ÚLTIMAS NOTÍCIAS
-
SOFTWARE INTELIGENTE NO AUXÍLIO PEDAGÓGICO AO DESENVOLVIMENTO LÓGICO E MATEMÁTICO DO ALUNO
Unindo tecnologia a educação, o projeto de “Sistemas Inteligentes de Desafios Abertos”, desenvolvido a partir da tese do professor da UNIVIMA, Óthon Bastos Filho, doutor em Informática da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, visa a utilização da Inteligência Artificial no auxílio pedagógico ao desenvolvimento matemático e lógico do aluno.
Desenvolvida através de um convênio entre o laboratório de sistemas inteligentes da UFMA com o laboratório de estudos de linguagem e cognição da UFRGS, o trabalho consiste na criação de softwares inteligentes, que ao interagir com o usuário, tem como finalidade possibilitar situações de construção cognitiva por meio da aplicação de desafios abertos. Com a criação de uma tecnologia chamada PCN, o software pôde ser capas de traçar um perfil dos usuários, que no caso são crianças de ensino fundamental, para uma melhor adaptação da formulação dos desafios para cada um dos usuários.
A pesquisa teve início com a criação do software, que já passou por diversos testes em escolas de ensino fundamental, com forma de adaptar o agente humano ou aluno para o agente inteligente, que é o próprio software; tudo isso dentro de um contexto pedagógico que é o acompanhamento dos professores.
Para o acesso ao programa e aos artigos científicos que validaram o projeto, estão disponíveis na página www.lelic.ufrgs.br/desafios.(Rafael Carvalhêdo)
0 comentários: