• PROJETO DA UEMA SE PROPÕE A LEVAR A HISTÓRIA DO MARANHÃO ÀS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO

    Aliar o conhecimento adquirido na Universidade com a prática profissional é um desafio recorrente. Para tentar aproximar o ensino superior da sociedade, professores e alunos do curso de História da UEMA criaram um projeto que visa levar para os alunos do terceiro ano do Centro de Ensino Médio 29 de Outubro as discussões sobre a História do Maranhão.

    O projeto História do Maranhão na sala de aula pretende ainda valorizar a cultura do Estado mostrando o reflexo do passado nos dias atuais: as relações sociais, familiares e econômicas, desde a colonização, dando ênfase às oligarquias e a situação de atraso no desenvolvimento social.

    “O objetivo principal do projeto é valorizar a História do Maranhão, mostrar que ela está presente de forma esses alunos do ensino médio valorizem a história local e se percebam também como participantes dessa história. Também queremos aproximar esses alunos das escolas, da produção que é feita na Universidade. A gente tem uma revista eletrônica chamada: Outros Tempos; a gente já produziu este ano um livro chamado: Maranhão Oitocentista; a gente tem na UFMA várias dissertações que foram publicada na forma de livro e a gente acredita que estamos ajudando esses alunos para se voltarem mais para o estuda da História do Maranhão porque sabemos que existe pouco material da História do Maranhão, produzida para aluno do Ensino Médio. Então, a gente quer ajudar esses alunos que vão fazer o vestibular”, destaca Adriana Zirer, professora do curso de História da UEMA e coordenadora do projeto

    O projeto surgiu a partir do questionamento de um aluno que se incomodou com a distância entre a Academia e a Comunidade e sentiu a necessidade de mostrar aquilo que está aprendendo na Academia. Para manter a atenção dos alunos a criatividade toma espaço, elas não medem esforços para inventar atividades lúdicas capazes de resgatar o interesse dos adolescentes. São produzidos textos com uma linguagem mais próximas dos alunos, são analisados poemas, jornais, trechos de filmes, músicas, toadas, tentando tornar o estudo da História mais agradável para os alunos. (Camila Pinto Boullosa)

    VOCÊ SABIA QUE INSTITUTO AMERICANO DESCOBRIU NOVA FORMA DE PRODUZIR ELETRICIDADE?

    É verdade! Estudo realizado no instituto de tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, descobriu um fenômeno que utiliza nanotubos para produzir eletricidade. Nanotubos são estruturas de carbono que medem bilionésimos do metro, milhões de vezes mais fino que um fio de cabelo, dispostos como em uma cerca de arame.

    Para a obtenção da eletricidade os nanotubos foram cobertos com uma camada de um combustível altamente reativo, capaz de produzir calor à medida que se decompunha. Desta combustão surgiu uma onda térmica que passou a se deslocar de forma muito rápida por toda a extensão dos nanotubos.

    Publicado recentemente na revista “materiais naturais”, o estudo evidencia que o anel de calor produzido pela combustão do combustível se moveu 10 mil vezes mais rápido pelo nanotubo que o normal. O calor produzido fez com que elétrons se movessem pelo nanotubo criando assim uma corrente elétrica.

    Esta foi a primeira vez em 100 anos de estudo que se conseguiu verificar que uma onda de calor pode transportar elétrons em um fio metálico e produzir energia.

    Você sabia? Tome ciência!

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