• NOTÍCIAS

    BOLSISTAS DE PÓS-GRADUAÇÃO JÁ PODEM REALIZAR ATIVIDADES REMUNERADAS


    De acordo com portaria assinada na última sexta-feira (16) pelos presidentes do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico), Carlos Aragão, e da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Jorge Guimarães, estudantes de pós-graduação das duas instituições poderão acumular suas bolsas com outras atividades remuneradas de forma legal. A medida foi tomada após várias reivindicações feitas pelos bolsistas, e também devido a uma série de denúncias de que vários desses estudantes complementavam a renda, oriunda da bolsa de estudos, ministrando aulas.
    A medida foi tomada por concluírem ser recomendável que o aluno de pós-graduação exerça atividades didáticas, isso evita ainda a evasão dos alunos que chegam a receber propostas de trabalhos com boas remunerações.
    Para Aragão, a partir de agora será mais fácil aos orientadores controlar os horários de seus alunos e evitar que se dediquem excessivamente ao trabalho fora da universidade.



    ARTIGOS BRASILEIROS LIVRES TEM MAIOR ACESSO DE AMERICANOS E INDIANOS

    Desde janeiro uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no âmbito do Portal de Periódicos, e a editora holandesa Elsevier tem possibilitado a consulta livre em todo o mundo de artigos científicos escritos por pesquisadores brasileiros em periódicos da editora.
    Segundo a Elsevier, uma análise dos registros do mês de abril, revelou que de um total de 94 downloads de artigos brasileiros, realizados por 32 países, os Estados Unidos foram responsáveis por 24% desse total e a Índia 19%. Apareceram também a China com 10% dos downloads dos artigos brasileiros, o Afeganistão com 5% e o México com 4%.
    A parceria tem o intuito de dar maior visibilidade à produção científica do Brasil, eles ficam disponíveis tanto para pesquisadores e instituições com acesso ao Portal de Periódicos como para quem não tem.
    Mais informações no site: http://www.americalatina.elsevier.com  

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior