• NOTÍCIAS

    BRASIL LANÇA SUA PRIMEIRA VACINA CONTRA A ESQUISTOSSOMOSE
    A vacina que até hoje é importada, passa a ser produzida e comercializada no Brasil em 2015. Uma empresa paulista comprou a licença para a produção da vacina desenvolvida por uma pesquisadora brasileira. Segundo um dos executivos da empresa, as vacinas já estão sendo produzidas, e o processo para a realização de testes em humanos aguarda apenas a autorização da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
    A esquistossomose é uma doença que atinge 200 milhões de pessoas no mundo. O contágio acontece por meio de caramujos hospedeiros intermediários da doença encontrados em regiões com problemas de saneamento básico, em esgotos e em locais com falta de água tratada.



    VOCÊ SABIA QUE PLANTAS TRANSGÊNICAS AMEAÇAM ESPÉCIES NATIVAS?

    É isso mesmo! Um grupo de pesquisadores da universidade estadual de Dakota do Norte em parceria com a Universidade do Arkansas, e da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos descobriu em campo do estado americano de Dakota do Norte as primeiras evidências de que plantas transgênicas estão se estabelecendo na natureza fora das áreas de plantio.
    A planta invasora identificada foi a Canola, semente utilizada para a produção de óleos empregados na fabricação de velas, batons, tintas industriais para jornais, lubrificantes e biocombustíveis.
    A planta foi modificada geneticamente para apresentar resistência a determinados herbicidas e a pragas das lavouras, sendo cultivadas apenas em campos isolados de culturas nativas. No entanto, os cientistas encontraram a espécie invasora em 347 das 406 plantas coletas, aproximadamente 90% do total, em faixas que somaram 5.400Km2 de estradas principais e vicinais longe das plantações.
    Segundo os cientistas os riscos promovidos por novas espécies, tanto de planta como de animais, é de levar ao desaparecimento das espécies nativas por ocuparem o mesmo espaço geográfico em concorrência direta, por predação, dentre outros fatores.

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior