• OS LÍQUENS E A POLUÍÇÃO NA ILHA DE SÃO LUÍS

    O objetivo do trabalho desenvolvido por Karla Veras, estudante de Biologia pela Universidade Federal do Maranhão, foi o de identificar o nível de poluíção de três áreas na Ilha de São Luís, através do fluxos de automóveis em passagem. Em seguida, foi identificada a incidência de líquens na vegetação nos mesmos locais para enfim, ser feito um comparativo entre os dados, com o intuito de verificar a influência da poluíção na incidência de líquens.
    Os líquens são seres vivos muito simples que constituem uma simbiose de um organismo formado por um fungo e uma alga. As áreas escolhidas para ser feita a pesquisa desses seres, tinham que possuir uma vegetação relativamente grande e cada uma representar os vários locais de São Luís com diferentes níveis de poluíção.

    As áreas escolhidas foram: a Avenida dos Africanos, por ter vasta vegetação e um grande fluxo de carros e poluetes; o Parque Bom Menino, que possue um certo fluxo de carros, mas que não atinge a área interna do parque, portanto ficou como uma área intermediárea no nível de poluíção; e a Ilha de Tamamirin, que possue um fluxo muito pequeno de carro e grande vegetação.

    Após a comparação dos dados referentes a incidência de líquens e ao nível de poluentes emitido por veículo automotivos, a pesquisadora concluiu que na ilha de Tamamirin as árvores possuem um número muito maior de líquens enquanto que na avenida dos Africanos o nível é bem inferior, comprovando a influência dos poluentes na baixa quantidade desses organismos.

    (RAFAEL CARVALHÊDO)

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior