• NOTÍCIAS





    PREMIAÇÃO DO CONCURSO DE MONOGRAFIA COM TEMA DROGAS ACONTECEU EM BRASÍLIA
    A Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) entregaram na última segunda-feira (21/06) os prêmios aos autores dos melhores trabalhos do IX Concurso Para Universitários Sobre o Tema Drogas, que teve como temática O que passa pela sua cabeça quando o assunto é crack?. A premiação aconteceu em Brasília /DF, no Palácio do Planalto.
     As vencedoras foram: Ana Luísa Silva Iunes e Daniel Rohe Salomon da Rosa Rodrigues, estudantes de psicologia da Universidade de Brasília, com o trabalho O crack e a mídia jornalística do DF: quem atira a primeira pedra. Na segunda colocação ficaram Karina Fasson e Bruno Puccinelli, graduandos de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP), autores do trabalho Pensando o crack na cidade de São Paulo: Cracolândia, intervenções públicas, saúde e marginalização.


    VIII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DO SISTEMA DE PRODUÇÃO ACONTECE EM SÃO LUÍS


    Começa hoje, 23, a partir das 19 horas, no Praia Mar Hotel-Ponta D’Areia, o VIII Congresso da Sociedade Brasileira do Sistema de Produção que tem como tema “Agricultura familiar: crise alimentar e mudanças climáticas globais”, o encerramento do evento acontece na sexta-feira, 25.  
    O Congresso é promovido pelo Mestrado em Agroecologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com sede no Maranhão, Piauí, Ceará e Distrito Federal.
    Por meio de palestras e mesas-redondas serão discutidos assuntos como experiências com metodologias inovadoras, sistema de produção sustentável, manejo de recursos naturais, ecossistemas, extrativismo e desenvolvimento territorial. O evento objetiva promover um encontro entre pessoas que trabalham com desenvolvimento da agricultura familiar, com abordagem teórico-metodológico de todas as pesquisas relacionadas ao tema, como também propor soluções para subsidiar políticas públicas e contribuir para as mudanças sociais do setor agrário.
    O VIII Congresso da Sociedade Brasileira do Sistema de Produção é voltado a alunos, pesquisadores e profissionais ligados à área agrária.
    A primeira palestra será ministrada por Sérgio Roberto Martins, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na manhã desta quinta-feira.


    MUSEU DO AMANHÃ SERÁ CRIADO NO RIO DE JANEIRO

    Projeto apresentado neste último dia 21, no Rio de Janeiro, pretende criar museu com a temática ciência e tecnologia. Voltado ao futuro, o museu se difere dos museus tradicionais que resgatam, que mantém vivo um fragmento do passado vivido por um povo, uma cidade, ou mesmo uma família.
    Projetado pelo arquiteto espanhol, Santiago Calatrava, também responsável pela obra, o Museu do Amanhã ficará localizado no píer Mauá, na zona portuária da cidade. Para ele é importante incorporar a beleza natural dos morros à região que deu origem àquela cidade.
    A obra orçada em R$ 130 milhões será financiada pela parceria entre a prefeitura do Rio e uma fundação particular. O museu terá uma área de 12,5 mil metros quadrados e deve ficar pronto no primeiro semestre de 2012.
    A estrutura física do museu contará com um espaço de dois andares onde estarão dispostos: café, lojas e área de conveniências, além de auditório e salão de exposições. Contará ainda com janelas imensas que se alteram de acordo com a luminosidade do dia obtendo maior proveito da energia solar. Na área externa serão encontradas várias árvores além de um lago artificial com água filtrada da Baía da Guanabara.
    Além do Museu do Amanhã, estão previstas as construções de outras duas grandes obras na área: o Museu de Arte do Rio (MAR), já iniciada, e a outra é a de um oceanário.

    SÃO LUÍS SEDIA SIMPÓSIO INTERNACIONAL VOLTADO AO ESTUDO DO CARIBE NO BRASIL


    Entre os dias 3 e 6 de novembro São Luís sedia o VI Simpósio Internacional do Centro de Estudos do Caribe no Brasil. Com o tema “Territorialidade e influências afro-caribenhas nas Américas”, o evento objetiva ampliar e aprofundar a compreensão da região conhecida como Jamaica Brasileira e rever as ligações históricas e culturais que une o país ao Caribe.
    Serão realizadas apresentações coordenadas, mesas temáticas e conferências ministradas por professores convidados. Haverá também apresentações culturais e debates entre integrantes da sociedade civil.
    Os trabalhos apresentados poderão ser publicados na Revista Brasileira do Caribe. As normas para envio de artigos estão disponíveis no site: www.revistabrasileiradocaribe.org.


    PESQUISAS DA UFMA SÃO PREMIADAS NO INTERCOM NORDESTE

    Estudantes da UFMA do curso de Comunicação Social foram premiados durante o XII Congresso Regional de Comunicação – Intercom Nordeste que foi realizado em Campina Grande – PB entre os dias 10 e 12 de junho.
    Dentre os programas premiados estão o Programa Laboratorial de Rádio “Disparate” na categoria Cinema e audiovisual; na modalidade radionovela, o trabalho premiado foi “La Mérida: a sátira, o cômico e a radionovela; a habilitação de Relações Públicas também mereceu destaque ganhando o prêmio na categoria RP com o trabalho: “Mercado RP” apresentado na modalidade Veículo de Comunicação Interno ou Externo.
    No total foram 11 trabalhos apresentados pelos estudantes da UFMA no Intercom Nordeste deste ano distribuídos nas categorias Jornalismo, Relações Públicas, Cinema e Audiovisual.
    O Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste realizado na Universidade Estadual da Paraíba reuniu estudantes, profissionais e pesquisadores em comunicação que discutiram durante três dias por meio de painéis, mesas-redondas e comunicações orais, o tema: “Comunicação, Cultura e Juventude”.


    EVENTO MARCA 20 ANOS DO DIAGNÓSTICO PRÉ-IMPLANTACIONAL

    A Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia, ESHRE, promove no dia 1º de julho, em Roma, na Itália, evento que marca os 20 anos do PGD, Diagnóstico Pré-implantacional, teste que se propõe a evitar a transmissão de doenças hereditárias, identificadas previamente na família, como: Distrofia muscular progressiva e a fibrose cística.
    Com o intuito de reunir médicos, enfermeiros, embriologistas, geneticistas, biólogos, grupos de defesas dos pacientes, além dos pacientes que se submetem ao exame para discutir e aprofundar todos os aspectos da técnica, abrangendo as perspectivas das novas técnicas de laboratório, do aconselhamento genético e das técnicas de reprodução assistida, bem como as perspectivas dos pacientes.
    Para especialistas a discussão é importante, por que várias clínicas de fertilidade não informam aos pacientes os riscos do teste genético de embriões. Pesquisa publicada na revista Fertility and Sterility reforça essa afirmação após avaliar as informações disponíveis em 83 sites de instituições americanas.
    Entretanto, outro teste genético foi anunciado durante o congresso anual de fertilidade nos Estados Unidos. A técnica, chamada de hibridização genômica comparativa (ou CGH na sigla em inglês), ao contrario do outro teste que avalia apenas os cromossomos 13, 15, 16, 17, 18, 21 e 22, além do X e Y, permite a análise dos 23 cromossomos, isso traz mais segurança para a gestação, possibilitando a concepção de um bebê saudável, além das chances de gravidez de mulheres mais velhas.
    Ainda assim o teste divide opiniões, pois não está comprovado ainda que ele seja uma solução para doenças genéticas dos embriões, além de ser uma técnica mais cara que a primeira.

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior