• JORNAL ESCOLAR É UTILIZADO COMO PRÁTICA DIDÁTICA EXTRACURRICULAR


    O jornal impresso surge com a invenção da imprensa de tipos móveis com Johan Gutenberg no ano de 1856. As primeiras experiência eram utilizadas para a divulgação de notícias. Em seguida, alguns cientistas se apropriam do meio para divulgar as suas pesquisas aos seus pares e ao meio acadêmico, o que iria gerar posteriormente a utilização do meio como instrumento de educação.

    Acreditando que o jornal escolar impresso possa ser utilizado como prática didática extracurricular de grande importância para o alunado, a estudante do curso de licenciatura em informática da UFMA Campus Codó, Lidiane de Maria Silva desenvolve pesquisa no Centro de Ensino Colares Moreira, uma das mais antigas escolas daquela Cidade.

    A finalidade da pesquisa é mostrar às demais escolas que os alunos podem ter um papel de intervir na sociedade de modo geral. Como serão trabalhados diversos temas os alunos estarão se relacionando com a sociedade em geral.

    “Espera-se que eles atinjam duas zonas de desenvolvimento que é a real e a proximal. Na zona de desenvolvimento real será avaliado o comportamento dos alunos como eles utilizam a tecnologia, qual a apropriação deles com os recursos, quais eles tem mais afinidade. Na zona de desenvolvimento proximal os alunos que tem mais afinidade, ou seja, eles são os mediadores mais experientes estarão ajudando os outros que não tenha tanta proximidade com a tecnologia” explica a pesquisadora.


    De acordo com a pesquisa, o jornal impresso ele será de grande importância para os alunos em relação ao seu desempenho social e crítico, com a leitura e realização das tarefas eles vão estão desenvolvendo o seu psiquismo. (Emerson Marinho)


    VOCÊ SABIA QUE NONI É UTILIZADO PARA TRATAR DOENÇAS EM CÃES?

    Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão e da Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro irá desenvolver pesquisa com o fruto conhecido como Noni, para descobrir a eficácia de suas propriedades na cura de doenças crônicas caninas. No mês passado já foi realizado um projeto piloto com dez cães portadores de doenças crônicas que não tem ainda qualquer medicamento disponível.

    Os animais foram tratados com estrato seco em pó de Noni misturado a rações e outros alimentos sendo facilmente ingeridos sem que houvesse a necessidade de outros métodos específicos.

    Os primeiros resultados mostraram que o Noni proporcionou uma melhora nos cães em relação aos transtornos neurológicos, o que motivou os pesquisadores a avançar nos estudos. Para tanto, um canil de experimentação para 30 cães vem sendo construído no campus da Uema.
    O Noni é uma planta de origem asiática rica em carboidratos, vitaminas e minerais sendo cultivada e produzida na América Central e no Brasil com plantação intensiva em Roraima.

    Estudos recentes com camundongos mostraram que o Noni apresentou efeitos significativos sobre a hipertensão arterial, artrite gástricas, arteriosclerose, dentre outras doenças. Em humanos estudos recentes mostraram que a ingestão do suco da fruta reduziu o risco de fumantes desenvolverem câncer pulmonar. No entanto, os pesquisadores alertam que são necessários mais estudos para que os resultados sejam comprovados.

    Você sabia? Tome ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior