• A PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE MILHO EM ÁREA DE FRONTEIRA AGRÍCOLA NO MARANHÃO

    Todos os anos são lançadas no mercado brasileiro inúmeras variedades de cultivares, sendo necessária a realização de testes que indiquem quais são as mais adequadas para cada região.

    Com a pesquisa: “A produtividade de cultivares de milho em área de fronteira agrícola no Maranhão” o estudante de Agronomia da UFMA, Campus Chapadinha, Edivaldo Aguiar, buscou desenvolver estudo em uma região bastante nova e de expansão da cultura de grãos em nível comercial e também por haver poucas pesquisas específicas direcionadas para essa área.

    “Foi um experimento realizado com delineamento experimental que foi o Latsis no qual foi utilizado 56 cultivares de milho, incluindo híbridos, duplos, triplos e simples e também variedade de polinização aberta. Foram avaliados os parâmetros de rendimento de grãos para determinar qual a quantidade de grãos para saber qual a cultivare de melhor produtividade e seguir as análises estatísticas para avaliar as cultivares de modo geral”, descreve o pesquisador.

    Dados da pesquisa assinalam que alguns híbridos, incluindo um duplo em que a semente é bem mais barata que a do simples, obteve produtividade acima de 7000 quilos por hectare, o que é um nível bastante animador para os produtores da região, principalmente porque o máximo que os produtores conseguem colher de milho são 100 sacas por hectare, o mesmo que 6 toneladas de grãos por hectare.

    O pesquisador pretende levar os resultados de sua pesquisa ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Chapadinha onde serão apresentados os dados de produtividade que serão transmitidos aos produtores, informando-lhes quais as cultivares que tiveram melhor produtividade, e quais os tratos culturais adequados como a adubação, preparo de solo adequados, devem ter, para obter os demais fatores de produtividade. (Emerson Marinho)

    VOCÊ QUE A UFMA DESENVOLVE SISTEMA QUE MELHORAR O FORNECIMENTO DA ENERGIA ELÉTRICA?

    Com o aumento da população e o crescente consumo de energia elétrica residencial e até mesmo comercial por conta dos investimentos na área industrial, as distribuidoras de energia elétrica tem trabalhado para atender a padrões rígidos de confiabilidade e qualidade do fornecimento da energia elétrica, evitando multas que podem chegar a milhões de reais.

    Para atender a esta necessidade, um grupo de acadêmicos da universidade federal do maranhão desenvolve um sistema capaz de controlar a qualidade do serviço, de forma a ser supervisionada, avaliada e controlada pelas próprias companhias.

    O sistema tradicional analisa o desempenho e as projeções futuras. No entanto, qualquer variação do ambiente provoca falhas nas estimativas. O novo sistema tem a vantagem de prever índices de confiabilidade mesmo quando há mudanças nos parâmetros da rede elétrica.

    O objetivo é facilitar a tomada de decisão de engenheiro sobre a melhor alternativa técnico-econômica para o fornecimento de energia aos consumidores com níveis adequados de confiabilidade e menor custo.

    Os resultados já são divulgados na comunidade científica nacional e internacional.

    Você sabia? Tome ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior