• AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E ORGANOLÉPTICA DA CARNE DE CUTIA IN NATURA CONSUMIDA EM SUCUPIRA DO NORTE – MA

    Com o intuito de avaliar os caracteres sensoriais e organolépticos da carne de cutia consumida no Maranhão, a acadêmica Natale Cristine, graduanda em química licenciatura, realizou a pesquisa: avaliação físico-química e organoléptica da carne de cutia in natura consumida em Sucupira do Norte – Ma.

    A acadêmica justifica a escolha deste mamífero como instrumento de sua pesquisa por ter naquela região uma grande quantidade de pessoas que se alimenta de carnes exóticas como carne de coelho, jacaré e a própria cutia.

    Utilizando a metodologia do Instituto Adolfo Lutz, instituição conhecida internacionalmente que dita as metodologias para análises físico-químicas e sensoriais, a graduanda concluiu que a carne de cutia é bastante indicada para pessoas que desejam fazer dieta e levar uma vida saudável, pois é de fácil digestão. Ainda de acordo com a pesquisa, a carne de cutia consumida em Sucupira do Norte e na baixada maranhense, está de acordo com os parâmetros exigidos pela legislação sendo um alimento extremamente nutritivo.
    (EMERSON MARINHO)

    VOCÊ SABIA QUE A PLANTA DORMIDEIRA COMBATE CÁRIE?

    Foi o que descobriram pesquisadores do laboratório de ciências químicas do centro de ciências exatas e tecnologia da universidade estadual do norte fluminense, no rio de janeiro.

    A dormideira é uma plantinha conhecida por se fechar com apenas um leve toque. Como já propagava a medicina popular, a equipe comprovou que a planta mimosa pudica, nome científico da dormideira, apresenta atividades antibacterianas.
    A dormideira contém substâncias que combatem a bactéria streptococcus mutans, a principal responsável pelo aparecimento da cárie.

    Você sabia? Tome ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior