• LIVRO FALADO: UM OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

    Com o propósito de unir a prática educacional e o uso das tecnologias como instrumento de auxilio à deficientes visuais à literatura, o acadêmico do curso de licenciatura em informática da UFMA, campus Codó, Lanylldo dos Santos, desenvolve projeto de livro falado no Centro de Ensino Colares Moreira de Codó. O projeto visa, antes de tudo, analisar a aplicação do uso dos recursos tecnológicos para a elaboração de livros falados como instrumento pedagógico de auxilio ao processo de ensino, aprendizagem, voltado ao ensino da língua portuguesa.

    Segundo o estudante, o livro falado é “uma ferramenta que vai auxiliar o professor de língua portuguesa no decorrer da sua disciplina. O aluno vai gravar livros, a partir dos conceitos adquiridos da literatura, e depois de gravar esses livros, serão doados à Associação de Cegos de Codó combatendo a exclusão social dos deficientes visuais.

    Inicialmente o projeto visa conferir dados sobre a viabilidade da realização prática do projeto envolvendo as tecnologias educacionais para a criação do livro falado. Também vai avaliar como o uso das tecnologias, no caso deste projeto, pode ajudar tanto o aluno como o professor no aprendizado e ensino da língua portuguesa.

    Para o acadêmico, o livro falado é importante para a formação das pessoas com deficiência visual.O livro falado é uma importante ferramenta de inclusão social, pois lhes permite maior acesso a um maior número de livros aos portadores de deficiência visual. A partir destes livros, eles tem maior acesso à literatura. Hoje nós já temos deficientes visuais formados fazendo pós-graduação, mestrado-doutorado, apenas com os livros-falados, alguém grava o livro que ele está utilizando no seu curso ele ouve e se apropria dos conceitos,conclui Lanildo dos Santos. (Emerson Marinho)


    VOCÊ SABIA QUE OS ESTADOS UNIDOS DOMINAM PATENTES DE CÉLULAS-TRONCO NO BRASIL?

    Estudo recente do Instituto Nacional de Propriedades Industriais que pesquisou o uso das patentes mostrou que entre 1989 e 2008 foram registrados 178 pedidos de patentes no Brasil no setor de células-tronco, mas apenas três, o mesmo que 4% do total, foram feitos por empresas ou universidades locais.

    Também ficou evidenciada a supremacia norte-americana nos pedidos de patente no país, dos 178 pedidos quase metade foi feito por instituições dos Estados Unidos sendo seguidos pelos canadenses com 6% e japoneses e italianos com 5% cada. E esse predomínio americano só tende a crescer devido à liberação recente de financiamento público para pesquisas com células-tronco embrionárias no país ianque.

    Para os autores do estudo, os pesquisadores brasileiros dão preferência a publicação de artigos, e não a proteção das tecnologias que descobriam. Na realidade, patentear as novas tecnologias permite ao pesquisador ter exclusividade do mercado, além de ter autoridade para definir quem pode explorar aquela tecnologia. Os órgãos de fomento no Brasil tem incentivado a patente, mas acredita-se que só se chegará a resultados esperados daqui a 10 anos.

    Você sabia? Tome ciência!

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.
  1. lanylldo says:

    Oi, Sou Lanylldo Santos autor do projeto LIVRO FALADO. Gostaria de fazer algumas correções:
    1. O título do projeto correto é: UM OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COMO INSTRUMENTO MEDIÁTICO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APREDIZAGEM.
    2. Os autores do projeto são Lanylldo Santos e Raimunda Vieira, ambos são membros do Grupo de Estudos das Tecnologias Educacionais - GETE, órgão este que faz parte da UFMA-CAMPUS VII.
    Sem mais ficam os meus votos de estima consideração e de sucesso a Rádio Universidade FM.
    Atenciosamente Lanylldo Santos.

  1. Gostamos muito desse projeto sobre o livro falado. É uma ótima oportunidade para a sociedade tomar consciência do mundo que estamos vivendo. E esta, é uma ótima iniciativa de buscar outros meios para promover a inclusão social a essas pessoas eficientes, a quem a sociedade hipócrita chama de deficientes. Parabéns para esse acadêmico e por todos que estão empenhados nessa maravilhosa ideia.

    Alexsandro Learte
    Francisco da Conceição
    Idovaldo Cunha da Silva

  1. Anônimo says:

    Parabéns pela iniciativa, pois não poderia esperar outra atitude sua senão esta; crie, evolua, seja um bom filho, um bom aluno para ser um futuro mestre. Você esta usando bem a sabedoria que Deus te deu, estou maravilhado em saber da tua dedicação, pois estive na REATECT. IX FEIRA INTERNACIONAL DE REABILITAÇÃO, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE; esta feira se destina as pessoas que tem dificuldade, física, visual dentre outras, e aos profissionais das áreas de suporte. Por certo tu irias gosta do evento, as tecnologias são para isto mesmo tornar as nossas vidas mais fáceis. Continue se dedicando. Um forte abraço.
    Francisco panchico. (tio)

  1. Olá Lanyldo,
    sobre o teu comentário, o título da matéria nunca é o título da pesquisa, e no corpo do texto não coube descrevermos-lo. Sobre o nome do outro autor do estudo, não tivemos acesso ao nome "dela", por isso não aparece durante a matéria.
    Sobre a grafia do seu nome vou fazer a correção.

    Agradecemos a sua atenção, desejamos sucesso, e continue acompanhando o nosso blog.

    Abraços

  1. Ola! Sou Raimunda Nonata Vieira da Silva, faço parte do (grupo de estudo das tecnologias educacionais) GETE, e membro do projeto LIVRO FALADO.
    Só acrescentado mais uma componente ao nosso projeto que é amiga Alderlane Ferreira da Silva, que veio pra somar.
    A proveitando para agradecer a Rádio Ciência por esse trabalho maravilho que vem desenvolvendo dentro da Universidade, com suas divulgações, dando assim mais credibilidades aos projetos dos acadêmicos, como o nosso. Obrigada a toda equipe, um abraço a todos. Esperamos nos encontramos no próximo XVI CEUFMA, nos do GETE e todos do Campus VII de CODÓ – MA estaremos ai.

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