• ÁGUA DE LASTRO AFETAM A BIODIVERSIDADE LOCAL

    Espécies que habitam regiões muito distantes estão causando sérios impactos ambientais nos ecossistemas que produzem o alimento consumido pelas comunidades maranhenses. Isso vem sendo causado pela água de lastro, água necessária para equilibrar o navio no mar, enchendo e esvaziando o casco da embarcação de forma a deixá-la mais leve ou mais pesado.

    Através desta água organismos são levados para continentes que não são os seus de origem e acabam afetando a biodiversidade local. São Luís vem sendo atingida por este problema denominado bioinvasão, por conta de sua intensa atividade portuária. Caranguejos e caramujos, por exemplo, tem sido prejudicados diretamente por essas espécies estrangeiras, conseqüentemente desequilibrando os sistemas da região e ocasionando problemas sociais e econômicos. Espécies visitantes disputam o alimento e o espaço com as nativas.

    Foi preocupando-se com o tema que a professora do ensino fundamental, Nayara Pestana, resolveu levar o assunto para dentro das salas de aula da escola em que leciona. “É um tema relativamente novo, e pouco conhecido e que é de grande preocupação, por muitos grupos de pesquisa. Tem sido estudado recentemente, e chamou a atenção porque é a segunda maior causa de perda de diversidade biológica, perdendo apenas para a devastação pela agricultura” conclui a docente.

    As espécies nativas, como o caranguejo, conhecido como Chama-maré, tem sido muito prejudicado. No caso do caramujo gigante africano, que foi introduzido para substituir o escargot, ele devasta as plantações de leguminosos, como no caso do feijão vindo causar inúmeras doenças até mesmo fatais. Elas chegam a prejudicar à outras espécies de animais e plantas como também aos seres humanos. (Camila Pinto Boullosa)

    VOCÊ SABIA QUE MAIS DA METADE DOS JOVENS COM EXPERIÊNCIA SEXUAL POSSIVELMENTE ESTÃO INFECTADOS COM O HPV?

    Este foi o resultado de um estudo canadense liderado por um brasileiro, diretor da universidade de epidemiologia do câncer da Universidade McGill, de Montreal, Canadá.

    Segundo o estudo 56 por cento dos jovens com mais de uma relação sexual podem estar infectados com o papilomavirs humano o HPV, doença adquirida por meio de relações sexuais capazes de provocar lesões de pele ou mucosa. O vírus HPV se aloja na pele e nas mucosas genitais, como vagina, colo de útero e pênis, algumas delas estão associadas à lesões pré-cancerosas.

    Os testes foram realizados com extratos de polifenóis, a pesquisa, publica na revista especializada “Epidemiologia e Doenças Sexualmente Transmissíveis” revelou também que dos 56% dos jovens infectados, 44%, estariam com o tipo de vírus causador do câncer.

    Os pesquisadores alertam para a importância da vacinação, pois segundo o estudo, se um dos parceiros, durante uma relação sexual, estiver contaminado, as chances de o outro estar contaminado aumenta mais de 50 vezes.

    Você sabia? Tome ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

ARQUIVO BLOG

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior