• DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA CONTINUA EM QUEDA
    Dados divulgados nesta segunda-feira pelo sistema deter - detecção do desmatamento em tempo real, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, mostram que em junho deste ano a Amazônia perdeu pouco mais de 240 quilômetros quadrados de floresta, esse número é 58% menor que a devastação registrada no mesmo mês do ano passado.
    No acumulado de agosto de 2009 a junho de 2010, a área de floresta da região desmatada foi de pouco mais de 1.800 Km2, sendo praticamente 50% menor que a registrada no período anterior compreendida entra agosto de 2008 a junho de 2009.
    Confirmando-se a tendência de queda, o governo pode chegará a um novo recorde de queda do desmatamento já que em 2009, a taxa anual de desmate calculada pelo Inpe foi de 7,4 Km2, a menor registrada em 20 anos de monitoramento.

    VOCÊ SABIA QUE CIENTISTAS DESCOBRIRAM FORMAS DE REGENERAR CORAÇÕES DOENTES?
    Foram apresentados recentemente dois estudos que trazem novos caminhos para tratar corações doentes sem que seja necessário recorrer a transplantes de órgãos ou o uso de órgãos artificiais.
    No primeiro estudo, realizado pelo Instituto Gladstone de doenças cardiovasculares da Universidade da Califórnia, células da estrutura do órgão foram transformadas em células que se contraem e batem. Estas células foram criadas a partir de outras mais simples chamadas Fibroblastos. Elas foram reprogramadas com a adição de três ou quatro genes de forma que voltaram ao estágio embrionário. Em seguida foram transformadas em células cardíacas que
    batem, ou seja, Cardiomiócito. Segundo os cientistas as células modificadas logo que foram injetadas em ratos se transformaram em células do coração em um único dia.
    O segundo estudo visa reativar a habilidade do coração de regenerar tecidos danificados. Assim, foram analisadas as funções de pequenos anfíbios que tem a capacidade de regenerar membros perdidos. Ao obterem dois genes supressores que inibem a capacidade de regeneração de órgãos dos humanos, viram a possibilidade da aplicação do processo nas células mortas dos corações
    doentes.
    Apesar de promissoras as duas pesquisas ainda precisam de mais pesquisas antes de serem usadas em humanos.

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior