• NOTÍCIAS



    MINICURSO “MISE EN PLACE: A ARTE DO BEM SERVIR” ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

    O Núcleo de Projetos e Pesquisas em Hotelaria da UFMA (NuPPHo) abre inscrições para o minicurso “Mise en Place: a arte do bem servir”, que acontece nos dias 9, 10 e 11 de junho, das 14h às 18h, no Auditório do CCSo.
    O evento será proferido pelo professor da UFMA, Jonilson Costa do Departamento de Turismo e Hotelaria e tem como público-alvo estudantes de Hotelaria, Turismo e Nutrição.

    As inscrições devem ser feitas no NuPPHo (térreo do Bloco A do CCSo ao lado da Qualy Copy).

    Mais informações através do e-mail: 
    nuppho@ufma.br  

    VOCÊ SABIA QUE CIENTISTAS CRIARAM EM LABORATÓRIO MATERIAL MAIS PRETO QUE O PRETO

    A cor preta quando analisada a partir dos espectros de lua é classificada como a ausência de luz, quando se considera os pigmentos é classifica como mistura de todas as cores. Diferente da cor branca que é a junção de todas as cores do espectro de cores e a ausência de cor quando analisada a partir dos pigmentos.
    Entretanto, o preto, como conhecemos até hoje, acaba por refletir um pouco de luz. Mas cientistas americanos acabam de criar um material que absorve quase que toda a luz incidente nele. O feito foi obtido a partir da utilização do material utilizado como metamaterial, substância que exibe propriedades ópticas não encontradas na natureza.
    Os metamateriais são resultado de arranjo de dois ou mais componentes menores que o comprimento de onda da luz com a qual interagem. Esse arranjo vai permitir com que esses materiais absorvam quase toda a luz, isto é, a radiação eletromagnética que incide dentro de uma certa faixa.
    Uma das principais aplicações para o metamaterial é no uso militar, na construção de aviões invisíveis a radares, já que permitiria o desenvolvimento de aeronaves invisíveis a faixas de ondas eletromagnéticas mais amplas que as percebidas hoje pelos radares.
    Você sabia? Tome Ciência!

    JOVENS SÃO AS PRINCIPAIS VÍTIMAS DE ACIDENTE DE TRABALHO?

    A principal força de trabalho na sociedade moderna vem das pessoas mais jovens, mas é essa faixa etária que tem o dobro de chances de sofrer acidentes de trabalho, quando comparado aos mais velhos. A conclusão foi obtida após levantamento realizado pelos centros de prevenção e controle de doenças dos Estados Unidos.
    Dados coletados entre os anos de 1998 e 2007 apontaram que os trabalhadores que mais sofrem com os acidentes no trabalho são jovens com idade entre 15 e 24 anos, quase todos dando entrada nos serviços de emergência.
    Dentre as principais razões apontadas para explicar esses números, esta a inexperiência dos jovens e a falta de treinamento ou supervisão adequada. Também foi apontada a necessidade de locais e condições de trabalho mais seguros. As principais áreas de ocorrência de acidentes graves entre os jovens estão a construção civil, a indústria e a agricultura.
    Para os pesquisadores os jovens tem maiores dificuldades de reconhecer os riscos, falam menos de segurança e menos conscientes de seus direitos legais como trabalhadores, situação agravada entre aqueles em seu primeiro emprego.

    A VINDA DE CIENTISTAS ESTRANGEIROS AO BRASIL PODE SER FACILITADA

    O Ministério da Ciência e Tecnologia estuda forma de facilitar a vinda ao Brasil de cientistas que pretendam se estabelecer no país na condição de cientistas, professores, pesquisadores ou profissionais vinculados à área de ciência, tecnologia e inovação.
    O MCT ao encaminhar o projeto à casa civil, abrange qualquer atividade ligada à cooperação científico-tecnológica, incluindo a coleta de dados materiais científicos, que não estejam ligados à exploração da diversidade biológica para fins comerciais.
    A iniciativa é compartilhada pelos Ministérios da Justiça, Relações Exteriores e do Trabalho e Emprego, que veem a contribuição desses especialistas como mola propulsora para o desenvolvimento nacional.


    UFMA REALIZA CONFERÊNCIA FENOMENOLOGIA, PSICOPATOLOGIA E RELIGIOSIDADE

    A Universidade Federal do Maranhão por meio do Departamento de Psicologia e do Núcleo Maranhense de Abordagem Gestáltica - Awareness, realizam no dia 10 de junho às 17 horas no Auditório do Centro de Ciências Sociais Bloco E no Campus do Bacanga a conferência Fenomenologia, Psicopatologia e Religiosidade proferida pelo Dr. Adriano Holanda, professor do Curso de Psicologia da UFPR.
    Os interessados devem confirmar presença até o dia 09 de junho às 18h pelo e-mail: profjeanmarlos@ufma.br ou profjeanmarlos@yahoo.com.br. 


    FEIRA INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS ACONTECE EM SÃO LUÍS 



    Entre os dias 09 e 14 de agosto São Luís Sedia A V Feira Internacional de Ciências, a Expo-Sciences Latin América, no centro de convenções Pedro Neiva de Santana. O evento é promovido pelo movimento internacional para o lazer na ciência e na tecnologia e pelo núcleo de divulgação científica da Região Tocantina tendo como objetivo principal a divulgação científica. Serão apresentados projetos de estudantes das instituições de ensino de toda América Latina nas categorias: ciências exatas e da terra, ciências biológicas, ciências da saúde, agrárias, sociais e humanas, engenharias e suas aplicações, dentre outras.
    Dentre as instituições convidadas estão: o Instituto Federal do Maranhão, a Uema, e a Universidade Federal do Maranhão que dará apoio com a estrutura, divulgação e assessoria durante o evento.

    VOCÊ SABIA QUE NAVES ESPACIAIS PODEM LEVAR MICRÓBIOS PARA MARTE?

    Estudo divulgado na revista Microbiologia Ambiental e aplicada (tradução livre para o português) revela que bactérias terrestres comuns em naves espaciais podem sobreviver em Marte por tempo suficiente para contaminá-lo com vida terrestre. Para evitar a contaminação de cargas biológicas dos aparelhos as naves até são esterilizadas antes de serem enviadas ao espaço, mas descobriu-se que diversas comunidades de micróbios sobrevivem e participam do lançamento, o que pode prejudicar as pesquisas da Nasa que buscam por vida marciana.
    As conclusões foram obtidas a partir de testes realizados por pesquisadores da Universidade da Flórida Central após recriarem em laboratório as condições do planeta marciano. Foi detectada a bactéria escherichia coli, que sobreviveu à radiação ultravioleta devido a uma camada de poeira em cavidades das sondas enviadas ao planeta.  Essa bactéria é geralmente encontrada no intestino de seres humanos e de outros animais de sangue quente.

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior