• PRODUTOR DO GLOBO UNIVERSIDADE DISCUTE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
    “Globo Universidade, integração multimídia em divulgação cientifica”, esse foi o assunto da palestra facilitada pelo jornalista da Rede Globo, Thyago Mathias no II Fórum de Jornalismo da Faculdade São Luís. O produtor e editor do Globo Universidade Explicou cômo funciona o programa e como os pesquisadores do Maranhão podem participar e os resultados ao longo de dois anos de existência.
    “O objetivo é cobrir o há de mais relevante, feito por brasileiros, em universidades do Brasil e do exterior ligados ao ensino, pesquisa e extensão que é o tripé universitário”.
    O programa dá suporte de pesquisa para graduandos, pesquisadores, mestrandos e a comunidade cientifica em geral que deseja adquirir matérias do programa assim como aceita sugestão de pauta. (Jerry Del Marh)


    VOCÊ SABIA QUE CONSUMO DE ÁLCOOL PODE RETARDAR A ARTRITE?

    A artrite é uma doença caracterizada por um conjunto de sintomas e sinais resultantes de lesões nas articulações produzida por diversos motivos e causas provocando inflamações e por conseqüência muitas dores. Um estudo recente realizado no Hospital Universitário de Genebra, Suíça, associa o consumo moderado de bebidas alcoólicas ao retardo da artrite reumatóide, tipo de artrite que acomete cerca de 1% da população mundial.  A pesquisa foi realizada com quase três mil adultos acometidos com a doença, acompanhados por meio de exames de raio-x.
    Os cientistas descobriram que os pacientes que ingeriam bebidas alcoólicas moderadamente tinham uma progressão mais lenta dos danos nas articulações associadas à artrite, quando comparado aos que não bebiam, e os efeitos eram mais significativos nos homens.  Já aqueles que exageravam na bebida apresentaram maior desgaste das articulações. Contudo, eles não souberam explicar a relação entre o consumo do álcool e o retardamento da progressão da doença.
    No entanto, os pesquisadores se apressam em desaconselhar a quem não bebe, passar a fazer uso do álcool para prevenir a artrite, pois o mau hábito da bebida está associado a outras enfermidades. Todavia, eles recomendam que pacientes com artrite que já bebem moderadamente por alguns anos não devem ser incentivados a parar com o hábito. Por fim eles alertam que mais estudos são necessários para que se conheçam as reais relações entre o álcool e a artrite.
    Você sabia? Tome ciência!

    more

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior