• TECENDO FIOS DE UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PRONERA/UFMA/FETAEMA-COCAIS
    O Programa Nacional De Educação para a Reforma Agrária - Pronera – tem por objetivo alfabetizar e escolarizar trabalhadores rurais, e capacitar educadores do campo. As acadêmicas do curso de pedagogia da UFMA responsáveis pelo acompanhamento pedagógico do Pronera-Cocais desenvolveram uma pesquisa de avaliação do rendimento do projeto. A pesquisadora Fernanda Rodrigues expõe o objetivo principal do trabalho.

    A pesquisadora avaliou como se deu a formação de professores do pronera-cocais, além do processo de capacitação para docência e de como eles estavam exercendo suas atividades em campo. Com isso buscou-se através de fundamentos teóricos, avaliar o processo de escolarização, além da realização de entrevistas com os próprios educandos.

    De acordo com a pesquisa mesmo sendo observadas muitas falhas existentes e mesmo com pouco investimento, o resultado foi positivo, constatando a importância da alfabetização e escolarização de jovens e adultos do campo. (Josely Sodré)


    VOCÊ SABIA QUE PAPAI NOEL É UMA INVENÇÃO DO SÉXULO IV?

    Isso mesmo. Papai Noel foi inspirado em um bispo chamado Nicolau, que viveu na Turquia. Mas o Papai Noel de cara rechonchuda, de roupa vermelha, barba branca e um saco cheio de brinquedos é uma invenção do século XIX.

    Foi em 1822 que ele apareceu com estas características pela primeira vez, na capa de uma revista americana. O vermelho só virou a cor oficial do Papai Noel em 1931, a partir de uma campanha publicitária da coca cola.
    Enquanto Papai Noel é uma invenção do século IV, o natal vem de antes. Foi no ano 354 depois de Cristo que o Papa Libério estabeleceu a data de 25 de dezembro como dia de nascimento de Jesus, quando nem o evangelho de Lucas, único a tratar do assunto, precisava o dia do nascimento de Cristo. A data foi criada para enfraquecer uma festa pagã na Roma Antiga realizada neste dia.

    Você sabia? Tome ciência!

    more
  • AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E ORGANOLÉPTICA DA CARNE DE CUTIA IN NATURA CONSUMIDA EM SUCUPIRA DO NORTE – MA
    Com o intuito de avaliar os caracteres sensoriais e organolépticos da carne de cutia consumida no Maranhão, a acadêmica Natale Cristine, graduanda em química licenciatura, realizou a pesquisa: avaliação físico-química e organoléptica da carne de cutia in natura consumida em Sucupira do Norte – Ma.

    A acadêmica justifica a escolha deste mamífero como instrumento de sua pesquisa por ter naquela região uma grande quantidade de pessoas que se alimenta de carnes exóticas como carne de coelho, jacaré e a própria cutia.

    Utilizando a metodologia do Instituto Adolfo Lutz, instituição conhecida internacionalmente que dita as metodologias para análises físico-químicas e sensoriais, a graduanda concluiu que a carne de cutia é bastante indicada para pessoas que desejam fazer dieta e levar uma vida saudável, pois é de fácil digestão. Ainda de acordo com a pesquisa, a carne de cutia consumida em Sucupira do Norte e na baixada maranhense, está de acordo com os parâmetros exigidos pela legislação sendo um alimento extremamente nutritivo.
    (EMERSON MARINHO)

    VOCÊ SABIA QUE A PLANTA DORMIDEIRA COMBATE CÁRIE?

    Foi o que descobriram pesquisadores do laboratório de ciências químicas do centro de ciências exatas e tecnologia da universidade estadual do norte fluminense, no rio de janeiro.

    A dormideira é uma plantinha conhecida por se fechar com apenas um leve toque. Como já propagava a medicina popular, a equipe comprovou que a planta mimosa pudica, nome científico da dormideira, apresenta atividades antibacterianas.
    A dormideira contém substâncias que combatem a bactéria streptococcus mutans, a principal responsável pelo aparecimento da cárie.

    Você sabia? Tome ciência!

    more
  • SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: ALIENAÇÃO OU EMANCIPAÇÃO
    Falar em sociedade da informação é falar em um novo processo de organização social cujo foco principal é a informação.
    Esse fenômeno tem como pano de fundo o campo midiático e as novas tecnologias.
    A doutoranda em ciências da comunicação da Universidade de Nova Lisboa e também professora da UFMA, Ester Marques, desenvolve um estudo sobre a sociedade da informação dando ênfase a questões como alienação e emancipação e ressalta ainda a importância da compreensão deste processo.
    A partir do estudo realizado a doutoranda contatou o grau elevado de desigualdades sociais diante do avanço das novas tecnologias. Ela explica as dimensões sociais apresentadas em sua pesquisa e conclui ressaltando que a sociedade da informação tem a possibilidade de gerar um número elevado de informações de qualidade.
    (Josely Sodré)


    VOCÊ SABIA Que mais da metade dos adolescentes do país está em série atrasada na escola?

    Você sabia que mais da metade dos adolescentes do país está em série atrasada na escola?

    É o que informa o IBGE. 36% dos estudantes que freqüentavam a oitava série estavam atrasados em relação ao andamento normal do curso. Situação semelhante repete-se em todas as oito séries do ensino fundamental, embora em nível menos acentuado.

    No ensino médio a situação é ainda pior: 55% dos adolescentes de 15 a 17 anos cursam séries com atraso, proporção que sobe para 70% no nordeste.
    51% ou quase 18 milhões de jovens de 15 a 24 anos estão fora da escola ou universidade. Outros 7 milhões de jovens não trabalham nem estudam.

    Você sabia? Tome ciência!

    more

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior