• HISTÓRIA NATURAL DA COBRA-VERDE NA ILHA DO MARANHÃO

    A cobra-verde também conhecida como cobra-cipó ou bicuda em algumas regiões do Brasil, vive em ambientes naturais como cerrados,campos e florestas e pode alcançar cerca de dois metros de comprimento. É uma espécie de serpente predadora que se alimenta preferencialmente de lagartos, aves e pererecas e costuma passar grande parte do dia em árvores e quase sempre é confundida com a vegetação devido a sua cor verde.

    Com o objetivo de coletar o maior número de informações biológicas desta espécie em habitat natural na parte amazônica do Maranhão o bacharel e licenciado em Ciências Biológicas e Mestrando em Biodiversidade e Conservação pela UFMA, Anderson Pires Ferreira realizou a pesquisa: História natural da cobra-verde na Ilha do Maranhão, Amazônia Oriental, Brasil.

    O estudo foi realizado entre julho de 2006 a abril de 2008 no Sítio Aguahy, uma reserva ecológica localizada em São José de Ribamar. Durante as observações foram coletadas informações sobre habitat e micro-habitat, comportamento, sexo dentre outras. Também foram coletadas informações de moradores que falaram das atividades dos animais no dia-a-dia.. Para o mestrando Anderson Pires Ferreira tal serpente não oferece risco a saúde humana. (Nilra Barros)


    VOCÊ SABIA QUE MULHERES QUE TEM MAIS FILHOS CORREM MENOR RISCO DE COMETER SUICÍDIO?

    Essa foi a conclusão de um estudo recente publicado no Diário da Associação Médico Canadense. Após avaliarem dados de 30 anos de mais de um milhão de mulheres do Taiwan os pesquisadores descobriram que aquelas que tinham dois filhos a possibilidade de cometerem suicídio era quase 40% menor quando comparadas com as que tinham apenas um filho. Entre as que tinham de três a mais filhos a probabilidade era de até 60% menor de cometerem suicídio.

    A pesquisa está fundamentada na teoria de que a maternidade oferece proteção contra comportamento suicidada.

    Dados mais precisos apontam que entre as mulheres que tinham apenas um filho, o índice de suicídio foi de 11 para cada 100 mil mulheres por ano; para as que tinham dois filhos a taxa foi de 7 para cem mil, e para as que tinham três ou mais filhos a taxa de suicídio foi de apenas 6 para cada grupo de cem mil mulheres.

    Dentre as explicações para tal comportamento, os responsáveis pelo estudo destacam que mulheres que tem mais filhos tem maior apoio emocional em tempos difíceis. Além de se sentirem necessárias aos outros filhos. Outra explicação para o maior número de suicídio entre as mulheres com menos filho é que as que já tinham maior predisposição ao suicídio buscavam ter menos filhos por conta de depressão ou outros problemas psiquiátricos.

    Você sabia? Tome ciência!


0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior