• SYNCHROTALK: UMA FERRAMENTA SÍNCRONA PARA ENSINO A DISTÂNCIA

    A educação em nossa sociedade é, cada vez mais, uma exigência. O ensino à distância ou educação à distância surge com o objetivo de suprir as necessidades das comunidades mais afastadas dos centros e que precisam deslocar professores provenientes das grandes cidades.

    Com o advento dos computadores e das redes de comunicação, uma das ferramentas de baixo custo utilizada para suprir esta necessidade é o chat ou bate-papo, que permite reuniões virtuais entre estudantes e professores.

    Objetivando apresentar uma ferramenta para auxílio no ensino a distância, o acadêmico do CEFET-MA, Berto de Tácio Gomes desenvolveu a pesquisa: Synchrotalk: uma ferramenta síncrona para ensino a distância. O Synchrotalk é um sistema de bate-papo para educação à distância. O caráter inovador do software é a disponibilidade de mecanismos que permitem aos tutores coordenarem as aulas que ministram.

    A ferramenta além de permitir recursos normais de comunicação à distância, possui mecanismo de sincronização que permite uma melhor organização dos encontros virtuais. Seus recursos de controle não permitem que várias pessoas falem ao mesmo tempo.

    A ferramenta Synchrotalk ainda precisa ser testada por meio de aulas à distância em diversas disciplinas para verificar a sua eficiência e encontrar soluções aos possíveis problemas. Analisando o ponto de vista tecnológico, a ferramenta oferece a possibilidade de funcionamento em qualquer sistema operacional, possibilitando aos envolvidos experiências nas novas tecnologias disponíveis. (EMERSON MARINHO)


    VOCÊ SABIA QUE DUAS COLHERES DIÁRIAS DE AZEITE IMPEDEM O SURGIMENTO DA “BARRIGUINHA”?

    Estudo realizado por especialistas de Universidades da Espanha e Inglaterra revela que a ingestão diárias de duas colheres das de sopa de azeite evitam o acúmulo de gorduras na região abdominal, a indesejável barriguinha. O consumo do azeite extra virgem, fornece 77% de gordura monoinsaturada, 14% de saturada e 9% de polinsaturada, o que torna o óleo mais saudável em relação aos outros, além de fortalecer o sistema imunológico.

    Isto acontece porque, enquanto os outros óleos são produzidos a partir das sementes, o azeite é o único óleo extraído da fruta, no caso da azeitona.

    A pesquisa publicada na revista Diabetes Care, da Associação Americana de Diabetes, acompanhou pacientes com gordura abdominal acumulada que receberam, por um período de um mês, três tipos de dietas: uma baseada em gordura saturada, a segunda com monoinsaturada e a última com carboidratos. A conclusão da pesquisa foi que uma dieta rica em gorduras monoinsaturadas retrai a distribuição da gordura na região da barriga. O azeite de oliva sendo rico em gorduras monoinsaturadas, também ajuda a elevar o colesterol "bom" e a reduzir o colesterol "ruim".

    Estudos anteriores já revelavam que a ingestão diária do azeite extra-virgem diminui riscos de doenças cardiovasculares, diabetes, gastrites, hipertensão, dores, osteoporose e até mesmo o câncer.

    Você Sabia? Tome Ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior