• NOTÍCIAS PESQUISADORES DESENVOLVEM ÓCULOS QUE CHEGAM A CUSTAR CERCA DE QUATRO DÓLARES 

    Estudo recente publicado pela Organização Mundial de Saúde – OMS, estima que 269 bilhões de dólares são perdidos anualmente por conta de problemas de visão. Muitos destes problemas se não tratado podem chegar à cegueira nos trabalhadores. 
    A OMS e diversos pesquisadores estão voltando esforços para encontrar meios de produção e distribuição de óculos de baixo custo. Dentre as tecnologias desenvolvidas está a dos óculos auto-ajustáveis, em que os usuários definem o seu foco em menos de um minuto dispensando a necessidade de um oftalmologista, profissional em falta na África e em boa parte da Ásia. Os óculos são aplicados em pelo menos 80% dos erros refratários embora não seja indicado aos casos de astigmatismo. 
    Já estão disponíveis no mercado três opções de óculos ajustáveis de baixo custo, um deles foi desenvolvido na Grã-Bretanha e lançado em 1996. As lentes chamadas AdSpecs permitem com que o líquido seja ajustado por meio de um líquido claro injetado nas lentes. O custo por par custa 19 dólares. 
    Na Holanda foi desenvolvido um modelo de nome Focusspec que custa apenas 4 dólares o par. Para os criadores o preço ainda irá cair bastante quando passarem a ser produzidos em série. 
    Outro modelo também holandês batizado de U-Specs é desenvolvido pela VU University Medical Center em parceria com uma organização do terceiro setor, a D.O.B. Foundation. 
    No Brasil o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) realizou estudo que mostrou que 90% das pessoas atingidas pela cegueira no país são de baixa renda, a maioria é pobre correspondendo a 1,1 milhão de cegos. O estudo também demonstra que as duas principais causas de cegueira evitável ou curável na América Latina, em geral, e no Brasil, em particular, são: a catarata e a falta de óculos. 
    Outros dados do estudo revelam que a região brasileira que apresenta o maior número de pessoas com catarata é a Nordeste, principalmente por falta de informação e de acesso à medicina e à tecnologia. O glaucoma é encontrado nos estados que têm maior população negra, como a Bahia. 
    Para especialistas o ideal é que o Brasil busque informar a população além de desenvolver o seu próprio modelo de óculos de baixo custo, permitindo que o próprio Sistema Único de Saúde, SUS, distribua-o à população.

    more
  • NOTÍCIA



    4ª SEMANA DE ADMINISTRAÇÃO (SEAD) UFMA ACONTECE EM SETEMBRO

    Entre os dias 01 e 03 de setembro a Universidade Federal do Maranhão realiza no Auditório da Assembleia Legislativa do Estado, localizado na Av. Jerônimo de Albuquerque – COHAFUMA, a 4ª SEAD UFMA – Semana de Administração que terá como tema central: Administração Contemporânea: Estratégias Emergentes e Tendências Tecnológicas. O intuito é discutir focos emergentes na área da Administração, pontos de abrangência interdisciplinar com temas que incluem a gestão estratégica, empreendedorimo, desenvolvimento de potencialidades que ganharam impulso por meio do contínuo processo de mudança. Se fará presentes o Norte-Americano, Jim Cunningham, principal Líder no Desenvolvimento na Cultura voltada para Serviços da Disney e responsável por formar equipes de Alto Desempenho em Serviços nos Maiores Parques da Disney, além dos Programas de Desenvolvimento Profissional do Disney Institute.
    O evento é voltado para Administradores, Empresários, Docentes, Estudantes de Administração e áreas afins. 
    A SEAD é realizado anualmente, reunindo administradores e acadêmicos a fim de expor as novas tendências da Administração e do mercado de trabalho, na busca de um constante aprimoramento e excelente atualização da prática profissional.


    Mais informações aqui: http://www.seadufma.tk/

    more
  • NOTÍCIAS


    VOCÊ SABIA QUE TIRAR AMA SONECA APÓS AULA MELHORA APRENDIZADO?
    De acordo com projeto-piloto realizado com 250 alunos de escolas públicas de Natal (RN), dormir após uma aula pode ajudar os estudantes a memorizar o que foi ensinado.
    Apresentado durante a 62.ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Natal, o estudo utilizou a seguinte metodologia: parte dos estudantes, após dez minutos de aula, dormiu por cerca de duas horas enquanto o outro grupo foi assistir a outra aula. Após cinco dias os dois grupos se reuniram para fazer uma avaliação escrita sobre o tema estudado. O grupo que dormiu se saiu muito melhor que o outro, os que não conseguiram dormir, mas ficaram quietos também tiveram bom desempenho. Segundo Sidarta Ribeiro, neurocientista do Instituto de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), “observamos que a soneca após a aula tem um benefício cognitivo".
    Em estudos com roedores concluiu-se que o sono de ondas lentas e o sono REM, quando se sonha, têm funções complementares. No primeiro caso o sono é responsável pela reverberação da memória, e o segundo, pelo seu armazenamento.
    O estudo irá avaliar agora os estudantes de uma disciplina específica por seis meses.

    more
  • NOTÍCIAS
    DESCOBERTA PODE EVITAR AMPUTAÇÕES DE MEMBROS DE VÍTIMAS DE JARARACAS 
    Um estudo inédito desenvolvido no Instituto Butantan, São Paulo, desvendou as causas de hemorragia após picada de jararaca o que provoca amputações de membros e outras sequelas graves. O estudo ajudará no desenvolvimento de novos medicamentos que evitarão com que se chegue a ações extremas, como a mutilação. O estudo demonstrou pela primeira vez de que forma a toxina hemorrágica jararagina presente no veneno da jararaca se liga aos vasos sanguíneos. Essa substância se fixa próximo dos vasos induzindo o sangramento local, principal sintoma do envenenamento da serpente. As picadas dessa cobra chegam a 90% dos casos de acidentes com ofídios no Brasil.
    De acordo com a pesquisadora Ana Maria Moura, uma das responsáveis pela pesquisa existem dois tipos de sintomas oriundos da picada da jararaca, os locais que ocorrem no lugar da mordida, e os generalizados que se espalham pelo organismo. O soro utilizado atualmente evita a morte do paciente neutralizando os efeitos sistêmicos, mas não consegue reverter os efeitos da hemorragia que resultam em sequelas graves ou mesmo a amputação.
    O atual estudo permitirá com que se utilize inibidores capazes de impedir a atuação do veneno na jararaca, mas outros estudos complementares ainda são necessários.
    A pesquisa contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e foi publicada na revista clínica americana de doenças negligenciadas PLoS Neglected Tropical Diseases. Também participaram do estudo pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA).

    more
  • NOTÍCIAS
    UFMA ABRE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE MESTRADO EM QUÍMICA

    A Universidade Federal do Maranhão por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPPG) abre inscrições para Seleção ao Curso de Mestrado em Química com Área de Concentração em Química Analítica. Interessados deverão se dirigir até o dia 13 de agosto à Secretária do Programa de Pós-Graduação em Química, localizado no Campus Universitário do Bacanga, no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET).
    São oferecidas 08 vagas para graduados em Química, Química Industrial e áreas afins (de acordo com a Tabela do CNPq para as Áreas do Conhecimento): Engenharia Química, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Engenharia Elétrica, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Física, Farmácia, Bioquímica, Biologia, Geociências, Oceanografia, Ciências da Computação e Agronomia, além de alunos dos Cursos de Química, Química Industrial e áreas afins mencionadas acima, com créditos de graduação integralizados e monografia de conclusão de curso defendida ou com data marcada para a defesa.
    Outras informações aqui.

    more
  • NOTÍCIAS
    CONFIRMADO: UFMA SEDIA SBPC EM 2012

    Em decisão unanime tomada pelos membros do Conselho da SBPC, a Universidade Federal do Maranhão sediará a 64ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de 2012.
    A aprovação aconteceu no último sábado (24/07), em  Natal, no Rio Grande do Norte, durante a 62ª Reunião Anual da SBPC, que contou com a presença do Reitor da UFMA, Natalino Salgado, o Vice-reitor Antônio José Oliveira e do Pró-reitor de Pós-Graduação, Fernando Carvalho. 
    O reitor, Natalino Salgado, salienta a importância de sediar o encontro nesse ano, pois “em 2012, São Luís comemora seus 400 anos de fundação, conhecida pelo mundo pelas belezas naturais e pela arquitetura colonial dos casarões.
    Para o presidente da SBPC, Marco Antônio Raupp e o secretário Geral Aldo Malavasi, “São Luis possui bons exemplos de desenvolvimento tecnológico graças ao investimento da ciência, a exemplo do Centro de Lançamento de Alcântara, local onde são lançados os veículos lançadores de satélites no âmbito da Missão espacial completa brasileira. Esse centro espacial é o único de toda a América Latina”.
    A UFMA já realizou uma edição do evento em 1995. Para o próximo ano, 2011, a 63ª reunião anual da (SBPC) irá ocorrer na Universidade Federal de Goiás Universidade Federal de Goiás. 

    more
  • PROGRAMA RADIOFÔNICO DISPARATE É PREMIADO NO INTERCOM - NORDESTE ESPECIAL INTERCOM NORDESTE
    O XII Congresso de Ciências da Comunicação Intercom - Região Nordeste, aconteceu em Campina Grande. Nesta edição o Maranhão foi agraciado com 14 trabalhos obtendo cinco premiações. No programa de hoje apresentamos o programa disparate que analisa os programas de FM de São Luís. Acompanhe na reportagem de Jerry Del Mahr.

    PROGRAMA RADIOFÔNICO DISPARATE É PREMIADO NO INTERCOM - NORDESTE
    Com o momento progressivo da indústria fonográfica a música na década de 70 ganha o seu espaço. A consolidação da freqüência modula mais conhecida no Brasil como FM, teve por motivação o governo militar que distribuiu concessões para motivar a indústria eletrônica a progredir.
    Dentro dessa perspectiva estudantes de comunicação da Ufma iniciaram estudos para descrever  as produções diárias das principais emissoras FM de são Luís, nas faixas das 9 às 11 da manhã.
    Com a criação do programa radiofônico Disparte, a pesquisa foi vencedora na competição Expocom exposição da pesquisa experimental em comunicação no Intercom nordeste.
    “Nós batizamos de revista radiofônica, porque no programa existem várias editoria e nós discutimos assunto do assunto acadêmico utilizando uma linguagem do universitário de forma humorística. Quando o programa foi pensado queríamos atender as necessidades e exigências dos universitários com isso nos baseamos na pesquisa Escutec que mede a audiência e o público FM das rádios FM de são Luís e percebemos que as rádios não atendem as necessidades de seu público algo. Reunimos um grupo focal com diferentes cursos e conversamos e a partir das suas respostas criamos um  programa com suas necessidades”, revela Emilly Castelo Branco.
    O programa passa agora a fazer parte da grade de programação da Rádio Universidade FM (Jerry Del Marh)







    VOCÊ SABIA QUE MELHOR JOGADOR PODE SER ESCOLHIDO POR REDES SOCIAIS?
    Diante da baixa média de gols marcados nas primeiras rodadas da copa do mundo de futebol acontecida na África do Sul, um modelo criado por um grupo de pesquisadores americanos bem que poderia servir para qualificar os jogadores de futebol e identificar os melhores.
    O modelo serve para quantificar os rendimentos em campo dos atletas, pois ao contrário do basquete e do beisebol, no futebol há relativamente poucos dados mensuráveis.
    Pesquisadores de química e engenheiros biológicos da Universidade de NorthWestern, em Illinois, nos EUA, desenvolveram um programa de computador que reúne as estatísticas referentes aos jogos da Eurocopa de 2008. Logo depois, um pesquisador de matemática aplicada e informática da Universidade Rovira I Virgili, na Catalunha, Espanha, aplicou sobre esses dados um método de análise que partiu de pesquisas em redes sociais. Nessas redes os membros eram jogadores de futebol com alguma relação entre eles e com grande objetivo de marcar um gol.
    Os resultados revelaram que os jogadores consideraram que o melhor atleta é aquele que mais toca na bola com objetivo de chegar ao gol.

    Você sabia? Tome Ciência!

    more
  • NOTÍCIAS
    UFMA PARTICIPA DA 62ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC

    Entre os dias 25 e 30 de julho acontece na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal (RN), acontece a 62ª Reunião Anual da SBPC.
    A programação científica da Reunião é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos, além de eventos paralelos, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes da educação básica e população infanto-juvenil em geral), a Expo T&C (mostra de ciência e tecnologia) e a SBPC Cultural (atividades artísticas regionais).
    Durante a semana o Rádio Ciência apresenta algumas das pesquisas maranhenses que foram selecionadas a participar da 62ª Reunião Anual da SBPC.
    O congresso anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência começou a ser realizado em 1948 com a participação de autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia e de sociedades científicas de várias áreas do conhecimento. Em 1984 a SBPC começou a organizar reuniões regionais, ao todo já forma realizados 30 encontros.
    Em 1995 foi a vez da UFMA realizar uma das edições do encontro, esse evento iria dar origem ao Rádio Ciência. Por coincidência, a Sociedade, nesse ano, contabilizou o maior número de inscrições, até então, registradas no país, mais de 20 mil pessoas.
     Sua principal característica é promover a discussão de temas de interesse das regiões onde são realizadas, sempre com o viés da ciência e da tecnologia.
    A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) trabalha para sediar a 64ª SBPC, em 2012.

    more
  • NOTÍCIAS
    FULERENOS SÃO DESCOBERTOS NO ESPAÇO

    Artigo publicado na Revista Science revelou a presença das maiores moléculas já encontradas no espaço em uma nuvem de poeira cósmica ao redor de uma estrela, elas tem a forma de bola de futebol alternando hexágonos e pentágonos, o fulereno. Descoberto há 25 anos essas moléculas consistem de 60 (C60) ou 70 (C70) átomos de carbono organizados na forma de uma esfera.
    Os fulerenos são uma das três formas do carbono, as outras duas são grafite e diamante. A descoberta desmonta a crença de que estas moléculas só eram encontradas em estrelas bem desenvolvidas ricas em carbono, a sua estabilidade impediria a sua quebra pela radiação interestelar. A descoberta foi feita por meio de um telescópio de infravermelho Spitzer da Nasa.

    more
  • NOTÍCIAS
    FÍGADO PODE FUNCIONAR COMO RIM

    Um dos problemas acusados por quem tem problemas renais crônicos é a queda do nível de eritropoietina, hormônio que estimula a síntese de hemácias, glóbulos vermelhos do sangue responsáveis pelo transporte de oxigênio aos tecidos, a alteração na produção das hemácias causa a anemia de origem renal.
    Com o intuito de sugerir uma alternativa para o tratamento desta deficiência um experimento de manipulação genética realizada no Instituto Howard Hughes, de Boston, EUA, apresentou o resultado de um experimento de manipulação genética que faz com que o fígado assuma a função dos rins produzindo as hemácias.
    O recurso utilizado foi fazer com o fígado de animais adultos fabricasse o hormônio eritropoietina responsável por estimular a síntese de hemácias. A estratégia foi pensada depois que se observou que o fígado de embriões fabrica a molécula, mas depois do nascimento esta função passa os rins. Para “religar” a função do fígado dos animais adultos os cientistas estudam um grupo de substâncias chamadas PHD que inibem a produção de eritropoietina. Segundo o estudo publicado hoje (23/07) na revista Science, testes em camundongos demonstraram que é necessário “silenciar” três variantes da enzima ao mesmo tempo para que o fígado volte a produzir a substância. 

    more
  • ESTUDO ANALISA AS TRANSFORMAÇÕES NA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA BRASILEIRA NA DÉCADA DE 70
    A década de 70 do século XX foi definida pela consolidação pela de um mercado de bens culturais. Tal processo se relaciona com as grandes transformações pelas quais a sociedade brasileira passa durante essas décadas. Com a tomada do poder pelos militares em 1964 as mudanças políticas e econômicas se acentuaram.
    É nesse contexto que se consolida no Brasil a indústria fonográfica com diversas mudanças.
    A pesquisadora e estudante Silvia Oliveira Cardoso da Universidade Federal Fluminense formada em História buscou entender esse fenômeno. Através da pesquisa transformações na indústria fonográfica brasileira na década de 70 Long Play, música brega e MPB.
    “Meu interesse é porque o contexto histórico é bastante contraditório. Chama a atenção o crescimento que a indústria fonográfico tem nesse momento. As altas taxas de lucro que tem as gravadoras, e enfim entender esse crescimento da indústria fonográfica e cultural num contexto de tanta contradição, de endurecimento do regime militar, de arrocho salarial dos trabalhadores...” relata a pesquisadora.
    Segundo a pesquisadora o próximo passo da pesquisa é analisar a influência da música brega e da MPB nos aspectos sociais na década de 70, mas pretender perceber em outro momento.


    VOCÊ SABIA QUE TIME QUE JOGA DE EQUIPAGEM VERMELHA TEM MAIS CHANCES DE VITÓRIA?

    Pelo menos é o que acredita um grupo de universitários da Universidade de Durhan  na Grã-Bretanha após realizarem uma pesquisa em 2008 tendo como base a liga inglesa. Eles descobriram que os times de vermelho vencem mais que times com uniformes de outra cor após analisarem os campeonatos de 1947 a 2003. Segundo eles, as equipes de futebol que usam vermelho, como o Manchester United, Liverpool e arsenal, tiveram maior número de vitórias, e de conquista de títulos, quando comparados às equipes que usavam outras cores de uniforme. Entretanto, pesquisadores da universidade de Innsbruck, na Áustria, contestam esses resultados. Após analisarem 306 partidas na temporada de 2000-2001 da liga alemã concluíram que a cor do uniforme não conduziu nenhum time ao maior número de vitórias. O mesmo resultado é observado na copa do mundo Fifa. Das 18 edições da competição apenas uma vez uma equipe jogando de vermelho se sagrou campeã foi a Inglaterra em 1966. A seleção mais vitoriosa foi a brasileira, ainda assim, seu primeiro campeonato veio com os jogadores equipados de azul.

    Você sabia? Tome ciência!

    more
  • NOTÍCIAS
    CASOS DE ARTRITE REUMATÓIDE EM MULHERES AUMENTARAM EM 50% EM APENAS 10 ANOS
    Durante o Congresso Anual da Liga Européia contra o Reumatismo, o Eular, European League against Rheumatism, ocorrido entre os dias 16 e 19 de junho em Roma, na Itália, reunindo especialistas do mundo inteiro, muitas pesquisas foram apresentadas revelando números preocupantes. Uma delas aponta que o número de mulheres que sofrem de artrite reumatóide tem crescido nos últimos anos. Em 1995 a quantidade de mulheres que procurou tratamento foi de 36,4 por 100.000, dez anos depois esses números passaram para 54 por 100.000.
    A artrite reumatóide é uma doença inflamatória que afeta todo o corpo provocando dor, rigidez, inchaço e perda de movimento nas articulações. É uma doença auto-imune em que os tecidos que revestem as articulações sofrem com inflamações.
    Para um estudo dinamarquês os pacientes com artrite reumatóide apresentam um risco seis vezes maior de sofrer um enfarte do miocárdio, entre eles, as mulheres com menos de 50 anos correm maior risco.
    A Universidade Americana de Georgetown também apresentou uma pesquisa no Eular que gerou certa polêmica, segundo o estudo mulheres na pós-menopausa que bebem chá aumentam o risco do aparecimento da doença. Para chegar a essas conclusões foram analisadas mais de 76.000 mulheres, com idade entre 50 e 79 anos. O resultado revelou que o chá, em qualquer quantidade, aumenta em 40 %  as chances do desenvolvimento da artrite reumatóide. Entre as mulheres que bebiam mais de quatro xícaras por dia o risco era aumentado em mais de 78%. Já o consumo do café, de acordo com os pesquisadores, parece não apresentar nenhum efeito sobre o desenvolvimento da doença no grupo de estudo.
    Os primeiros relatórios oriundos de Eular 2010 sobre este estudo apontam que esses resultados ainda não são  suficientes para serem transformados em diretrizes médicas, ainda são necessárias mais pesquisas.

    more
  • NOTÍCIAS
    BOLSISTAS DE PÓS-GRADUAÇÃO JÁ PODEM REALIZAR ATIVIDADES REMUNERADAS


    De acordo com portaria assinada na última sexta-feira (16) pelos presidentes do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico), Carlos Aragão, e da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Jorge Guimarães, estudantes de pós-graduação das duas instituições poderão acumular suas bolsas com outras atividades remuneradas de forma legal. A medida foi tomada após várias reivindicações feitas pelos bolsistas, e também devido a uma série de denúncias de que vários desses estudantes complementavam a renda, oriunda da bolsa de estudos, ministrando aulas.
    A medida foi tomada por concluírem ser recomendável que o aluno de pós-graduação exerça atividades didáticas, isso evita ainda a evasão dos alunos que chegam a receber propostas de trabalhos com boas remunerações.
    Para Aragão, a partir de agora será mais fácil aos orientadores controlar os horários de seus alunos e evitar que se dediquem excessivamente ao trabalho fora da universidade.



    ARTIGOS BRASILEIROS LIVRES TEM MAIOR ACESSO DE AMERICANOS E INDIANOS

    Desde janeiro uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no âmbito do Portal de Periódicos, e a editora holandesa Elsevier tem possibilitado a consulta livre em todo o mundo de artigos científicos escritos por pesquisadores brasileiros em periódicos da editora.
    Segundo a Elsevier, uma análise dos registros do mês de abril, revelou que de um total de 94 downloads de artigos brasileiros, realizados por 32 países, os Estados Unidos foram responsáveis por 24% desse total e a Índia 19%. Apareceram também a China com 10% dos downloads dos artigos brasileiros, o Afeganistão com 5% e o México com 4%.
    A parceria tem o intuito de dar maior visibilidade à produção científica do Brasil, eles ficam disponíveis tanto para pesquisadores e instituições com acesso ao Portal de Periódicos como para quem não tem.
    Mais informações no site: http://www.americalatina.elsevier.com  

    more

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior