• NOTÍCIAS




    OLINDA É SEDE DE EVENTO COMEMORATIVO AO ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE

    Começou ontem (31/05) e vai até o dia 11 de junho a Semana do Meio Ambiente em comemoração alusiva ao Ano Internacional da Biodiversidade. O evento, que ocorre em Pernambuco no Espaço Ciência de Olinda, é voltado para a preservação do planeta, a evolução do meio ambiente e a diversidade dos ecossistemas do Brasil.
    A programação inclui exposição fotográfica de animais ameaçados de extinção, exposições de tubarões, peixe-boi, aves e animais taxidermizados;  palestras organizadas pelo Ibama com temas como tráfico de animais silvestres e diversidade da fauna e fauna urbana e lixo; além de espetáculos teatrais sobre reciclagem e preservação do meio ambiente.
    Confira a programação completa no site:


    VOCÊ SABIA QUE CARRO DO FUTURO ESTÁ A CAMINHO?




    Três estudantes chineses, Pan Jiazhi, Zhu Wenxi e Lai Zexin do Departamento de Design Industrial da Escola de Engenharia Mecânica e Automotiva da China, ganharam o prêmio de Melhor Futuro Criativo em Pequim com um veículo que pode transitar nas estradas, e que dependendo da necessidade no trânsito intenso das grandes cidades também se transforma em mini-avião.
    Os estudantes trabalham na contramão da indústria automobilística que procura desenvolver a primeira geração de carros elétricos produzidos em série. O veículo chamado de YEE, transforma-se facilmente de um modelo para outro, para isso é preciso apenas acionar um controle que as duas rodas dianteiras se voltam para o lado e se transforma em hélices.
    Segundo o designer Lai Zexin, “o design intimista e o uso de nova energia personificam a coexistência harmoniosa de ‘gente-carro-natureza’”.

    VOCÊ SABIA QUE O WIKIPÉDIA VAI MUDAR DE VISUAL?

    De acordo com a Wikimedia Foundation, responsável pela Wikipédia, a enciclopédia mais conhecida da Internet, ela vai mudar de visual nas próximas semanas. As mudanças são resultado de testes de usabilidade e sugestões apresentadas pelos internautas usuários do portal.
    Dentre as principais novidades estão: novo layout que facilita o acesso às funcionalidades, as melhorias a nível de esquema de navegação nas áreas de edição e leitura, uma seção de sugestões de pesquisa no motor de busca do site, além do “book creator” que vai permitir juntar vários artigos da Wikipédia em um arquivo no formato PDF.


    VOCÊ SABIA QUE TUBARÃO TEM PREFERÊNCIA POR BANHISTAS COM ROUPA PRETA E BRANCA?



    Este foi o resultado de um estudo realizado na Universidade da Flórida – EUA, após analise de 220 casos de ataques de tubarões ocorridos entre os anos de 1956 e 2008, no condado americano de Volusia, no centro-leste da Flórida. 
    Para os pesquisadores as observações demonstraram que os tubarões tem preferência pela combinação das cores preto e branco da roupa dos banhistas, e em menor medida pelas roupas de cores negro-amarelo.
    Outros números do estudo mostraram que 90% das vítimas eram homens, 77% tinha entre 11 e 30 anos e 61% eram surfistas. 
    As chances dos ataques ocorrerem no domingo são maiores, isso se explica pelo fato deste dia ter mais pessoas nas praias. Uma última conclusão do estudo é que o maior número de ataques sucede durante a lua nova, seguido pela lua cheia, os extremos das fases lunares que influem na maré. De todos os ataques de tubarão a humanos ocorridos no mundo entre os anos de 1999 e 2008, 21% ocorreram no litoral da Flórida entre Daytona Beach e New Smyrna Beach, em sua maioria os ataques não foram fatais.

    4ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO ACONTECE EM BRASÍLIA



    Desde a última quarta-feira Brasília é sede da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O foco desta edição é o desenvolvimento sustentável com ênfase na inclusão social.
    O evento, coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, visa trazer à discussão a criação de instrumentos que permitam a elaboração de uma política de Estado na área de Ciência e Tecnologia, como a Lei da Inovação, por exemplo, permite ao Estado uma nova visão de desenvolvimento.
    Para o engenheiro eletrônico Jorge Monteiro Fernandes, coordenador do Grupo de Trabalho - Inovação Tecnológica e Empreendedorismo do Crea-DF, a ciência e a tecnologia tem como fazer uma contribuição para a inclusão social.
    A primeira Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia ocorreu em 1985, em 2001, a CNCT ganhou a "inovação" no nome e em 2005 foi o ano da terceira. A novidade da 4ª edição da conferencia é o foco em desenvolvimento sustentável e ênfase na inclusão social e a inserção dos municípios na agenda nacional de Ciência & Tecnologia.

    TESE DE DOUTORADO DA UEMA É DEFENDIDA NA USP

    Com o título: Tecendo Estórias das Comunidades Remanscentes de Quilombolas Aqui e Acolá, a professora do Departamento de Letras do Centro de Estudos Superiores de Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (CESC/Uema), Joseane Maia dos Santos, defendeu tese de doutorado por meio do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa, na Universidade de São Paulo (USP).
    O estudo traz uma série de narrativas orais realizadas nas comunidades rurais remanescentes de quilombolas do município de Caxias. O objetivo foi analisar o sentido estético e ético, bem como a função social desses enredos.
    Para a pesquisadora, os “princípios éticos e morais revelam o mundo de quem narra e a atualidade dos enredos e, comprova, também, que o motor da tradição oral é a inovação, pela incorporação do elemento local e articulação com os anseios das comunidades onde circulam.

    CURSO DE COMUNICAÇÃO REALIZA II MUSICOM

    Iniciou ontem, dia 26 de maio o II segundo Encontro de Música e Comunicação (Musicom) no Campus Universitário do Bacanga. Até o dia 28, acadêmicos estarão reunidos discutindo o tema: “Abordagens interdisciplinares na pesquisa em música popular: arte, mercado e sociedade”.
    O encontro conta com GTs, Grupos de Trabalho, que acontecem no bloco A do Centro de Ciências Sociais e palestras, ministradas por professores convidados, que acontecem no Auditório Ribamar Carvalho na Área de Vivência. Serão apresentados 52 trabalhos de 14 instituições diferentes voltados ao tema do evento: “Cibercultura e sociabilidade na internet: perfis de consumo online e subculturas juvenis”.
    A palestra de abertura será ministrada pela Drª. Adriana Amaral (UTP), a partir das 18h. Como novidade dessa edição em relação à anterior está a inclusão de eventos culturais noturnos. Haverá apresentação de artistas locais e até um trio do curso de Música da UFMA.
    Hoje, dia 27, os palestrantes serão o Dr. Edwin Pitre Vásquez (UFPR) e o Dr. Eduardo Vicente (USP). Amanhã, 28, será a vez do Dr. Micael Herschmann (UFRJ) e do Dr. Roberto Thiesen (UFMA).

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior