• RÁDIONOVELA PARA DEFICIENTES VISUAIS
    Grande parte do conteúdo da Tv não é acessível aos deficientes visuais, por ser um veículo em que a imagem predomina. Através das radio-novelas eles encontram um meio de nova inclusão e interação social.

    Gabriela Rodrigues Capeline e Raquel Pelegrine do Centro Universitário Montserrat em Santos São Paulo desenvolveram proposta inovadora de rádio novelas para deficientes visuais que foi apresentado durante o XXXI Congresso Brasileiro de Ciências de comunicação que aconteceu em Natal – Rio Grande do Norte.

    Para a metodologia de pesquisa foram entrevistadas pessoas com deficiência visual e sua dificuldade com a comunicação, o meio sugerido por elas foi a rádio novela que facilita a compreensão e assimilação da realidade pelas mesmas. (Marina Fernanda Farias)






    VOCÊ SABIA QUE CONSUMO DE ÁLCOOL PODE DIMINUIR O CÉREBRO?

    Estudo realizado por especialistas do Wellesley College, nos Estados Unidos descobriu que o consumo de álcool mesmo em pequena quantidade pode estar associado ao encolhimento do cérebro. Para eles, quanto mais uma pessoa bebe, mais o cérebro diminui. Para os pesquisadores o cérebro que já encolhe com a idade, com o consumo de álcool pode provocar danos à massa branca, como acontece quando a pessoa sofre com problemas relacionados ao conhecimento e à demência.

    O estudo foi publicado em edição do Archives of Neurology e levou em consideração estudos que já associavam o consumo moderado de álcool a uma melhor função mental e redução do risco de Alzheimer. Foram avaliadas mais de mil e oitocentas pessoas para saber qual a relação entre o volume cerebral e o consumo de bebidas alcoólicas. Os resultados da pesquisa descobriram que o volume do cérebro diminui na mesma proporção do consumo de álcool, os efeitos são bem maiores quando se trata das mulheres.

    Você sabia? Tome ciência!

    more

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior