• ESTUDO ANALISA AS TRANSFORMAÇÕES NA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA BRASILEIRA NA DÉCADA DE 70

    A década de 70 do século XX foi definida pela consolidação pela de um mercado de bens culturais. Tal processo se relaciona com as grandes transformações pelas quais a sociedade brasileira passa durante essas décadas. Com a tomada do poder pelos militares em 1964 as mudanças políticas e econômicas se acentuaram.
    É nesse contexto que se consolida no Brasil a indústria fonográfica com diversas mudanças.
    A pesquisadora e estudante Silvia Oliveira Cardoso da Universidade Federal Fluminense formada em História buscou entender esse fenômeno. Através da pesquisa transformações na indústria fonográfica brasileira na década de 70 Long Play, música brega e MPB.
    “Meu interesse é porque o contexto histórico é bastante contraditório. Chama a atenção o crescimento que a indústria fonográfico tem nesse momento. As altas taxas de lucro que tem as gravadoras, e enfim entender esse crescimento da indústria fonográfica e cultural num contexto de tanta contradição, de endurecimento do regime militar, de arrocho salarial dos trabalhadores...” relata a pesquisadora.
    Segundo a pesquisadora o próximo passo da pesquisa é analisar a influência da música brega e da MPB nos aspectos sociais na década de 70, mas pretender perceber em outro momento.


    VOCÊ SABIA QUE TIME QUE JOGA DE EQUIPAGEM VERMELHA TEM MAIS CHANCES DE VITÓRIA?

    Pelo menos é o que acredita um grupo de universitários da Universidade de Durhan  na Grã-Bretanha após realizarem uma pesquisa em 2008 tendo como base a liga inglesa. Eles descobriram que os times de vermelho vencem mais que times com uniformes de outra cor após analisarem os campeonatos de 1947 a 2003. Segundo eles, as equipes de futebol que usam vermelho, como o Manchester United, Liverpool e arsenal, tiveram maior número de vitórias, e de conquista de títulos, quando comparados às equipes que usavam outras cores de uniforme. Entretanto, pesquisadores da universidade de Innsbruck, na Áustria, contestam esses resultados. Após analisarem 306 partidas na temporada de 2000-2001 da liga alemã concluíram que a cor do uniforme não conduziu nenhum time ao maior número de vitórias. O mesmo resultado é observado na copa do mundo Fifa. Das 18 edições da competição apenas uma vez uma equipe jogando de vermelho se sagrou campeã foi a Inglaterra em 1966. A seleção mais vitoriosa foi a brasileira, ainda assim, seu primeiro campeonato veio com os jogadores equipados de azul.

    Você sabia? Tome ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior