• DESTINAÇÃO ECOLOGICAMENTE CORRETA PARA RESÍDUOS AGRÍCOLAS

    O Maranhão produz uma grande quantidade de resíduos provenientes de atividades agrícolas e madeireiras. Uma parte deste material é utilizada pelos próprios agricultores, no entanto, ainda resta uma quantidade expressiva do material sendo desperdiçada.

    Os professores, Cícero Bezerra, Sirlane Santana e Ildo da Silva, do Laboratório de Pesquisa de Física Inorgânica e Analítica da UFMA resolveram estudar uma destinação útil para esse material. A solução encontrada foi utilizar os resíduos como material absorvente, uma espécie de filtro para metais industriais e corantes têxteis, avaliando a potencialidade de vários lígneos celulósicos regionais como: casca de arroz, mesocarpo e epicarpo de babaçu, mesocarpo de coco verde como absorventes.

    O projeto Procad que recebe investimento da Capes e tem parceria da Unicamp, e da Universidade Federal de Sergipe, no primeiro momento trabalhou com a indústria de toalhas São Carlos em São Paulo que mandou alguns corantes utilizados no processo e também a água residual, sendo feito o estudo em laboratório da aplicação dos resíduos.

    Uma aplicação prática que foi encontrada para a absorção de metais não foi ainda em afluentes industriais, mas na remoção de cobre em aguardentes, no caso a tiquira. Como o cobre é indesejável nas aguardentes é segundo a legislação vigênte não pode ultrapassar 5ppms, então o material foi utilizado tanto na remoção do cobre de aguardentes como também na colação das tiquiras. (Camila Pinto Boullosa)

    VOCÊ SABIA QUE VIDEOGAME ESTIMULA HABILIDADES MENTAIS?

    É verdade! Para pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, o uso de videogames de forma regular ajuda a processar informações de forma mais rápida e precisa não só no jogo, mas também em situações reais.

    Após realizarem testes de tempo de reação em laboratório descobriram que alguns jogos eletrônicos podem trazer benefícios aos jogadores, principalmente nas habilidades visuais.

    De acordo com outros estudos sobre o assunto, o uso do videogame pode melhorar a cognição visual com a repetição, melhora o desempenho das habilidades de rotação mental e da memorial visual e espacial além da capacidade de realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo.

    Dentre os jogos citados na pesquisa destacam-se os jogos de ação que exigem processamento rápido de informação e ação imediata, levando os jogadores a tomar decisões em tempo mais curto do que na vida real.

    Você sabia? Tome ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

ARQUIVO BLOG

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior