• CONDIÇÕES HIGIÊNICO SANITÁRIAS NA ORDENHA E QUALIDADE DO LEITE EM PROPRIEDADES RURAIS EM CHAPADINHA

    Com o intuito de avaliar as condições higiênico sanitárias na ordenha e a qualidade do leite em propriedades rurais no município de Chapadinha Maranhão, a pesquisadora do curso de Ciências Biológicas da UFMA, Ana Paula Carvalho, desenvolveu pesquisa com os proprietários rurais de quatro propriedades no município. Como norte motivador estava a sua preocupação com a falta de fiscalização por parte da Anvisa ou da Aged instituições responsáveis pela inspeção, nas propriedades do município que são obrigadas a fazer uma análise mensal da composição e da qualidade do leite para verificar se ele pode ser comercializado. Caso não haja a manipulação adequada do leite cru, in natura, comercializado, ele pode comprometer a saúde de seus consumidores.

    Inicialmente foi aplicado, com os quatro produtores, um questionário contendo 16 perguntas relacionadas à propriedade, ao leite e à origem da água que abastece a fazenda. Em seguida o leite foi coletado, homogeneizado e transferidos para galões. Após serem acondicionados em recipientes adequados foram transferidos para um laboratório em Pernambuco para serem analisados.

    “Foi realizada a contagem de células somáticas, a contagem bacteriana total e a composição do leite. A partir das análises foi constatado que todas as análises se apresentaram, em relação à análise normativa 51 estabelecida, inferiores aos padrões exigidos, devido ao número amostral de propriedades foram poucas, somente quatro, devido a isso estiveram dentro das instruções normativos. Se o número amostral de leite fosse maior os padrões não estariam sendo cumpridos, porque foi observado que no momento em que o ordenhador retira o leite não faz a higienização completa e adequada na vaca, e nem após a ordenha. O leite quando não é bem manipulado pode desenvolver crescimento tanto bacteriano como de outros organismos que podem ser patógenos à saúde humana, que podem ocasionar doenças sérias”, aponta a pesquisadora.

    O próximo passo da pesquisa é avaliar o leite microbiologicamente para saber identificar quais os microrganismos presentes nele e quais deles podem transmitir doenças aos consumidores in natura no município de Chapadinha, para então apresentar aos pequenos produtores as práticas corretas de manipulação de alimentos. (Emerson Marinho)

    VOCÊ SABIA QUE A ACUPUNTURA PODE REDUZIR DORES ASSOCIADAS AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA?

    De acordo com estudo americano apresentado no jornal da oncologia clinica, a técnica chinesa de terapia com agulhas chamada de acupuntura, pode amenizar dores e rigidez das articulações resultantes do tratamento do câncer de mama.

    O estudo foi realizado com 43 mulheres portadoras da doença que reclamavam de dores nas articulações devido ao tratamento realizado com inibidores de aromatase, medicamento também utilizado em mulheres com câncer no ovário no período pós-menopausa.

    De acordo com os autores do estudo as pacientes tratadas com a acupuntura apresentaram melhoras no bem estar físico após duas semanas de tratamento. Também foi reduzido o uso de medicamentos contra a dor em 20 por cento dos casos das pacientes com câncer de mama. Para maior garantia dos resultados um grupo foi submetido à falsa acupuntura com inserção de agulhas em pontos diferentes do tratamento convencional, este grupo não apresentou qualquer melhora com o tratamento.

    Os pesquisadores revelam que o uso da acupuntura surge como uma nova ferramenta para combater os problemas freqüentes que acometem as pacientes que tratam o câncer de mama, evitando com que elas interrompam o tratamento, possibilitando maiores chances de cura.

    Você sabia? Tome ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior