• OCORRÊNCIA E CAÇA DE MAMÍFEROS NA REGIÃO DE CHAPADINHA

    No Maranhão há a prevalência de poucos inventários sobre a fauna e principalmente sobre os mamíferos que vivem no Estado. Procurando conhecer a ocorrência desses animais numa área de cerrado maranhense entre os municípios de Vargem Grande, Chapadinha e Anapurus, a estudante Fernanda Silva dos Santos do curso de ciências biológicas do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Ufma Campus – Chapadinha realiza a pesquisa: Levantamento preliminar da ocorrência e caça de mamíferos de médio e grande porte na região do médio Munim, Chapadinha – Maranhão.

    A pesquisadora descreve os quatro métodos utilizados durante a pesquisa para pô-la em prática: O primeiro é o encontro de vestígios como rastros, fezes, ossos, abrigos; o segundo é a coleta de animais atropelados na BR-222; o terceiro entrevistas com moradores que caçam e o último, análise de materiais zoológicos como crânio e pele, etc. Nós concluímos que de acordo com a pesquisa foram encontradas 41 espécies na área de cerrado que compreende os três municípios, também foram encontradas duas espécies de ocorrência na Amazônia, que é o Furão e o Tatu 15 quilos.

    Apesar do Maranhão possuir uma grande riqueza de espécies animais, as informações sobre eles ainda são insatisfatórias. Com esta pesquisa, a acadêmica se propõe a trazer dados para outros levantamentos sobre mamíferos no Estado e a disponibilizar conhecimento contribuindo para a elaboração de estratégia de conservação dos animais. (Emerson Marinho)

    VOCÊ SABIA QUE CIENTISTAS DESCOBRIRAM PROCESSO QUE PERMITE A REGENERAÇÃO DE TECIDOS?

    Um grupo de cientistas americanos descobriu recentemente um gene que impede a cura e a regeneração de tecidos perdidos ou danificados. Trata-se do p21, que é encontrado em anfíbios como em outros seres. Se ele estiver inativo permite com esses animais recuperem um membro perdido.

    Os pesquisadores do Instituto Wistar, da Filadélfia realizaram testes com ratos bloqueando o gene p21. Isso fez com que as células dos animais se comportassem como célula-tronco repondo tecidos perdidos ou danificados por um tecido saudável sem que apresentasse qualquer sinal de cicatriz.

    De acordo com os cientistas americanos o procedimento de bloqueio do gene p21 fez com que o processo de cura se desse de forma diferente do que ocorre atualmente com os mamíferos. Normalmente a cura resulta em cicatrizes, o novo processo, no entanto, cria uma estrutura que permite o rápido crescimento celular como acontece com os anfíbios.

    Os estudos envolvendo o gene, embora tenham começado há mais de uma década, ainda estão no princípio. Mas os pesquisadores já vislumbram que algum dia serão capazes de acelerar a regeneração de tecidos em humanos tornando o gene p21 inativo temporariamente.

    Você sabia? Tome ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior