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AVALIAÇÃO FUNCIONAL DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL NA APAE
“A avaliação funcional de crianças com paralisia cerebral, na APAE de São Luís”. Esse é o objetivo do projeto em desenvolvimento, a partir da dissertação do professor Abidiel Pereira Dias, Fisioterapeuta e Mestrando em Saúde e Ambiente pela Ufma.
Além de acompanhar o desenvolvimento neuro-psico-motor normal dessas crianças, o projeto, de cunho pioneiro no estado do Maranhão, visa detectar e avaliar suas potencialidades funcionais, levando em conta dados relativos às atividades da vida diária, como a habilidade de escovar os dentes com independência, levar alimentos à boca, vestir-se, entre outras ações.
O referido projeto é baseado em um método que possibilita a detecção, o grau de comprometimento e a possibilidade de intervenção fisioterapeutica, em deformidades osteomoleculares de origem neurológica. De origem americana, o método intitulado PEDI foi revalidado aqui no Brasil pela Pediatra Marise Cotta Macini.
Espera-se com o empreendimento do projeto, que ocorra uma mobilidade de medidas terapêuticas, objetivando uma qualidade de vida das pessoas portadoras de paralisia cerebral e de seus cuidadores. (Rafael Carvalhêdo)
VOCÊ SABIA QUE O MARANHÃO TEM MAIS DE 11 MIL ALUNOS INDÍGENAS?
Exatamente. De acordo com dados do censo escolar, existem 11 mil trezentos e trinta e oito alunos indígenas no estado, distribuídos em 225 escolas. deste total, 10 mil 943 cursam da primeira a quarta série do ensino fundamental, 156 cursam da quinta a oitava série e apenas 24 estão no ensino médio.
Embora tenha uma população de 25 mil índios, o Maranhão só possui 120 professores indígenas com magistério de nível médio. nenhum possui graduação.
No Maranhão existem dez nações indígenas: guajajara, gavião, canela, cricati, guajá, auá-guajá, tenetehara, també, caápor e guarani.Você sabia? Tome ciência!
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