• OCUPAÇÃO URBANA COMO FORMA DE LUTA PELA MORADIA

    A falta de moradia é um dos problemas que tem assolado muitos habitantes da população maranhense. Consequentemente surgem diversas invasões e instalações que não apresentam as devidas condições de residências.


    A pesquisa da estudantes Taisse Cipriano do curso de Geografia d Ufma, estuda a ocupação urbana como forma de luta pela moradia e utiliza como objeto de estudo o residencial João Alberto.
    A principais dificuldades ao acesso à moradia e o crescimento urbano desordenado são ocasionadas pela desigualdade social e a má distribuição de renda gera a pobreza generalizada em São Luís.
    A pesquisa se mostra como um documento para auxiliar políticas públicas do governo à trabalho mais eficientes e os moradores para irem atrás de seus direitos.
    Dados colhidos pela pesquisadora revelam que dificuldades como cobranças muito alta, por parte da Companhia Energética do Maranhão - CEMAR do serviço prestado àquela população e também pela Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão – CAEMA que não abastece o bairro diariamente e não fornece uma rede de esgotos para a área, contribui para a não qualidade de vida da população.
    A pesquisa conclui que a luta pela moradia é a principal bandeira dessa população que se sente esquecida pelas autoridades. (Joliane Bimbato)








    VOCÊ SABIA QUE A BORRA DO CAFÉ PODE COMBATER O MOSQUITO DA DENGUE?


    É isso mesmo! Pesquisa realizada no Instituto de Biociências da Unesp em São José do Rio Preto, São Paulo, constata que a borra de café produz um efeito que bloqueia a postura e o desenvolvimento dos ovos do mosquito Aedes Aegypti.
    Isto acontece porque a cafeína da borra de café altera a produção de enzimas no organismo das larvas. essas enzimas estão envolvidas em funções vitais do mosquito como reprodução, transporte de impulsos nervosos, desenvolvimento e a própria resistência a inseticidas químicos.
    A pesquisa realizada pela cientista paulista, a bióloga Alessandra Laranja, durante sua dissertação de mestrado, revelou que a utilização da borra do café para combater o mosquito da dengue é bastante simples: deve-se colocar a borra nos pratinhos de coleta de água dos vasos, ou mesmo no solo, pois além de se misturar à água, ela pode ser utilizada como adubo ecologicamente correto.
    Para especialistas em saúde pública, a descoberta é bem vinda, uma vez que, além de combater a ameaça da dengue 3, que surge com as fortes enxurradas de final de ano, pode combater outra ameaça, que vem do exterior: a dengue do tipo 4.


    Você sabia? Tome ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior