• RELAÇÃO ENTRE GÊNERO E PODER NA SARA NOSSA TERRA

    A comunidade evangélica Sarra Nossa Terra foi objeto de pesquisa do mestrando Tiago Pereira Lima que analisou as relações de gênero e poder. A Sara Nossa Terra surgiu no Brasil em 1992 liderada pelo casal Rodovalho utilizando uma metodologia bem direcionada. O pesquisador observou a presença forte da atuação feminina dentro da Igreja na condição de liderança.
    “O objetivo foi entender as relações de gênero dentro desse universo religioso. Entender como se processa relação de gêneros no grupo onde há a presença marcante de mulheres em lugares privilegiados de poder” destaca o acadêmico.
    O mestrando escolheu a igreja por ser considerada neo-pentecostal, Isto é, rompe com diversos elementos históricos do protestantismo como certas flexibilidades de costumes e rituais. (Jerry Del Mahr)


    VOCÊ SABIA QUE GRÁVIDAS QUE TOMAM VITAMINAS NO FINAL DA GESTAÇÃO AUMENTAM RISCOS DE PARTO PREMATURO?


    As vitaminas desempenham papel importante na nutrição sendo essenciais para um perfeito desempenho das funções vitais dos organismos dos seres vivos. Mas para as gestantes os suplementos vitamínicos tomados nos últimos meses de gravidez podem trazer mais prejuízos que benefícios. Para especialistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido as vitaminas podem triplicar os riscos de parto prematuro quando tomadas no terceiro mês de gestação.
    As conclusões foram obtidas a partir da análise da alimentação e do uso de suplementos vitamínicos de mil e trezentas gestantes do Reino Unido. Observou-se que 8 em cada 10 mulheres que tomavam vitaminas nos dois primeiros trimestres da gestação não apresentavam grandes riscos de parto prematuro, quando comparado com gestantes que não tomaram qualquer complemento durante a gravidez. No entanto, os riscos de parto prematuro triplicaram entre aquelas que tomaram complexo vitamínico no terceiro trimestre de gestação.
    Dentre as primeiras razões apontadas pelos pesquisadores estão a interação entre diferentes vitaminas e minerais que levam a redução nos nutrientes destinados aos fetos, como Vitamina D, Ferro, Selênio e Iodo. Apesar dos resultados não serem conclusivos, necessitando de mais estudos, eles recomendam às gestantes seguir as orientações médicas, ter uma alimentação saudável e evitar a auto-medicação.
    Você sabia? Tome ciência! 

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior