• NOTÍCIAS

    FÍGADO PODE FUNCIONAR COMO RIM

    Um dos problemas acusados por quem tem problemas renais crônicos é a queda do nível de eritropoietina, hormônio que estimula a síntese de hemácias, glóbulos vermelhos do sangue responsáveis pelo transporte de oxigênio aos tecidos, a alteração na produção das hemácias causa a anemia de origem renal.
    Com o intuito de sugerir uma alternativa para o tratamento desta deficiência um experimento de manipulação genética realizada no Instituto Howard Hughes, de Boston, EUA, apresentou o resultado de um experimento de manipulação genética que faz com que o fígado assuma a função dos rins produzindo as hemácias.
    O recurso utilizado foi fazer com o fígado de animais adultos fabricasse o hormônio eritropoietina responsável por estimular a síntese de hemácias. A estratégia foi pensada depois que se observou que o fígado de embriões fabrica a molécula, mas depois do nascimento esta função passa os rins. Para “religar” a função do fígado dos animais adultos os cientistas estudam um grupo de substâncias chamadas PHD que inibem a produção de eritropoietina. Segundo o estudo publicado hoje (23/07) na revista Science, testes em camundongos demonstraram que é necessário “silenciar” três variantes da enzima ao mesmo tempo para que o fígado volte a produzir a substância. 

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior