• REFINANDO SONHOS: UM OLHAR SOBRE A REALIDADE E O DOCUMENTÁRIO

    Entre os dias 10 e 12 de julho aconteceu em campina Grande o XII Congresso de Ciências da Comunicação Nordeste, o Intercom Nordeste.  Na oportunidade o Maranhão foi agraciado com cinco premiações. No programa de hoje apresentamos “Refinando sonhos: um olhar sobre a realidade e o documentário”. Acompanhe na reportagem de Nilra Barros.

    Refinaria ou destilarias de petróleo são locais onde se realiza  o processo  químico de limpeza e refino do óleo cru dos poços e minas de óleo bruto. A partir de tal processo é possível produzir diversos derivados do petróleo como: a gasolina, o diesel, lubrificantes, asfalto, querosene entre outros. Com o intuito de levantar uma discussão em torno do gênero documentário bem como analisar os impactos sociais ocasionados pela implantação da Refinaria Premium I, da Petrobrás na cidade de Bacabeira- MA, o estudante de Comunicação Social - habilitação Rádio e TV da UFMA, Samir Pereira Ewerton, e outros pesquisadores da área, realizou o seguinte vídeo-documentário: ‘Refinando sonhos: um olhar sobre a realidade e o documentário’.
    O acadêmico explica a escolha do tema e o porquê da idéia: “A gente teve a ideia de colocar o tema refinando sonhos até porque as pessoas que foram entrevistadas em um determinado tempo da entrevista começavam a sonhar, a pensar que sua vida pudesse mudar... uma população carente, sofrida, assim como é a maioria da população do nosso estado, muito pobre ainda.
    Então, com essa estação que é a maior refinaria da América Latina (questionamos) o que isso pode causar na vida dessas pessoas? Eu sempre pensei que no curso (de comunicação) nós poderíamos contribuir para mudar a realidade. A gente via que o que saía na mídia eram só coisas sobre os políticos ‘o político tal vai levar isso para Bacabeira, o empresário tal vai levar isso, várias empresas estavam envolvidas’. E nós perguntávamos onde está a comunidade lá, o que o povo acha, o que o povo diz, e pensando em dar voz a essas pessoas, pensamos em ir à cidade dar voz a eles”.
    O vídeo-documentário “Refinando Sonhos: um olhar sobre a realidade” retrata em 15 minutos de forma crítica e reflexiva a história de gente simples na busca de uma vida melhor e na realização dos seus sonhos.

    Nilra Barros no Especial Intercom 21010 para o Rádio Ciência.
    VOCÊ SABIA QUE JOGAR NO PRÓPRIO CAMPO AUMENTA A CHANCE DE VITÓRIA DO TIME DA CASA?
    Para pesquisadores britânicos os hormônios secretados por jogadores que jogam no próprio estádio favorecem a equipe de casa. Após medir os níveis de testosterona dos jogadores que atuavam em casa, dos visitantes e dos atletas durante os treinos os cientistas descobriram que o hormônio se apresenta em maior quantidade entre aqueles que atuam no próprio campo.
    A testosterona é um hormônio é responsável pelo desenvolvimento e manutenção das características masculinas normais sendo também responsável pela função sexual normal e o desempenho sexual. Um homem adulto produz cerca de trinta vezes mais testosterona que uma mulher e isso determina a diferenciação dos sexos entre os humanos.
    Para os pesquisadores a testosterona também está ligada ao domínio, à confiança e à agressividade, do que se conclui que durante uma partida de futebol os hormônios fazem com que os jogadores se comportem como homens defendendo seu território.

    Você sabia? Tome Ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior