• FAÇO PARTE DESSA HISTÓRIA


    BREVE HISTÓRICO DOS COLABORADORES QUE PASSARAM PELA RÁDIO


    O Rádio Ciência surge no ano de 1995 durante a quadragésima quinta reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC. Sua proposta era fazer a cobertura das atividades da reunião da SBPC que naquele ano aconteceu em São Luís na Universidade Federal do Maranhão. 


    O programa foi proposto à Rádio Universidade pelo jornalista Adalberto Melo que convidou uma equipe de estudantes dentre eles, Francília Cutrim e Laurene Leite. O programa, que tinha Adalberto como apresentador e as estudantes como repórteres, entrou no ar uma semana antes da SBPC que aconteceu entre os dias 9 e 14 de julho como Tema: “Ciência e desenvolvimento auto-sustentável”.

    Quando o Rádio Ciência foi retomado, em 1999, se constituía de uma equipe de um professor, que era o seu produtor/apresentador, Franklin Douglas, e uma equipe de cinco estudantes que faziam as reportagens: Andréa Collins, Déborah Maria Ferreira, Francisco Colombo, Gerailton Sages, Lee Shang Shuen Cristina e Jean Marcelo. Na época, o programa era apresentado por uma voz masculina e uma feminina, uma das repórteres era deslocada para a apresentação. Esses cinco estudantes demarcaram o início da nova fase do Rádio Ciência.

    Dos integrantes que fizeram parte da equipe do Rádio Ciência ao longo da sua existência e que puderam ser resgatados através da consulta de documentos e depoimentos cita-se: Adalberto Melo, idealizador do programa; Francília Cutrim e Laurene Leite, as primeiras repórteres do programa, Franklin Douglas, retomou o programa e se mantém até  hoje como produtor e apresentador; Andréa Cristine Colins Martins, Li Cristina, Déborah Maria, Francisco Colombo, Gerailton Sarges, Karla Freire, Mayanna Estevanim, Marcelo Batalha, Fernando Formiga, dentre outros.

    Na mesma época entraram para a equipe, Kássia Brito, Rafaela Vidigal, Camila Chaves (RP) e algumas semanas depois, Emerson Marinho (que dois anos mais tarde passaria a co-produtor do programa). Antes desses, Wesley Grijó atuava como único repórter do programa.
    Posteriormente passariam pelo programa, Rafael Carvalhêdo, Izabela Silveira, Letícia Fagundes, Josely Sodré, Joliane Bimbato, Guilhermina Rocha, Marina Farias, Jerry Del Marh e Nilra Barros (estes dois últimos ainda estão no programa) e por fim Camila Pinto Boullosa, que no último semestre de 2009 realizou o seu estágio curricular no programa.

    (Nos ajude a contar essa história, se você fez parte ou conhece alguém que foi repórter do programa entre em contato conosco).


0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior