• NOVO ENREDO SOBRE A GREVE DE 79 EM SÃO LUÍS

    A história da luta nacional pela conquista desse direito estudantil começou na década de 1940 como bandeira do Partido Comunista Brasileiro. Em São Luis do Maranhão, tal movimento tem seu início em 1978 - ano  marcado por intensa instabilidade política o qual ocasionou  greves de estudantes pela meia passagem em 1979 quando exigiram a redução nas tarifas  dos coletivos urbanos. Com o intuito de articular um novo enredo sobre o evento grevista desta época bem como analisar os diversos tipos de discursos em torno da greve da meia-passagem, o licenciado em História pela Universidade Estadual do Maranhão e mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão, Jorge Luis Feitoza Machado desenvolveu a pesquisa “O que se passou em São Luís? Representações sobre a greve da meia-passagem em 1979”.
    “Eu procurei observar a partir das fotografias como foi representado esse desfecho. Em determinado jornal eu percebia a resolução como uma concessão do governo, em outro jornal as fotografias já mostravam o desfecho do jornal como uma conquista estudantil. Em fim, fui procurando fui procurando a partir dos enunciados como se deram essas formações discursivas e a partir daí, como se foi configurando o discurso sobre o evento tido como consagrado da greve da meia-paisagem” destaca o pesquisador.
    De acordo com a pesquisa qualquer fenômeno social é uma construção histórica que analisada de diferentes discursos cria novas ideologias no seio da sociedade atual. (Nilra Barros)


    VOCÊ SABIA QUE TRATAMENTOS PARA A PERDA DE MEMÓRIA NÃO FUNCIONAM?
    É isso mesmo. Segundo documento apresentado durante encontro promovido por Instituto Americano de Saúde, há mais de vinte anos são desenvolvidos estudos que sugerem o tratamento de doenças ligadas à demência, como o Alzheimer. Entretanto, concluiu-se que o uso de muitas substâncias ou mudança de hábitos, não passaram em testes que justificariam o seu uso.
    Para especialistas suplementos de Gingko Biloba, as cápsulas de ômega-3 e de vitaminas, tidas como milagrosas, não tem eficácia cientifica comprovada para a prevenção das doenças ligadas à perda de memória.
    A partir dessas conclusões acredita-se que será possível orientar novos rumos para que especialistas orientem seus pacientes a tomar outras atitudes que de fato ajudem na melhor qualidade de vida do paciente. Eles recomendam a leitura frequentemente, o controle dos fatores de risco para o coração e manter-se intelectualmente ativo. Para eles, o tratamento tem maiores resultados quando o paciente busca tratamento quando identifica os primeiros sintomas de esquecimento e procura imediatamente um profissional. Os cientistas alertam que apesar da doença não ter cura, alguns remédios retardam o desenvolvimento da doença e ajudam a pessoa a se sentir melhor por mais tempo.
    Você sabia? Tome ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior