• COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO BÁSICO NA ENFERMAGEM

    O propósito básico dos profissionais da área da saúde no cuidado com o paciente é de restaurar a autonomia à pessoa doente. Para isso o doente deve ser escutado e adequadamente informado do seu estado de saúde. É importante aprender e saber falar com o enfermo sobre o que está acontecendo durante o seu tratamento. A informação converte-se assim no mecanismo através do qual o doente adquire status de pessoa com a capacidade de decisão no plano da relação enfermeiro doente. Dentro desses princípios a estudante do 1º período do curso de enfermagem Liliane Costa Alves da UFMA, desenvolveu a pesquisa “a comunicação como instrumento básico em enfermagem”.
    “Como a pessoa desenvolve a capacidade comunicativa ela desenvolve também a habilidade com os demais instrumentos básicos em enfermagem que é: a observação, o planejamento, o trabalho em equipe. A comunicação é muito importante, ela não pode ser analisada de forma isolada, é necessário que ela seja desenvolvida e a partir desse momento há uma relação entre os demais instrumentos básicos que também são aperfeiçoados. A enfermagem lida com a pessoa (...) é necessário que o paciente saiba que o enfermeiro saiba como lidar com essas pacientes. Ali aparece a importância da comunicação que vai denotar um cuidado personalizado, que vai melhorar a qualidade da assistência”, revela a pesquisadora. (Jerry Del Marh)


    VOCÊ SABIA QUE FILMES EM 3D PODEM REVELAR PROBLEMAS OCULARES?

    Com o desenvolvimento tecnológico, as produções para tv e cinema, tendem a se adaptar a essa nova tendência por meio da produção e transmissão de filmes, programas esportivos, shows, dentre outros, mais próximos da nossa realidade por meio da tecnologia 3D. No entanto, especialistas da Universidade da Califórnia, afirmam que das muitas pessoas que reclamam de dor de cabeça após assistir uma seção de imagens em três dimensões algumas podem apresentar problema oculares ainda não diagnosticados.
    “A dor ocorre por consequência do esforço visual que fazem os olhos, pois cada um deles tem que ver uma imagem diferente e mesclá-las ao mesmo tempo. No caso, é o cérebro que faz o esforço que causa a dor, mas são os olhos que criam o trabalho extra para o cérebro”, afirmam os pesquisadores.
    Pacientes com visão normal também podem apresentar dificuldades em assistir as produções em 3D porque a visualização da profundidade dos filmes é diferente do mundo real, mas a sensação é temporária.
    Eles recomendam que se alguém reclama de dor de cabeça forte de longa duração ou de incapacidade de perceber as imagens em 3D do filme deve procurar um especialista, pois estes sintomas podem indicar um problema ocular.

    Você sabia? Tome ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior