.
    “A proposta deste artigo era analisar do ponto de vista da análise do discurso, ou seja, de uma área que afeita a nós da comunicação mais que de outras áreas como a música por exemplo. Como se dá essa construção esse discurso a favor do download. O que se observa é que as novas tecnologias impuseram uma nova forma de a gente lhe dar com a produção, com a distribuição e com o consumo de música de arquivos digitais como um todo, mas especialmente de música. Eu interpreto essa nova realidade, além de outra forma, da construção de um discurso a favor disso” enfatiza o pesquisador.
    O pesquisador conclui que nesse jogo de significados, o presente trabalho retrata um momento específico de uma dada realidade, ao mesmo tempo em que tenta vislumbrar um futuro na relação estabelecida entre o apreciador de música e a música propriamente dita. (Nilra Barros)


    VOCÊ SABIA QUE O FUTEBOL TRAZ RISCOS PARA OS TORCEDORES?

    O futebol é o esporte mais excitante que existe, pois de acordo com a ciência, é o primeiro esporte em termos de surpresa. De acordo com o laboratório mexicano de Los Álamos isso ocorre por que ele se enquadra na categoria onde se registram mais vitórias dos azarões. Para se ter uma ideia, o futebol americano registra 25 por cento de chances de um time mais franco ganhar o mais forte quando comparado ao nosso futebol. Da mesma forma raramente um time de basquete ou de vôlei ganham uma partida jogando mal.
    Por conta de toda essa emoção o futebol leva os torcedores a um grande estado de excitação, principalmente quando se trata da cobrança de pênaltis.
    Uma outra pesquisa revela que o número de internações por ataque cardíaco aumentou 25% na Inglaterra em junho de 1998 quando a seleção local perdeu nos pênaltis para a Argentina nas oitavas de final da Copa da França.
    Os pesquisadores destacam que esses riscos estão relacionados somente aos homens, pois assistir as cobranças de pênalti não oferecem qualquer risco às mulheres. Na copa de 2010, os pesquisadores vão mapear os problemas cardíacos dos torcedores brasileiros durante a competição.
    Você sabia? Tome ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior