• ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO INHAMUM: REGISTROS PARA A FAMÍLIA MELASTOMATACEAE

    No Brasil a família Melastomataceae- erva popularmente conhecida como quaresmeira ou manacá está representada por cerca de setenta gêneros e aproximadamente duas mil e quatrocentas espécies. No Estado do Maranhão essa família vegetal é usada como plantas ornamentais em praças de cidades e economicamente utiliza-se suas árvores para construção de casas de pau-a-pique e seus frutos como alimentação para pássaros.

    Com o objetivo de listar as principais espécies da família Melastomataceae no Estado a acadêmica do curso de Ciências Biológicas do SESC – Uema, Elenice de Magalhães realizou a pesquisa: Área de Proteção Ambiental Municipal do Inhamum: primeiros registros para a família Melastomataceae.

    A pesquisa foi realizada a cada quinze dias durante um ano no qual todo o material coletado foi fotografado e processado no término de cada coleta sendo que os exemplos foram colocados em prensa de madeira entre folhas secas e limpas de jornal e papelão e depois levadas à secagem a uma temperatura ambiente durante sete dias. Posteriormente todo esse material foi enviado para o Herbário de Feira de Santana para a identificação das espécies.

    Vale ressaltar que embora a família Melastomataceae seja abundante em nosso estado é de fundamental importância que a sociedade crie hábitos de preservação em relação a esse recurso natural. (Nilra Barros)

    VOCÊ SABIA QUE PROTEÍNA DA BANANA PODE EVITAR A TRANSMISSÃO DA AIDS?

    Estudo da Escola de Medicina da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, acaba de descobrir uma classe de proteínas na banana que pode prevenir a transmissão do vírus HIV. Segundo os pesquisares a lectina Banlec consegue bloquear a ação do vírus da Aids antes dele se fixar às células do sangue, pois essa classe de proteína que se liga a carboidratos é capaz de identificar invasores.

    Como as lectinas podem se ligar à cobertura rica em carboidratos do vírus e bloquear sua propagação no corpo humano, a Banlec pode oferecer uma proteção mais ampla que os atuais coquetéis.

    Publicada na revista especializada Jornal of Biological Cheimistry, a pesquisa revela que a principal vantagem deste tratamento em comparação a suas das principais drogas utilizadas atualmente no tratamento da doença é que as lectinas encontradas na banana podem se ligar aos carboidratos presentes em diversas partes da cobertura do HIV mesmo que o vírus sofra mutações.

    Outra vantagem do uso da lectina Banlec é que ela seria muito mais barata que o tratamento convencional que utilizam coquetéis anti-aids. No entanto, os cientistas reconhecem que levará alguns anos para que um medicamento com a substância seja comercializado.

    Você sabia? Tome ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior