• NOTÍCIAS



    VOCÊ SABIA QUE TIRAR AMA SONECA APÓS AULA MELHORA APRENDIZADO?
    De acordo com projeto-piloto realizado com 250 alunos de escolas públicas de Natal (RN), dormir após uma aula pode ajudar os estudantes a memorizar o que foi ensinado.
    Apresentado durante a 62.ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Natal, o estudo utilizou a seguinte metodologia: parte dos estudantes, após dez minutos de aula, dormiu por cerca de duas horas enquanto o outro grupo foi assistir a outra aula. Após cinco dias os dois grupos se reuniram para fazer uma avaliação escrita sobre o tema estudado. O grupo que dormiu se saiu muito melhor que o outro, os que não conseguiram dormir, mas ficaram quietos também tiveram bom desempenho. Segundo Sidarta Ribeiro, neurocientista do Instituto de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), “observamos que a soneca após a aula tem um benefício cognitivo".
    Em estudos com roedores concluiu-se que o sono de ondas lentas e o sono REM, quando se sonha, têm funções complementares. No primeiro caso o sono é responsável pela reverberação da memória, e o segundo, pelo seu armazenamento.
    O estudo irá avaliar agora os estudantes de uma disciplina específica por seis meses.

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior